O São Paulo divulgou neste sábado uma homenagem a Jorge Gomes de Lima, o Joreca, que nasceu no dia 7 de janeiro de 1904. Ele foi responsável por um inesquecível time do Tricolor, além de momentos marcantes na história do clube.
No dia 16 de maio de 1943, o São Paulo goleou o Santos por 6 a 1, no Pacaembu, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. O duelo ficou marcado pela grande exibição do atacante Leônidas da Silva, que marcou três gols, e pela estreia de Joreca.
LEIA TAMBÉM: São Paulo está interessado em atacante que defendeu o Botafogo em 2022, revelam jornalistas
A goleada são-paulina fez parte da campanha vitoriosa do Paulistão de 1943, título conhecido como a "moeda caiu em pé". O apelido é em função de um diálogo que teria acontecido na reunião do conselho arbitral que definiria o regulamento daquele Estadual. Sem chegar a um consenso, um dirigente teria afirmado que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. Se desse cara, o campeão seria o Corinthians, se desse coroa, seria o Palmeiras. Já o Tricolor, só levantaria a taça caso o objeto caísse de pé.
? O vitorioso treinador português Jorge Gomes de Lima, o Joreca, nasceu no dia 7 de janeiro de 1904.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 7, 2023
Formou o Rolo Compressor, fez a moeda cair em pé e faturou os títulos do @Paulistao em 1943, 1945 e 1946.
Faleceu em 1949, mas sempre será lembrado com muito carinho. ?????? pic.twitter.com/JqHxTNVkDG
No final da competição, o São Paulo se sagrou campeão após uma grande campanha. O jogo do título foi o empate em 0 a 0 contra o Palmeiras, no dia 8 de outubro. Durante aquele Paulistão, o Tricolor foi liderado por Noronha, Luizinho, Antonio Sastre e Leônidas, além de ter sido comandado por Joreca.
Joreca foi responsável pela montagem do "Rolo Compressor", esquadrão são-paulino que dominou o Campeonato Paulista na década de 40. Dos 172 jogos em que o treinador esteve na beira do gramado, o Tricolor venceu 115, empatou 31 e perdeu 26, um aproveitamento de 72,87%.
Além do Estadual de 1943, Joreca também faturou os Paulistas de 1945 e 1946. O último título foi conquistado de forma invicta, feito inédito na história do São Paulo até hoje. Durante a campanha, foram 17 vitórias e três empates.
São Paulo, destaca, data, nascimento, Joreca
Wanderlei, respeita a história do seu time, seu ***** O SPFC é o que é hj por conta deles. Não é por causa de vc não
Tendo jogo treino olha a preguica dos caras de informar , ai alem disso eles vao para o Google procurar coisas que fazem tempo dos dinossauros parabens vcs tao vuando , duvidar vao ganhar como canal do ano k, piada vcs .