As bandeiras de mastro, com hastes ou suportes, voltaram a ser permitidas em estádios de futebol de São Paulo nesta terça-feira. A permissão foi concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e a decisão cabe recurso.
LEIA TAMBÉM: São Paulo encaminha venda de Rigoni, que não deve mais jogar pelo clube
A entrada das bandeiras deverá seguir as diretrizes da Polícia Militar, que vai especificar o material, tamanho máximo, quantidade e setores permitidos. A decisão foi tomada pelo juiz Fabrício Reali Zia, que completou explicando outros possíveis critérios de permissão.
– (se a PM) Entender pertinentes para a concessão do direito e sua respectiva fiscalização, visando especialmente a segurança dos torcedores e de suas famílias – disse o juiz.
As bandeiras com mastros foram proibidas por lei nos estádios de São Paulo em 1996. Nos autos, o Ministério Público se manifestou contrário à liberação e analisa se irá recorrer da decisão.
A decisão foi uma resposta à representação feita pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), que entende ser possível o "ingresso controlado de hastes e suportes de bandeiras nos estádios".
– Considerando a exegese extraída da legislação apontada e o espírito da Lei em se permitir o lazer cultural brasileiro, sem se descurar da segurança, é de se conceder a autorização para a entrada de torcedores portando bandeiras, direito que fica condicionado ao intuito de manifestação festiva e amigável – decidiu Fabrício Reali.
Além disso, a permissão pode ser "revista caso não de adeque às diretrizes traçadas".
– Podendo ser revista a concessão judicial – por representação da autoridade policial ou do Ministério Público, em autos próprios – caso se verifique em momento posterior a esta concessão que o direito aqui assegurado não se adequou às diretrizes traçadas pelo Estatuto do Torcedor de se permitir o lazer com segurança.
As bandeiras com mastros estavam proibidas pelo artigo 5º da Lei nº 9.470, de 27 de dezembro de 1996, de autoria de Nabi Abi Chedid:
"Nos estádios de futebol e ginásios de esportes mencionados no Artigo 1.° ficam proibidas a venda, a distribuição ou utilização de:
I - bebidas alcoólicas;
II - fogos de artifício de qualquer natureza;
III - hastes ou suportes de bandeiras; e
IV - copos e garrafas de vidro e bebidas acondicionadas em lata".
São Paulo, Justiça, Bandeiras, Mastro, Estádios, SPFC

Hoje em dia em São Paulo, os grandes nem no mesmo dia podem jogar e muito menos dividir arquibancada! É lindo ver as bandeiras das três cores voltar ao Morumbi!!
Otima noticia! O Morumbi vai ficar mais lindo ainda com as bandeiras!
As bandeiras são otimas nos estádios, mas sem torcida organizada
Na minha opinião, qualquer divergência fora do acordo coloca na conta das torcidas organizadas que as mesmas estarão encarregada de fiscalizar seus associados caso tenha agravante respinga nos presidente das torcidas ,simples assim
O galoppo ja ta treinando com o time
Eu lá quero saber de porra de bandeiras. Que enfiem esses mastros todos no cu desse Casares arrombado. O que queremos são os reforços prometidos. E essa porra de site aqui. Cada vez pior. ******* cada matéria de ***** Essa aqui por exemplo é de uma utilidade tão grande que mudará nossas vidas. Avante tricolor!!!! Reforços.
Volta das bandeiras.....show de bola ....
Esse tal de galoopo (galolouco) que vá tomando cu. Agora começa a briga quem vai levar a comissão... ninguém pode ver grana.. que se **** o time...