Pode-se dizer que a temporada de 2022 não correspondeu às expectativas do torcedor do São Paulo. Um exemplo disso foram os dois vice-campeonatos no Campeonato Paulista para o Palmeiras, e na Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, além do time não conseguir uma vaga para a próxima Libertadores. No entanto, alguns jogadores decepcionaram na temporada, mas nem tudo foi perdido, já que o Tricolor contou com bons destaques.
LEIA TAMBÉM: A VERDADE! O que há de acordo entre Lucas Moura e SPFC e para quando
O Soberano segue uma reformulação em seu elenco cada vez mais intensiva para o ano que vem. Oito atletas já deixaram o Morumbi, enquanto outros ainda podem sair. Por outro lado, o atacante Pedrinho, o meia Wellington Rato e o goleiro Rafael foram alguns dos reforços já anunciados.
Veja, abaixo, quem foi bem em 2022 e escolha o seu principal destaque em nossa enquete:
• Calleri
O argentino foi certamente um dos grandes protagonistas do São Paulo - se não o maior - na temporada, com 27 gols marcados, batendo sua melhor marca na carreira. O clube paulista ainda confirmou em julho a compra do atacante em definitivo, para a alegria da torcida, com contrato até dezembro de 2025.
Da soma total dos gols de Calleri, 18 deles aconteceram em jogos do Campeonato Brasileiro, o que o fez um dos artilheiros dessa edição do torneio. Outros oito gols foram marcados no Paulistão, ficando atrás apenas de Ronaldo, da Inter de Limeira, que fez um gol a mais. O argentino também balançou as redes adversárias uma vez na Copa Sul-Americana.
• Luciano
Individualmente, o novo camisa 10 do Tricolor não teve muito do que reclamar ao fim da temporada. O atacante, inclusive, entrou em férias como o melhor jogador do São Paulo no Brasileirão de 2022, de acordo com o Índice Footstats.
Em 31 jogos disputados no Brasileiro, Luciano marcou 11 gols e deu duas assistências, ficando atrás apenas de Jonathan Calleri na artilharia da equipe. Ele terminou o ano como vice-artilheiro com 21 gols somados, e também deu quatro passes para gol ao longo da temporada, sendo o atleta tricolor que mais vezes balançou as redes como visitante (12).
• Patrick
Contratado em janeiro, Patrick superou problemas de lesão no começo de 2022 e se tornou peça importantíssima para Rogério Ceni apesar do atrito com o treinador. O Pantera Negra esteve presente em 55 jogos, com nove gols marcados e oito assistências, a temporada mais artilheira após quatro anos defendendo o Internacional.
Um dos seus maiores destaques neste ano foi quando marcou os dois gols na semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Atlético-GO, vencida pelo São Paulo nos pênaltis. Antes, nas quartas, também brilhou contra o Ceará, quando converteu um dos penais. O Tricolor acabou caindo na decisão continental para o Independiente del Valle.
Nesse momento, é possível afirmar que a tendência agora é que Patrick tenha mais uma temporada de sucesso no São Paulo - uma vez que seu contrato termina no final de 2023 e o Soberano já tenha recusado investidas do Atlético-MG pelo jogador.
• Rodrigo Nestor
Herdeiro da camisa 11 da equipe, a cria da base de Cotia e um dos principais atletas do atual elenco terminou a temporada com oito gols e 11 assistências em 62 partidas disputadas pelo São Paulo. No entanto, para muitos teve seus momentos irregulares, mas foi líder em assistências e um dos jogadores com mais jogos disputados.
Em nove partidas pela Sul-Americana, anotou dois tentos e somou duas assistências, enquanto na Copa do Brasil teve um gol e uma assistência em nove duelos. Já no Brasileirão, 29 jogos com três gols e três passes aos companheiros, e no Paulistão conseguiu duas bolas na rede e cinco assistências em 15 confrontos.
• Pablo Maia
Pablo Maia, de 20 anos, em seu primeiro ano como jogador profissional, foi escalado como titular por Rogério Ceni em 43 oportunidades, ganhando destaque logo no Paulistão, torneio em que começou jogando em 10 das 16 partidas. Na competição, inclusive, marcou seus únicos dois gols na temporada, sendo um deles na final diante do Palmeiras.
Na sequência, a cria de Cotia foi titular em seis dos nove jogos da campanha semifinalista do São Paulo na Copa do Brasil. Já na Sul-Americana, o volante esteve no 11 inicial em apenas cinco das 13 partidas, contrastando com os números do Paulista.
Por fim, no Brasileirão, ele foi escalado desde o início em pouco mais da metade das 38 partidas, 22. Vale lembrar também que o volante foi eleito o melhor primeiro volante do mundo entre aqueles nascidos a partir de 2002, segundo o Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES).
E então, torcedor, quem foi o principal destaque do Tricolor em 2022? Vote na enquete!
São Paulo, Enquete, Melhor, Jogador, 2022, SPFC
Patrick
Calleri
Calleri
Patrick, calleri e Luciano!
Nenhum
Miranda arboleda Gabriel Neves Patrick e calleri
Apesar de tudo,Calleri.
Calleri
Patrick
Calleri
Calleri, Luciano, Patrick, Maia e Neves se destacaram na temporada. Mas igual ao Calleri só outro Calleri..
Calleri e maia o muleque jogou muito em seu primeiro ano de profissional não sentiu a pressão
Patrick e calleri
A torcida, Caleri, Patrick, Pablo Mais e Luciano. E chega.
Muito facil de responder:- LOGICAMENTE QUE FOI "A TORCIDA"
Jonathan calleri e o nome da emoção
Sem dúvida, caleri e Patrick
Nestor
Uns dos melhores caleri e Patrick
Com um pé nas costas, Calleri!!!
Torcida
Melhor Calleri,não só pelos gols que fez mas pela entrega dentro de campo esse joga com vontade...se treinado por um treinador de verdade,se entregaria muito mais!!!
Patrick
A torcida
Com serteza o caleri
Ninguém