Com título, São Paulo acaba com retrospecto negativo em decisões

Rogério Ceni levanta troféu durante a festa de comemoração do sexto título brasileiro

Fonte Folha de S.Paulo
Acostumado a conquistas antecipadas nos dois últimos Campeonatos Brasileiros, o São Paulo de Muricy Ramalho se viu obrigado a lidar com outro cenário neste domingo: decidir o título em apenas 90 minutos. A equipe paulistana, que bateu o Goiás por 1 a 0, no domingo, para se sagrar campeã, venceu também o histórico de "amarelar" em partidas decisivas.
Se por um lado o São Paulo alcançou o título das duas últimas edições do Nacional antes das últimas rodadas do torneio, os precedentes não são tão favoráveis ao entrar em campo para decidir a curto prazo. Nas últimas três Libertadores a equipe caiu na fase final da competição, no mata-mata. Nos dois Campeonatos Paulistas mais recentes, não foi diferente.
Em 2008, após correr por fora durante quase todo o desenrolar do certame, o clube do Morumbi assumiu a ponta nas últimas rodadas. No penúltimo jogo, com a chance de assegurar o título, a equipe viu a pressão aumentar. Empatou com o Fluminense em casa e fez crescerem as chances do Grêmio de tomar o título.
Para conter a ansiedade do grupo, o técnico Muricy Ramalho chegou a tentar blindar o elenco, proibindo entrevistas e tentando evitar polêmicas. No entanto, no sábado, véspera da partida decisiva, eclodiram boatos sobre uma possível tentativa de manipulação de resultados envolvendo o árbitro Wagner Tardelli, escalado para apitar o jogo contra o Goiás. O árbitro foi afastado, e o baiano Jaílson Macedo Freitas foi sorteado para seu lugar.
Para o goleiro Rogério Ceni, o São Paulo venceu não só o histórico de derrotas, mas também a ansiedade: "[Em uma semana decisiva] a preparação psicológica é a que mais se altera. Alguns jogadores sofrem, outros ficam mais soltos. Isso porque você não tem como melhorar tecnicamente ou fisicamente em uma semana."
Já o atacante Borges, que melhorou seu desempenho na reta final do torneio, simultaneamente ao da equipe, considera a pressão uma rotina de seu trabalho. "A pressão existirá sempre. E temos de estar preparados para isso. No São Paulo, a pressão é durante o ano todo, o tempo inteiro", acrescentou.
O São Paulo é a equipe que mais somou pontos na atual fórmula do Brasileiro, os pontos corridos. E é sobre este mérito que Muricy Ramalho se apoia para motivar a equipe. Em sua visão, o time sabe se comportar em jogos importantes.
"Esse time é bicampeão brasileiro, acostumado com decisões. Nosso time é consistente, é só ver os números. O time vem mostrando nos últimos três meses sua consistência e construindo tudo pouco a pouco, é assim que vai ganhar", avaliou.
Avalie esta notícia: 9 8
VEJA TAMBÉM
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net