LEIA TAMBÉM: Além de Benedetto, São Paulo segue em busca de zagueiro e volante no mercado
Morador do Jardim Colombo, bairro que fica a aproximadamente dois quilômetros do estádio são-paulino, o atacante já era monitorado desde os oito anos pelos olheiros do clube nos jogos que fazia pelas escolinhas da região. Após a partida de quarta, ele passou a brilhar na Libertadores.
O ano de 2012 marcaria o início dessa relação com o São Paulo. Após se destacar também pelo Pequeninos do Jockey, clube que revelou Zé Roberto, ex-Palmeiras, e outros, ele acabou se transferindo para o CT de Cotia. Mesmo sem ter uma categoria para sua faixa etária, Marquinhos treinava com meninos de 11 a 12 anos e conseguia se destacar.
O futebol de velocidade e habilidade rendeu alguns títulos importantes na base do São Paulo. No ano passado, por exemplo, pela categoria sub-17, Marquinhos conquistou a Copa do Brasil e também a Supercopa. Em 60 jogos, o atacante fez 17 gols.
Neste ano, ele subiu para o sub-20 e o protagonismo mais uma vez foi percebido em Cotia. O São Paulo havia conseguido 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas do Brasileiro de juniores e Marquinhos contribuiu nessa arrancada com dois gols e duas assistências. "Fico feliz com os números, mas eles só são possíveis com a ajuda dos meus companheiros", disse o então promissor atacante que já figurava no radar do estafe de Hernán Crespo.
Aos 18 anos, o jogador já estabeleceu uma marca importante no clube. Com o gol marcado no Racing, Marquinhos passou a ser o atleta são-paulino mais jovem a balançar a rede em uma edição de Libertadores. Garoto de temperamento tranquilo, Marquinhos já desperta em Crespo a confiança de futuras escalações.
"Ele fez a sua estreia uma semana atrás e voltar assim, como protagonista, é uma satisfação. É um produto feito em Cotia. E ver um time desses com tanta gente de Cotia, é uma satisfação", afirmou o treinador Hernán Crespo. O CT de Cotia é onde o São Paulo desenvolve suas categorias de base.
O desempenho na Argentina somou pontos importantes a favor da revelação são-paulina. Marquinhos agora passa a figurar entre os candidatos à vaga de titular desbancando concorrentes como Vítor Bueno, Pablo e Rojas. Com um calendário apertado e atletas sempre às voltas com contusões, ele terá novas chances de continuar mostrando o seu valor. Crespo não quer também queimar etapas no crescimento do atleta e deixá-lo se sentir à vontade no elenco de cima.
São Paulo, Marquinhos, Cria, Morumbi, Base, SPFC
Temos que apoiar o Crespo, mesmo quando o time perde. É preciso dar continuidade ao trabalho do treinador para ver resultados. E tem mais, o cara chegou já saiu usando uma pulseira com as cores do São Paulo e mandou fazer um terno com o símbolo do Tricolor para usar nos jogos. Está lançando destaques de cotia e montando um time forte para os campeonatos. Além de vencer o Paulista depois de tantos anos sem título.
Tem que dar sequência para pegar ainda mais confiaça. Se ficar tirando todo jogo vira um Helinho, Toró, Bóia, nunca se firmam no time.
Corre mto, tem um ótimo dominio de bola, tem raça e vontade, e corre diretamente para o gol. Esse Marquinhos tem um grande futuro!!!
Marquinho e uma grata revelacao do Sao Paulo! Tem que ter uma multa bem alta! Sa Paulo e o maior revelador de atletas do Brasil! Esse menino vai longe!
Se domingo o moleque mete mais um no Flamengo pronto nem vou dormir
Fom a chegada do Bennedito e a revelação do Marquinhos acho que ja pode se desfazer do Rojas e analisar seriamente a permanência do Galeano por ser estrangeiro. Provavelmente o Gabriel neves deve de fechar também ja deve de estar livre no mercado..