publicidade

Nota oficial

Esclarecimentos sobre São Paulo x Corinthians

O São Paulo Futebol Clube vem prestar os seguintes esclarecimentos aos seus torcedores, à comunidade esportiva e à opinião pública em geral acerca da sua decisão de destinar à torcida visitante em jogos no Estádio do Morumbi a carga correspondente a 10% da capacidade do Estádio.

Antes de mais nada, a deliberação do São Paulo Futebol Clube está amparada na Lei. A Lei 10.671/03 ("Estatuto do Torcedor") impõe o cumprimento dos regulamentos esportivos a todas as entidades esportivas e seus dirigentes. O Regulamento Geral de Competições da CBF de 2009, por sua vez, prevê o direito do clube visitante em adquirir ingressos na quantidade máxima de 10% da capacidade do estádio. É do cerne da organização esportiva do país, que o Regulamento Geral de Competições da CBF seja aplicado às competições de futebol no Brasil, inclusive visando sanar eventuais lacunas dos regulamentos específicos de cada Estado.

Trata-se, ademais, de medida que vem ao encontro das providências que se tem intentado com a finalidade de minimizar os graves problemas de segurança nas partidas de futebol, em especial nos clássicos. O São Paulo Futebol Clube tem recebido das autoridades públicas responsáveis pela segurança dos eventos esportivos, em especial da Polícia Militar e do Ministério Público, irrestrito apóio à medida que visa tornar mais racional o ingresso das torcidas nos grandes jogos.

Isso porque é inegável que a organização dos procedimentos de segurança se torna sobremaneira eficiente ao se dividir a ocupação do Estádio destinando 10% da capacidade para acomodar a torcida visitante. Com esta divisão, não há dúvidas de que o estádio se tornará mais seguro, tanto para a torcida local, quanto para os próprios visitantes.

A preservação da integridade física, moral e material do público são prioridades para quem se propõe organizar eventos esportivos e qualquer medida que venha favorecer e facilitar procedimentos de segurança nos estádios deve ser saudada como benéfica, como é o caso.

Outrossim, a limitação do número de ingressos não pode ser considerada como medida isolada, devendo ser compreendida como parte de um conjunto de ações integradas que o São Paulo Futebol Clube está implementando no Estádio do Morumbi visando melhorar a segurança e o conforto em suas instalações.

O São Paulo Futebol Clube, após uma série de reuniões com representantes do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, decidiu realizar importantes investimentos para edificar um novo acesso para entrada e saída da torcida visitante, visando aumentar o nível de separação para com os acessos da torcida local, elevando, assim, os níveis de segurança no Estádio do Morumbi.

Todavia, o São Paulo Futebol Clube está convicto de que tais esforços e reformas na suas instalações físicas somente trarão os resultados esperados se encadeados com as medidas para que seja estritamente observado o limite legal para a disponibilização dos ingressos à torcida adversária em jogos no Estádio do Morumbi.

O São Paulo Futebol Clube está absolutamente ciente e concorde com o fato de que, quando for visitante, também sua torcida terá disponível a carga de ingressos correspondente a 10% da capacidade do estádio.

Mais do que isso, o São Paulo Futebol Clube está habituado a essa situação. Tem sido assim nos jogos contra o Santos Futebol Clube e contra a Sociedade Esportiva Palmeiras, quando a torcida do São Paulo Futebol tem se resignado a receber a carga de 10% da capacidade da Vila Belmiro e do Palestra Itália, respectivamente. Em várias oportunidades, tem sido destinada até carga menor do que o mínimo legal à torcida do São Paulo, o que se dá ao arrepio da Lei.

Também em jogos contra o Sport Clube Corinthians Paulista realizados no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, à torcida do São Paulo Futebol Clube tem sido destinado não mais do que o espaço do chamado Tobogã. Ou seja, não há que se falar em divisão igual nesses casos.

Fica claro, a partir de todo o exposto acima, que a medida ora adotada pelo São Paulo Futebol Clube de forma nenhuma representa qualquer tipo de ação voltada a atingir qualquer dos clubes co-irmãos. Em especial em relação ao Sport Clube Corinthians Paulista, para o qual as portas do Estádio do Morumbi sempre estiveram abertas para que o clube mandasse aqui suas partidas. O São Paulo Futebol Clube continuará destinando ao Corinthians e a qualquer outro clube que pretenda utilizar o Estádio do Morumbi, a máxima estrutura de conforto e segurança em suas instalações.

Por fim, apenas para que não restem dúvidas nesse sentido, o São Paulo Futebol Clube deve refutar qualquer afirmação de que a medida tenha sido tomada de forma súbita e sem aviso prévio. Na última semana, seu Diretor de Marketing - Sr. Adalberto Dellape Baptista, conversou diversas vezes por telefone com o Sr. Luiz Paulo Rosemberg - Diretor de Marketing do Sport Clube Corinthians Paulista, para informar da decisão do São Paulo Futebol Clube sobre a venda de ingressos e discutir procedimentos comuns para a partida entre as duas equipes marcada para o próximo dia 15.2.2009, sempre no intuito de garantir a maior lealdade e transparência em suas ações.

É o que cumpre esclarecer.

São Paulo, 9 de fevereiro de 2009

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 19 5

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.