publicidade

Corrida pelo título brasileiro só tem bichos-papões

Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo disputam a taça

A corrida pelo troféu de campeão brasileiro não poderia ser melhor. Além dos cinco mais bem colocados na tabela estarem separados por quatro pontos, os clubes ostentam vasto repertório de títulos.

Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo dominam as principais competições que torcedores brasileiros sonham vencer.

Sampa e Fla são os únicos pentacampeões brasileiros. O Tricolor paulista reina também em títulos mundiais: três, contra Barcelona (ESP), Milan (ITA) e Liverpool (ING). Grêmio e Cruzeiro são os maiores vencedores da Copa do Brasil: quatro conquistas cada um. E todos já tiveram o privilégio de conquistar a Copa Libertadores. Para completar, o quinteto ainda está entre os maiores vencedores de seus respectivos estaduais.

Considerando os títulos mais importantes que um clube nacional pode conquistar, os postulantes ao troféu de melhor do país, somados, ergueram 183 taças ao longo da história. O de número 184, certamente, será diferente de todos.

Em seu sexto ano no formato dos pontos corridos, o Brasileirão chega à reta final em situação inédita. Ao contrário do que ocorreu nos outros anos, quando no máximo
duas equipes sonhavam com o título (confira no quadro abaixo), o cenário é completamente imprevisível.

O Grêmio, que liderou boa parte da competição, retomou a posição após perdê-la para o Palmeiras por duas rodadas. O Alviverde, agora, é o terceiro colocado, atrás do Cruzeiro. O São Paulo, enfim, está no G4, grupo de clubes que se classificam para a Libertadores do ano que vem. Roubou o lugar do Flamengo. Os cariocas, entretanto, após a vitória no clássico contra o Vasco, voltaram a sonhar com o hexacampeonato.

A quinta colocação será a frustração total para quem ocupá-lo após 38 partidas. Além de deixar longe do título, não dá sequer uma vaga na Libertadores. Nessa disputa, a tradição das equipes também impede prognósticos. São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro são os brasileiros que mais disputaram a competição sul-americana. Caso o Flamengo obtenha a classificação, se iguala ao Santos em número de participações.

Outra prova de que estão entre os grandes campeões do país. Até o fim do Brasileirão, no dia 7 de dezembro, haverá quatro confrontos diretos entre os candidatos ao título. Mas o quinteto perdeu pontos para times que brigam contra o descenso. Alguma certeza? A de que o campeão será alguém muito acostumado às taças e voltas olímpicas.

VEJA TAMBÉM
- RETORNO DE ASTRO? Em baixa na Europa, São Paulo sonda situação de joia da base que dá resposta
- VAI PRO RIVAL? Chegada de James Rodríguez a um rival após rescisão com São Paulo tem aprovação da torcida
- A CAMINHO DO RIVAL? São Paulo e Corinthians buscando a contratação de meia do Santos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 3

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.