publicidade

São Paulo ganha força para receber a final da Libertadores em 2023

Estádio do Morumbi, do São Paulo, é opção que agrada Conmebol para a final da Libertadores 2023
Imagem: Diego Iwata/ UOL


A direção da Conmebol (Confederação Brasileira de Futebol) pretende escolher com calma a sede da final da Libertadores-2023, marcada para 11 de novembro do ano que vem. É possível que a cidade e estádio escolhidos sejam anunciados apenas no início de 2023, após a Copa do Mundo do Qatar — o torneio da Fifa começa no próximo dia 20 e termina em 18 de dezembro.



Até um mês atrás a Colômbia era o país favorito a receber o jogo, como a coluna revelou em 14 de julho. Os estádios Atanasio Girardot, em Medellín, e Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, foram os oferecidos pela federação colombiana à Conmebol. Mas a cúpula da confederação sul-americana avalia a decisão do ano que vem como importantíssima comercialmente porque será a primeira com os novos contratos de patrocínio e de direitos de transmissão, assinados em 2022, portanto a organização precisa ser impecável.


LEIA TAMBÉM: São Paulo aparece entre os seis clubes brasileiros mais valiosos; veja o top 10


Pesa muito nessa avaliação a facilidade de acesso de torcedores, clubes e parceiros até o local do confronto, o que enfraquece a candidatura colombiana e fortalece o Brasil como possibilidade, principalmente São Paulo — hoje o estádio da cidade candidato a receber o confronto é o Morumbi. A coluna apurou que há dirigentes na confederação que defendem que a capital paulista seja indicada para fazer dobradinha brasileira com Brasília, que deve ter a final da Copa Sul-Americana no dia 28 de outubro de 2023.

Os defensores de São Paulo avaliam que seria a cidade ideal para dar aos novos parceiros, comerciais e de direitos de transmissão, a possibilidade de divulgarem suas marcas com ativações. Há também o fator logística: mesmo que não haja brasileiros na final, times de outros países chegariam com mais facilidade à capital paulista do que à Colômbia ou ao Peru, também candidatos. Buenos Aires tem estádios concorrentes, mas a Argentina teve a final da Sul-Americana, com Córdoba, em 2022, o que enfraquece a demanda.

Licitação falhou
Em 2020, a Conmebol definiu uma espécie de concorrência para a escolha das sedes de seus torneios em 2021, 2022 e 2023, mas a pandemia atrapalhou os planos e obrigou a confederação a fazer ajustes e indicações.

O Brasil tinha inicialmente o Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Neo Química Arena e o Morumbi, em São Paulo, como candidatos a receber a decisão da Libertadores em algum desses anos, mas em 2021 o estádio corintiano se retirou da disputa — a coluna apurou que o motivo foram as exigências da Conmebol, como proibição da exibição de patrocínios do clube e até do naming rights da arena durante a semana da final.

Beira-Rio e Morumbi, portanto, são os estádios brasileiros que querem a Libertadores. Porto Alegre é considerada pela Conmebol uma cidade interessante principalmente se clubes do Uruguai ou Argentina estiverem na final, mas menos competitiva para deslocamento de clubes de outros países. Para os patrocinadores São Paulo, com sua força econômica, é mais atraente, por isso o Morumbi está na frente.

A dificuldade dos brasileiros sem voo direto para chegar a Guayaquil, no Equador, palco da final de 2022 — Flamengo 1 x 0 Athletico — incomodou patrocinadores num primeiro momento, já que havia previsão de público baixo. A Conmebol, então, baixou o preço dos ingressos para o torcedor equatoriano e ainda deu cortesias a acompanhantes de associados do Barcelona, clube local, o que engajou a população da cidade com a final. Houve público razoável no estádio no sábado (29), mas bastante gente frequentando a Fan Fest, no Palácio de Cristal, onde os parceiros ativaram suas marcas.



Como a coluna mostrou, a Conmebol avalia ajustes na escolha das sedes e um deles é ter um plano B já indicado para substituir o A caso haja problemas de organização ou até mesmo se os times finalistas tiverem mais facilidade de deslocamento à sede alternativa. A avaliação é que se São Paulo for a cidade escolhida para 2023, nem seria necessário ter um plano B.

São Paulo, ganha, força, receber, final, Libertadores, 2023

VEJA TAMBÉM
- São Paulo deverá ressarcir o Porto pela contratação de Wendell, esclarece PVC
- Atacante é escolhido como a melhor contratação do São Paulo em 2024
- São Paulo busca "quarteto mágico" titular para 2025 com soluções de Oscar


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 2

Comentários (6)
31/10/2022 19:25:25 mw rapper.oficial

Fabio nobre seu otimismo é notável mas não esqueça que ano que vem o técnico do SP ainda será RC então não da pra sonhar com nada se mudar se trouxerem um técnico de ponta quem sabe

31/10/2022 16:58:58 Jason_tri_mundial

Ok......mas qual a vantagem de oferecer estádio a CONMEBOL?
Pagam aluguel....ou o estádio é cedido gratuitamente?
Por quanto tempo o estádio fica disponível para a CONMEBOL? Iria mandar os jogos do Brasileirão onde neste período?
Não vejo está diretoria com competência para conduzir está situação aí não...acho que as preocupações do SPFC deveriam ser outras ao invés de ficar com vaidade de trazer final pro Morumbi.

31/10/2022 16:20:54 Jailton Alves

Pet48 com esses dirigentes e esses conselheiros o São Paulo vive adormecido ou anestesiado. Esses dirigentes são tão fracos que o clube teve a oportunidade de ser campeão da sulamericana e esse presidente e vice foram cheios de pompas, cheios de certeza que seriam o campeão que esqueceram que tinham que superar o Del Valle. Além de toda essa arrogância do presidente ao treinador ainda temos um time fraco, eles só tem ambição, mas não tem a competência.

31/10/2022 15:47:21 Pet48

Tomara que seja o Morumbi assim pelo menos dá um ânimo para o São Paulo acorda para o futuro

31/10/2022 15:36:40 cristiano carvalho

Que bosta...tanto estádio lindo e bom no Brasil...vão pensar no Morumbi...mais que escuro que o nosso só São Januário, puxadinhos ridículos, mal conservado, pintura de presídio por fora, telão exposto ao lado de fora...um dos piires estádios hoje no Brasil doa timea da série A. E sim, sou spfc mais que tudo...

31/10/2022 15:25:08 Fabio Nobre

É claro ne como eles ja sabem que estao pensando nisso pq ja sabe que o sao paulo vai vim forte pro ano que vem olha essa final da libertadores vai ser no Morumbi e com o sao paulo em campo vamos ser campeão

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.