publicidade

Estatuto do São Paulo é feito para evitar mudanças

Luís Roberto Demarco para UOL

O futebol brasileiro vive hoje um grande debate sobre diferentes modelos de gestão na transição dos modelos de clubes sociais prevalecentes no Brasil para o modelo profissional empresarial que se pratica no futebol europeu, onde muitos clubes têm ações listadas em bolsas de valores.

O expoente máximo da decadência do modelo de gestão de clubes sociais é o São Paulo Futebol Clube, que há 15 anos agoniza ladeira abaixo. Dentre os grandes clubes brasileiros, somente São Paulo e Atlético-MG têm a diretoria eleita por voto indireto do Conselho Deliberativo, sendo que o Atlético, na verdade, tem um dono virtual que financia o clube. Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Athletico e Bahia escolhem os dirigentes com o voto direto dos sócios e sócios-torcedores. Palmeiras, Corinthians e Santos têm a participação de todos os sócios do clube. Botafogo, Vasco e Cruzeiro, depois de rebaixados, viraram empresa.

Há 15 anos o São Paulo troca de técnico, mas o futebol não melhora. E a razão é que o clube está aprisionado em uma estrutura decadente, que concentra o poder nas mãos de poucos, dos mesmos 260 conselheiros, sendo 61% deles vitalícios. Eles são os "donos" do São Paulo, sem fazer qualquer investimento para isso.

Pelo contrário, a estrutura monolítica de poder faz com que a gestão se direcione aos privilégios desses conselheiros e aos conchavos políticos, em sobreposição aos interesses do clube. Assim, o São Paulo escolhe um diretor de futebol ou de marketing ou o chefe do departamento médico muito mais por este dominar um grupo político do que pela competência para administrar a função designada.

Isso obviamente cria um terreno fértil para negócios pouco transparentes ou até mesmo escusos. O São Paulo distribui ingressos gratuitos a conselheiros, leva-os em viagens, paga comissões a empresários na compra e renovação de contratos de jogadores etc., em um círculo vicioso que onera as finanças do clube e reflete naturalmente nos resultados pífios dentro de campo. O balanço de 2022 mostra mais de R$ 100 milhões pagos em comissões que, pelos maus negócios feitos e salários superfaturados, mereceriam uma investigação minuciosa para entender os reais interesses por trás de cada transação feita.

Mas como mudar o São Paulo sem um evento trágico como um rebaixamento?

TÁ CORTANDO O FINAL DO TEXTO ENTÃO SEGUE O LINK

https://www.uol.com.br/esporte/colunas/campo-livre/2023/05/03/estatuto-de-sao-paulo-e-feito-para-evitar-mudancas.htm


editado por saopaulosaopaulo


Avalie: 15 4

Comentários (11)

prata
05/05/2023 20:24:07 Wesley.BH

Só vai mudar qdo fizerem igual a torcida das galinhas, começar a colocar integrantes da organizada como sócio do clube e participar do conselho e ter voz no clube e colocar os presidentes que eles quiserem.

bronze
05/05/2023 18:58:19 PP_TRICOLOR

Nem clube de 4 divisão é tão mal administrado como o nosso…bom…o caso da página do YouTube hackeada por não ter uma simples verificação de 2 etapas prova o quanto é amador essa gestão. O câncer desse clube é esse modelo político e sinceramente? Não vai mudar, porque a maioria não vai querer largar o osso.

04/05/2023 19:39:50 Aprendiz69

O São Paulo só não agoniza hoje em dia, pois tem a torcida

bronze
04/05/2023 18:41:57 MANO/spfc

Se não acontecer uma reforma nesse estatuto ou o clube não virar uma SAF, acredito que daqui um tempo o spfc vai estar do tamanho da ponte preta, com todo o respeito.

bronze
04/05/2023 18:07:35 ricktricolor1959

Vamos manter sempre essa matéria no topo.....esse hoje em dia é o principal mal do SPFC

04/05/2023 17:41:36 TuliThal

Esses conselheiros são piores que políticos.
Só SAF salva!

04/05/2023 16:59:40 Maldonas

Já passou da hora de que essas eleições sejam abertas aos sócios e sócios torcedores.. Essa decisão traria muito mais sócios torcedores, entendendo que tem participação ativa no clube.. O que não entendo é por que a maior torcida uniformizada do clube não encabeça essa luta, inclusive não indo ao estádio..

Ah, claro né.. eles recebem incentivos, possuem conselheiros e patrocínio do clube para l Carnaval né.. Por isso esses comprados não fazem nada, nem sequer cobram a diretoria..

Todo esse enredo SPFC está errado e não mudará.. Ou vira SAF ou vai afundar cada dia mais..

04/05/2023 16:53:32 mundial2005tricolor

A única mudança aceita no estatuto são as constantes alterações sobre reeleição, Juvenal alterou, Leco voltou, Casares alterou novamente.

04/05/2023 14:03:20 Clube_bem_Amado

Torcedor são paulino tinha orgulho no passado de ter o clube mais organizado e melhor administrado do país. Agora temos que ver essa situação de ser o PIOR clube de todos, o mais ditatorial, o mais ultrapassado, comandado por gente egolatra e absolutamente incompetente.

Enquanto não expulsarem Casares e sua gangue, conselheiros e seus asseclas, e sócios parasitas que torcem pra outros clubes, vamos continuar na direção do abismo.

bronze
04/05/2023 12:52:13 ricktricolor1959

Temos que manter essa materia sempre aparecendo.......

bronze
04/05/2023 12:51:42 ricktricolor1959

A grandiosa torcida do SPFC e tambem as organizadas precisam deixar de cobrar somente mudança de tecnicos e jogadores e fazer campanha forte para tentar mudar esse cancer que perdura mais de 70 anos no clube.....falou tudo esse velhos são os unicos donos e nao querem mudança

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias