publicidade

Mesmo na briga por taça, Tricolor já desenvolve planejamento para 2009

Clube negocia com reforços, tenta o camisa 10 e vai avaliar atual elenco

A cinco jogos do fim do Brasileiro , o São Paulo é o líder, com um ponto à frente do Palmeiras , segundo colocado. No ano passado, quando foi bicampeão consecutivo com quatro rodadas de antecedência, o Tricolor imediatamente começou a pensar no planejamento para a temporada seguinte. Agora ainda disputa o título, mas já está se programando para 2009.



- Com o campeonato em disputa o planejamento atrasa um pouco, mas em termos de contratações já falamos em alguns nomes com a diretoria, pois é ela que contrata. Não podemos deixar para depois, são jogadores importantes, há concorrência - explica o técnico Muricy Ramalho.



João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo, conta que os nomes de possíveis reforços são trabalhados em sigilo, o clube busca o camisa 10 que a torcida tanto pede, os jogadores do atual elenco passarão por um processo de avaliação e a vaga na Libertadores é obrigação. Confira o que está sendo feito pelo Tricolor para a próxima temporada.



Negociações já em andamento e em sigilo

O dirigente explica que o São Paulo observa jogadores o tempo todo, não só na época de contratações, e que os nomes já vem sendo trabalhados. Mas apenas três pessoas se envolvem neste processo: ele, o vice de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, e o presidente Juvenal Juvêncio. Muricy indica os nomes. Tudo para que as pretensões do clube não caiam nas mãos dos concorrentes.



- Acompanhamos sempre jogadores que possam reforçar e substituir peças no elenco. As opiniões do técnico são consideradas, mas ele é uma das fontes ouvidas no clube. É um trabalho sigiloso, pois se algo vaza, pode ser aproveitado pelos concorrentes. Temos algumas negociações em andamento e outras em pauta. Estamos mexendo nisso desde a última janela. Mas tudo só será conhecido ao fim do Brasileiro - explica João Paulo de Jesus Lopes, citando que os atletas da América do Sul também recebem atenção especial do Tricolor.



Busca pelo camisa 10 e contratos de curto prazo

Muricy já pediu um camisa 10 para criar no meio-campo do São Paulo. A torcida também clama por um jogador assim. E a diretoria tenta suprir a necessidade. Mas a busca não é apenas para esta posição. Todas estão sendo consideradas. E sempre com base na filosofia do clube de não cometer loucuras financeiras por nenhum atleta.



- Estamos vendo a possibilidade de contratar em várias posições, inclusive de meio e ataque. Claro que entre as nossas cogitações há o famoso 10 - garante o diretor.



As contratações de curto prazo, como aconteceu com Adriano, Carlos Alberto e Fábio Santos, que vieram só para ficar até o meio de 2008, ainda podem acontecer. Mas não mais com vários atletas. Há a possibilidade de um acordo oportuno para a vinda de um jogador de peso, porém isto inviabiliza a chegada de outros no mesmo esquema.



- As contratações como a do Adriano são intempestivas. É uma oportunidade que aparece e o clube vê se é positivo. Aconteceu com Luizão, Ricardo Oliveira, Amoroso, Adriano, todos com sucesso, mas para comportar uma determinada situação. É possível que ocorra novamente, mas não teremos mais de um jogador nesta circunstância, pois de certa forma acaba enfraquecendo o clube.



Avaliação do atual elenco, renovações e dispensas

O dirigente explica que o atual elenco, que ainda disputa o título do Brasileiro, tem crédito com o clube. Mas todos os jogadores passarão por uma avaliação individual assim que a competição acabar. Os atletas da base também farão parte deste processo, assim como os que estão emprestados a outros times.

- Há uma reunião entre diretoria e comissão técnica para analisar o elenco. Não só os que tem contrato em vigência, como os que estão se encerrando. Vamos ver quem fica. O aproveitamento da base também é discutido. E os atletas que estão emprestados podem ganhar uma chance em 2009 - lembra João Paulo, citando nomes como Jadilson, no Cruzeiro, e Roger, no Sport.

Sobre o assédio aos atletas do São Paulo como Hernanes, Miranda, Dagoberto, entre outros, o dirigente não está preocupado ainda porque não recebeu propostas concretas por nenhum jogador. Geralmente o clube consegue segurar a maior parte do elenco. Mas não descarta saídas em caso de ofertas irrecusáveis.



Libertadores é obrigação


A possibilidade de conquistar o tricampeonato consecutivo, algo inédito, é real. Mas mesmo quando o Tricolor ainda não estava na liderança, a diretoria já contava pelo menos com uma vaga na Libertadores. A competição internacional já faz parte do calendário são-paulino todos os anos desde 2004 e ninguém no clube imagina ficar fora em 2009.

- Não trabalhamos com a hipótese de não estar na Libertadores. Não há plano B. Entendemos que um clube organizado como o São Paulo e com o elenco que tem em um Brasileiro por pontos corridos não teria como não conseguir a vaga - afirma o diretor de futebol.



Operacional que se aperfeiçoa

O que o torcedor não vê já está pronto. É a parte operacional que envolve o elenco do São Paulo. O setor administrativo cuida dos detalhes para que a comissão técnica e os jogadores se preocupem apenas com o desempenho em campo. Alimentação, dependências na concentração, manutenção do CT, viagens, hotéis, transporte, material de trabalho, tudo é calculado com antecedência.


- Desde o início do ano sabemos quais hotéis e companhias aéreas iremos utilizar. Este planejamento administrativo passa de um ano para outro com pequenos ajustes. Desde 2003, quando foi criado o Departamento de Planejamento, que tem sido assim.



Permanência de Muricy


João Paulo lembra ainda que até o quadro de funcionários que forma a comissão técnica de Muricy Ramalho é fixo. O treinador só trouxe ao São Paulo um homem de confiança: Tata, seu auxiliar. Os outros integrantes têm vínculo com o clube e permanecem mesmo que haja troca de treinador, o que não vai acontecer para 2009. Muricy está garantido.


- Aqui o técnico só tem um auxiliar de confiança, os demais membros da comissão técnica fazem parte do clube. Muricy tem mais um ano de contrato e não há qualquer manifestação para que ele saia - completa o dirigente.

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 14

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.