O São Paulo entrou na Justiça na última quinta-feira (23) contra o ex-fisiologista do clube Turíbio Leite de Barros por causa de declarações sobre o departamento médico tricolor. Ele fazia parte da Divisão de Excelência Médica (DEM), criada pela gestão Casares para coordenar a área de saúde são-paulina, mas deixou o grupo.
O embate começou quando um áudio do fisiologista foi publicado pela "Jovem Pan". Nele, Turíbio diz ter conseguido equipamentos para a modernização do departamento médico do clube, que teria recusado. Ele termina dizendo que ia esperar que a imprensa investigasse as razões da decisão do São Paulo. "Eu não tenho como ficar falando porque eles vão me massacrar, vão cair em cima de mim, e aí é uma luta desleal. Eu contra o São Paulo. Então, eu vou deixar que a imprensa investigue isso".
LEIA TAMBÉM: Claudinho no São Paulo? Saiba quais as chances do meio-campista retornar ao Brasil
Durante a cerimônia de homenagem aos campeões da Libertadores de 1992, o presidente Julio Casares comentou as declarações e afirmou que o São Paulo entraria na Justiça contra o fisiologista, o que foi feito no final da última semana.
"O negócio não era bom. Não era bom para o São Paulo. O DEM, grupo que foi montado tecnicamente, não aprovou. Eu não vi a necessidade desses equipamentos. Agora a forma que ele colocou naturalmente ele vai ser interpelado. O jurídico vai ser acionado, se tem mais pessoas como ele afirmou, ele vai na Justiça falar. Ainda não entramos com o pedido, mas isso é bom até para ele mesmo. Para o bem dele, para ele poder se explicar. Eu evito falar porque respeito ele. Mas é importante porque se coloca nas redes sociais", disse.
No pedido à Justiça, o São Paulo afirma que as opiniões de Turíbio no áudio lançam dúvidas sobre a condução da área da saúde do São Paulo por sua divisão de excelência médica. O clube ressalta que o fisiologista deixou o DEM por vontade própria.
"Depois que o Dr. Turibio deixou o DEM, seus integrantes continuaram a decidir os rumos das ações direcionadas à melhoria dos serviços de saúde dedicados a todas as categorias de futebol do SPFC, notadamente, por óbvio, a categoria de futebol profissional masculino", escreveu.
O clube cita a relevância de Turibio na área para dizer que todas suas vêm carregada "de muito peso". "Nessa condição, suas palavras e opiniões impactam fortemente o público, especialmente o torcedor são-paulino. (...) Ou seja, as dúvidas lançadas no ar pelo Dr. Turibio colocam sob suspeita a correção e idoneidade das condutas do SPFC, pelo DEM, relativamente à área de saúde do futebol profissional masculino.20. Essas dúvidas não podem ficar 'no ar', soltas e sem explicação...!", prossegue.
O UOL Esporte entrou em contato com Turibio Leite, que preferiu não se manifestar. O São Paulo também foi procurado, mas ainda não respondeu. Caso faça, a nota será atualizada.
SPFC, Justiça, Turibio, explicações, DM
Conheço o Turibio e seu trabalho, no entanto nesse episodio ele foi infeliz. Tentou colocar um negocio que no final das contas só beneficiaria a empresa e ele próprio. Os valores mensais da manutenção dos equipamento é equivalente a parcelas para se adquirir equipamentos de outra empresa em definitivo. Aproveitou da urgência do clube.
O Turibio que o São Paulo fechasse contrato com uma presa que cederia equipamentos e depois cobraria mensalidades caras para manutenção...isso não foi aprovado. Aquela história de equipamento vir de graça era conversa ...nada vem de graça
Faz muito tempo que o DM do Tricolor está sucateado, incluindo os médicos. Se toda essa polêmica gerar uma boa discussão e atrair mais atenção e uma possível renovação do Departamento Médico, que deveria ser urgente, eu acho positiva.
o DM DO TRICOLOR É UMA ***** ESTÃO COM MEDO QUE ELE FAALE A VERDADE?




Td bem que ele ja contribuiu bastante com o SPFC. Agora ficar lançando polêmica pra desgastar o clube, eu não concordo. O Dr. MAC tbm é a msm coisa. Não é hr pra isso. Se for acusação grave, vai na polícia, na CBF, FIFA, não na imprensa oi rede social.
Lamentável, ingratos, esse senhor tem excelentes serviços prestados ao São Paulo FC, por isso o clube está nessa draga, diretoria incompetente.
O Rogério disse que o clube precisava de uma melhoria na parte estrutural. Ai surge o Turibio, é elogiado pelo Casares: "esse é o são-paulino que o SPFC precisa", disse ele. Depois vira processo. O que desandou no meio do caminho? Negócios...
Esse presidente é um lixo mesmo, preocupado com a opinião dos torcedores sobre o DM? Sobre a sua gestão?
A sua gestão é uma ***** não precisa o Turíbio falar isso, comprovamos com resultados que não existem.
Não se preocupe com o Turíbio, e ocorra atrás de fazer uma gestão decente, se é que tem capacidade para tal.
Ja passou da hora do doutor anciao passar o bastao.... esses velhos gdp nao querem nunca deixar de mamar no tricolor... dr turibio foi muito bom no passado, obrigado por participar das glorias do passado, mas o passado ja passou... agora é renovar, nobos profissionais, novas ideologias, chega da mesma velharia que parou no tempo... larga o osso dr gelol
Todos já sabem a ***** que é esse DM jogadores se machucam e não consegui voltar por causa desse açougue que é esse DM...lixos!
Justiça pois todo mundo ta vendo a caca que é esse dm