O atacante Luciano vem sendo desfalque do São Paulo nas últimas quatro partidas do Tricolor e tem retorno incerto para a partida contra o Internacional, no próximo quarta-feira, às 21h30, no Morumbi. O camisa 11 vem tratando um Cisto de Baker, que rompeu e fez a recuperação ser mais lenta que muitos imaginavam. Veja tudo sobre a lesão de Luciano abaixo!
O que é Cisto de Baker
- Cisto de Baker é um espessamento da cápsula posterior do joelho, localizado no fossa poplítea, que é uma região na parte de trás do joelho, aonde existe um “espaço” natural e o tecido encontra facilidade de se expandir, formando assim um “volume” na região posterior. Este “cisto” tem comunicação direta com a articulação do joelho, portanto fica preenchido pelo mesmo liquido sinovial que há no joelho fisiologicamente - afirmou o doutor Rodrigo Zogaib em entrevista ao Lance!
Na mesma entrevista para o Lance!, o médico comentou sobre algumas lesões que podem causar um aumento no líquido sinovial, que pode causar uma ruptura, como aconteceu com Luciano. Segundo ele, uma lesão no menisco, como o atacante teve em 2015, pelo Corinthians, pode ter colaborado para o aumento do líquido.
- Algumas lesões no joelho podem causar um aumento no líquido senovial. Lesão de menisco, lesão do ligamento cruzado anterior... Existem algumas estatísticas que mostram que 30% dos casos de cisto tem lesão de ligamento e até 80% foi por lesão de menisco - afirmou.
É uma lesão comum?
O Cisto de Baker não é uma lesão comum entre atletas e pessoas jovens, segundo afirmam doutores.
- Ela não é comum em indivíduos mais jovens, em atletas era para ser menos comum. Mas como o atleta é mais propenso a lesões, é um grupo que pode ter essa 'lesão'. A maioria dos cistos são assintomáticos. Não existem muitos estudos focando nos atletas. Tem um estudo antigo, que mostra uma porcentagem de 17% de atletas com Cisto de Baker. Não dá para dizer que é uma lesão comum - disse o doutor Carlos Vinícius Buarque de Gusmão ao jornal Lance!
Quando Luciano volta a jogar?
Em entrevista ao Lance!, o doutor Carlos Vinícius Gusmão disse que é difícil estabelecer quanto tempo Luciano precisará para se recuperar da lesão. Tentando agilizar o processo, Luciano vem treinando em dois períodos no Reffis para estar a disposição o mais rápido possível.
- Para formar um cisto, acaba sendo mais comum uma lesão degenerativa. Um tratamento de um paciente com um cisto de Baker acaba sendo paliativo, por exemplo fortalecimento na fisioterapia, plasma rico em plaquetas, para tentar melhorar a dor. É difícil darmos um prazo de recuperação, mas acredito que pelo tempo que ele está fora, deve estar voltando em poucos dias - disse o Carlos Vinícius ao Lance!
São Paulo sem Luciano
Nos últimos quatro jogos, o Tricolor não pode contar com Luciano, sem o atacante o Tricolor não venceu nenhuma vez. Foram dois empates, diante do Grêmio, pela Copa do Brasil e do Athletico-PR no Brasileirão, e duas derrotas, para o RB Bragantino e o Santos, ambas pelo Campeonato Brasileiro.
Trinta minutos e é o Athletico que tem mais iniciativa de querer ganhar o jogo. São Paulo, sem Luciano parece ser um time vasectomizado.
— Daniel Perrone ? (@danielperrone) January 17, 2021
Nome: Luciano
— TRI! CÔ! VÔ! ???? (@tricovotweets) January 17, 2021
Idade: 27 anos
Posição: atacante
Função: salvar o emprego de Fernando Diniz pic.twitter.com/zGm9iVUu9p
Ponto importante, que mantém o São Paulo na liderança por mais uma rodada. Agora, fim da gordura. O desempenho e o resultados não estão bons, e agora chegou a hora da verdade.
— SPFC Estatísticas ?? (@spfcestatistica) January 17, 2021
Dos próximos 5 jogos, 4 são no Morumbi.
Precisamos MUITO do Luciano.
Vamos São Paulo!
São Paulo, Tricolor, Luciano
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025