Depois de dois jogos de ausência por apresentar dores no tornozelo direito, Calleri deve retornar ao São Paulo neste domingo, às 19h (de Brasília), no clássico diante do Santos, no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.
O argentino trabalhou normalmente nos últimos dias e se colocou à disposição de Rogério Ceni para atuar no último clássico são-paulino pela primeira fase do Paulistão. O time empatou com o Palmeiras e perdeu do Corinthians até aqui.
LEIA TAMBÉM: Após derrota, organizada apoia Ceni, dispara contra 'panelas' e 'mimadinhos' e exige três jogadores como titulares
Individualmente, o argentino também vive um 2023 irregular. Nos números, Calleri se encontra em um momento ruim e terá excelente oportunidade, caso jogue, de afastar os questionamentos deste início de temporada.
Veja cinco pontos que estão em jogo para o argentino no clássico:
Quebra do jejum no ano: Calleri ainda não anotou gols na temporada. Artilheiro são-paulino em 2022 com 27 gols, o argentino segue sem balançar as redes depois de quatro partidas jogadas. A “seca” aumenta se considerado o fim de 2022: são sete partidas consecutivas.
Quebra do jejum em clássicos: em duelos contra os maiores rivais, a “seca” se estende a oito partidas desde o ano passado. O último gol de Calleri contra um grande rival do estado ocorreu em 22 de maio, no empate por 1 a 1 com o Corinthians, no Morumbi.
Ser mais decisivo: fora o faro de artilheiro, Calleri colaborou em 2022 com assistências. Foram sete, número que deixou o argentino em quarto no ranking do time na temporada passada. Neste ano, a participação em gols diminuiu também neste quesito. O camisa 9 deu um passe para gol, em cabeçada completada por Galoppo contra a Ferroviária.
Recuperação: retornar no clássico também serve para ver as condições de Calleri em uma partida competitiva, longe do ambiente de treinamento. Ceni, depois do duelo contra o Bragantino, colocava o retorno do argentino na condicional, mas com certo otimismo. No CT, o centroavante trabalhou sem problemas no tornozelo direito. A se observar no duelo de domingo.
Pressão? Aqui não: o iminente retorno de Calleri ocorre em um momento importante para o São Paulo. Depois da derrota para o Bragantino, com dois gols sofridos em cinco minutos, um novo resultado negativo, agora diante do Santos, inevitavelmente alteraria o clima de tranquilidade no clube. Com o camisa 9 e grande referência, o Tricolor tem um reforço fundamental para dar respostas.
A confirmação da presença de Calleri virá neste sábado. O Tricolor encerra a preparação para o confronto em atividade marcada para as 10h (de Brasília), no CT da Barra Funda.
Se Calleri retorna, Ceni ainda possui uma grande lista de desfalques. São dez jogadores entregues ao departamento médico tricolor: Diego Costa, Moreira, Caio, Arboleda, André Anderson, Igor Vinicius, Rafinha, Ferraresi, Alisson e Erison.
jogo, Calleri, provável, retorno, São Paulo, clássico, Santos
VEJA TAMBÉM
- CUTUCOU! Presidente do Corinthians comenta sobre o título do Palmeiras e provoca o São Paulo
- VALE A PENA? São Paulo pode usar Galoppo como moeda de troca para ter craque argentino; Entenda
- VAI PRO RIVAL? Luciano pode ter salário quase dobrado ao trocar São Paulo pelo Cruzeiro