publicidade

A lição do caso Ganso e Jádson que ainda não foi aprendida

Quem lembra? Em 2012, o S.Paulo montou um time competitivo. Tão competitivo que chegou a ser campeão no mata-mata (Sulamericana). Qual era ao segredo daquele time, cujo elenco nem era caro ou numeroso? O time ENCAIXOU. Dois volantes bem postados (Denilson e Wellington) , uma dupla de zaga que se dava bem (Toloi e Rodolpho, dupla que depois foi estragada pela chegada do aposentado Lúcio), e na frente, dois velocistas abertos (Osvaldo e Lucas), um homem-gol (LF9) e um meia de muita movimentação (Jádson). O time jogava na correria e fazia grandes partidas, encarando Santos de Neymar de igual pra igual, por exemplo. Jogando dentro das características do elenco, sem invenção, arroz com feijão bem feito.
Quando o Lucas Moura foi vendido, a diretoria correu para fazer uma contratação "de peso". Contrataram Ganso. Mas o Ganso não resolvia o problema deixado pela saída do Lucas e, além disso, criava um novo problema: ele jogava na mesma posição do Jádson, que era titular absoluto e estava comendo a bola.
Quando vc contrata um cara com status de titular pra uma posição que já tem um titular absoluto, não adianta dizer que um vai "fazer sombra" pro outro. Isso simplesmente não funciona (veja os problemas do PSG, alguém sempre fica descontente). Os dois querem jogar e o técnico acaba tendo de enfiar os dois na mesma linha de 11. Mas não tinha como. Era preciso mudar o esquema inteiro para fazer Ganso e Jádson jogarem juntos. Tentaram colocar o Jadson na posição do Lucas, deu errado. Ganso, idem. Tentaram mudar o esquema de 4231 para 442, deu errado. A coisa simplesmente não funcionou, o time se desmanchou, o técnico perdeu emprego e quase caímos no ano seguinte.
Parece que continuamos cometendo esse mesmo erro: contratando nomes, em vez de carências da equipe. A torcida acha graça, diz que vai ter "disputa por posição". Mas não é tão simples assim (PSG). Este ano, o time tinha duas grandes carências: um ponta veloz e um meia de criação. Não contrataram nem um, nem outro, mas trouxeram o Nikão, que joga no mesmo lugar do Rigoni. Um time sem 11 titulares trazendo dois titulares pro mesmo lugar na equipe. E um clube sem dinheiro de ter um time forte, achando que vai montar 2 times fortes? Já vimos essa história antes...
Avalie: 237 12

Comentários (29)

30/01/2022 19:42:37 ThiagoC

Meu que merda, queimando o Rigoni que já mostrou que tem futebol e potencial já já ele pega o chapéu e vai embora

29/01/2022 11:06:18 borges_spfc

Coloca na conta do Lucas uns 80% do título.

bronze
29/01/2022 03:29:42 RousseauSPFC

Perfeito!
E cito mais exemplos de contratações de jogadores que eram da mesma posição de titulares do time e só serviram para endividar o clube e tumultuar o ambiente:
Hernanes 2019: veio para jogar com a 10, porém já tinha o Nenê que havia feito um belo 2018. O resultado é que o Nenê perdeu a titularidade e foi embora.
Pablo 2019: Veio para disputar a posição do 9 que já tinha Diego Souza, que havia sido artilheiro em 2018, o resultado foi a saída do Diego Souza assim que foi pro banco.
Pato 2019: veio para jogar na ponta esquerda, na posição do Everton, porém o Everton marcava o lateral e o Pato não, o resultado foi o Everton indo pro banco e perdendo espaço.

E concordo plenamente em relação a disputa entre Jadson e Ganso, aquilo acabou com o ambiente do SPFC, o time rachou, pois o Ney Franco preferia o Jadson, o desafeto do técnico dentro do elenco Rogério Ceni sempre deixou claro que preferia o Ganso, chegaram a jogar junto contra o Corinthans(Denílson, Maicon, Ganso,Jadson) mas em uma fatalidade acabaram perdendo o jogo por 2 a 1. Depois no jogo contra o Galo no Morumbi o SPFC estava amassando o galo com os dois jogando junto(Denílson, Wellington, Ganso, Jadson, Osvaldo, Aloíso(Ademilson)) mas o lúcio fez cagada, acho que se dessem sequencia, acabaria engatando, mas o Ney Franco foi mandado embora, o Altuori tentou 3 volantes e nenhum funcionou, depois veio o Muricy e deixou claro que só um meia jogaria e que seria o Ganso, a partir dali acabou pro Jadson no clube, que engordou e saiu pelas portas dos fundos.

28/01/2022 16:49:56 mistertrick

Eu ate defendia o Rogerio, mas depois daquela primeira coletiva do ano antes do jogo arrogante pra caramba e falando que tem como referencia Sampaoli um treinador fraquissimo e arrogante ja vi que ia dar merda , quanto as contrataçoes para mim equivocadas vc falou tudo contratou jogadores da mesma posiçao e lentos o melhorzinho e o patrick o resto e o mais do mesmo e ele colocou o Alissom de meia posiçao errada

ouro
28/01/2022 16:47:41 Tricolaço7

Eu falo aqui a tempos. O SP não tem analista de desempenho, não tem olheiro, nada.

Todas as contratações são por INDICAÇÃO. Seja de empresário (em sua maioria), técnico, jogador (pasmem!), sabe-se lá mais quem.

Então as contratações se atropelam, posições que não precisam, jogador que sabe-se muito bem que não vai durar 1 ano no clube, e por aí vai...

28/01/2022 16:15:24 delonge86

Enquanto não contratar uma meia armador, um cara que sabe o que ta fazendo, iremos viver com essas escalações horrorosas, partidas tristes de assistir e campeonatos jogar por jogar.

28/01/2022 15:42:36 spfc2020

Essas contratações, creio eu, são jogadas de empresários e comissão para os dirigentes. Não tem sentido algum. Eu vou até antes com as contratações de , carlinhos paraiba, cleber santana e rodrigo souto. (estes 2 últimos, descartados pelo santos na época)

bronze
28/01/2022 15:14:36 DoutorTricológica

Sobre a contratação do Ganso que o amigo bem observou embaixo, o que houve foi o seguinte. O Lucas foi vendido no meio do ano, mas só foi embora no final do ano, após a final da Sulamericana. O Ganso foi contratado nesse intervalo, mas chegou contundido e jogou poucas partidas no Brasileiro. Depois, para o "lugar" do Lucas Moura, a diretoria trouxe o Aloísio Boi bandido, que nunca foi ponta e sempre jogou melhor de costas pro gol, fazendo o pivô. O time ficou sem substituto pro Lucas Moura e caiu na Libertadores pro Atlético do Ronaldinho naquele jogo que o aposentado Lúcio foi expulso no Morumbi. O resto do ano foi lutar contra o rebaixamento.

28/01/2022 14:12:54 Fabigol45

Há tempos não via um tópico tão lúcido, parabéns!
Isso é a consequência de ter amadores gerindo o clube há anos, não são profissionais, são políticos, e em clubes onde política e populismo imperam, estão fadados ao fracasso, e foi assim com Cruzeiro, Vasco, Botafogo. E com nosso tricolor infelizmente não será diferente. A grande prova disso é o diretor de futebol, não entender de futebol, e fazer parte da área social do clube.

28/01/2022 14:09:02 Apenasmaisumtorcedorcomum

em 2018, fizeram a mesma coisa, no meio da temporada, com Everton, Rojas e Nenê machucados o time brigando por titulo, a diretoria deixa o Militão ir embora traz o Everton Felipe e o Bruno Perez. O Resultado a gente viu.

28/01/2022 13:56:14 barbadesansao2

Concordo com seu post.

Esses amadores incompetetentes não aprendem com os próprios erros mesmo, olhe o caso do Nikão. Salário altíssimo e contrato longo... E óbvio que esse cara vai se encostar mais cedo ou mais tarde

bronze
28/01/2022 13:43:27 Jose_Mario

Ei mano essa análise foi do baralho...
Tudo que vc falou é a mais pura vdd.

O São Paulo dessas diretorias incompetentes...
Só faz isso a anos.

E sobre o problema do posicionando...
É tentar colocar o Rigoni mais centralizado flutuando por trás do Calleri e o Sara na esquerda tipo um
4-4-2 / 4-4-1-1 /4-2-4 essas variações ai

bronze
28/01/2022 12:50:51 Junior-SPFC-83

Nikão é ruim pra cacete, e a porcaria do Ceni ainda tira o Rigoni que é muito mais jogador pra abrir espaço pra Nikão.

E corrigindo seu post, o Ganso veio antes do Lucas ser vendido, e quando pediram um substituto para o Lucas, o Juvenal falou que era o Ganso, como se fossem parecidos no estilo.

28/01/2022 12:45:04 zotospfc

E o pior. O Crespo sabia que o Rigoni é ambidestro mas rende melhor na direita. O que é o RC faz quando chega ao SPFC? Coloca o Rigoni insistentemente na esquerda. Ontem foi pior. Colocou o Rigoni na esquerda e o Nikão na direita. De cara já deu pra ver que o Nikão é canhoto e só sabe puxar da direita pro meio, só tem essa jogada se jogar na direita, e não é nem um 1% do Robben pra ser colocado na direita. Era inverter, simples. O que foi que aconteceu quando o Nikão saiu e o Patrick entrou? Patrick na esquerda (saiu o gol) e Rigoni na direita (rendeu bem melhor). Mas aí quando o time melhorou o RC foi lá e estragou tudo. Tirou o Rigoni e colocou o Marquinhos na direita (outro canhoto que puxa pro meio) e ainda desmanchou o 4-3-3 num 4-2-4 bumba-meu-boi. Tá difícil. Na próxima faz o fácil. Nikão ou Patrick na esquerda e Rigoni na direita. E claro, Jandrei ou Yong no gol.

28/01/2022 12:30:27 ViniciusAmarins

Que post legal, irmão! Parabéns!!!

Eu concordo e ainda completo: foi um erro trazer o Nikão e acho que teremos um grande prejuízo, seja com a perca de rendimento do Rigoni jogando mais longe do gol, tirando espaço do Luciano ou pelo lado financeiro (esse cara ganha muuuuuuito e não pode ser banco e, de for, tragam imediatamente o Bruno Alves de volta, visto que a desculpa foi o fato dele ser um reserva "caro"). Enfim, foi um erro e vai custar caro.

As melhores contrações, aparentemente, foram o Rafinha e o Patrick porque realmente suprem alguma necessidade. Até o próprio Jandrei foi legalzinha.

Por fim, gostaria de repetir o que falo há muito tempo: sem goleiro, não dá!!! Sério, a gente PRECISA de no MÍNIMO um goleiro descente. Como eu queria o Santos nesse gol... Essa, pode parecer que não, mas é hoje a posição que vai fazer mais falta. Além disso, acrescento que um time pouco técnico com goleiro bom é muito mais seguro e arrumado do que um time técnico sem um goleiro descente.

28/01/2022 12:27:58 Jason__Soberano

Rigoni vai ser deslocado pra esquerda,pra que Nikão possa jogar na direita,e nada irá render.Chega a ser amador os erros que diretoria e comissão técnica cometem.

28/01/2022 12:20:42 quentintarant1no.

Muito bom o post

bronze
28/01/2022 12:17:54 DougHakai

Boa observação

bronze
28/01/2022 12:15:21 charopetacwb

PERFEITO.....

28/01/2022 12:04:08 carlo_spfc

Muito bem lembrado, quero parabenizar o autor do tópico. Na verdade, é acara do São Paulo contratar jogadores para posições onde já tem alguem por ali.

Essa situação do Lúcio em 2013, foi abominável. Toloi e Rodolfo, dois caras que jogaram demais juntos, aí trouxeram a desgraça do Lúcio.

Ganso, para substituir o Lucas, foi outra calamidade. Mexeu com todo o padrão que o time já tinha na temporada anterior (2012).

28/01/2022 11:52:49 sp87

Digo mais o Ney Franco foi o melhor técnico que o São Paulo teve depois do tri brasileiro.

ouro
28/01/2022 11:52:17 Tricolaço7

Já tinha Luciano e Rigoni que o Rogério já tinha dificuldade de botar junto.

Aí vem Nikão pra ser mais um pra posição numa "oportunidade de mercado".

E do lado esquerdo nada... Sara totalmente sem função ontem, depois botou o Alisson ali, Patrick...

28/01/2022 11:50:30 Togur0

Alguém sabe qual é o problema desse mongolão que sempre corneta os posts do pessoal aqui? O propósito do fórum é conversar, dar opinião, imaginar (mesmo que as vezes sejam asneiras). O cara prefere ficar lambendo essas diretorias sujas. Imagina um cara desse num churrasco, não dá bem pra tomar um breja com mala desse. O cara reclama dos professores, doutores e acaba sendo um FISCAL. Tá infeliz na vida, campeão?

28/01/2022 10:42:24 RobertoPires

Sem falar da absurda troca incessante de técnicos e a capacidade de distribuição de cargos para pessoas que tem ideias divergentes, somando tudo isso jamais teriamos um time entrosado ao passar das temporadas e que adote um padrão de jogo, e isso acaba resultando também em um trabalho da base em vão, pois se forma jogadores sem saber da carência do time principal que muda toda temporada. Não são apenas consequências de contratações, mas se não seguir o trabalho na mesma linha de pensamento jamais vamos ter uma equipe consolidada.

bronze
28/01/2022 10:28:52 AntJr


Excelente fato relatado.

28/01/2022 10:01:55 jonatasjal

Concordo!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

10/8/2022
9/8/2022
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Sudamericana

    Qua - 19:15 - Governador Plácido Aderaldo Castelo -
    Ceará
    Ceará
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Sáb - 20:30 - Cicero Pompeu de Toledo
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 2
    X
    Flamengo
    Flamengo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Corinthians
    3 Internacional
    4 Atletico Paranaense
    5 Atletico-MG
    6 Fluminense
    7 Flamengo
    8 São Paulo
    9 Santos
    10 Botafogo
    11 Avai
    12 RB Bragantino
    13 Ceará
    14 Goiás
    15 Cuiaba
    16 Coritiba
    17 America Mineiro
    18 Atletico Goianiense
    19 Juventude
    20 Fortaleza EC
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    30 16 8 6 2 27 12 15 VVEDE
    29 17 8 5 4 19 17 2 VEDVD
    29 17 7 8 2 23 15 8 DVEVE
    28 17 8 4 5 20 17 3 VVVDE
    28 16 7 7 2 24 17 7 EVVVE
    27 16 8 3 5 22 15 7 EVVVV
    24 17 7 3 7 20 17 3 DVVDV
    23 16 5 8 3 20 16 4 DDEVE
    22 17 5 7 5 20 16 4 EEDVD
    21 16 6 3 7 17 21 -4 VVDVD
    21 17 6 3 8 19 27 -8 DEDDV
    21 16 5 6 5 24 20 4 VEDDV
    21 17 4 9 4 19 18 1 EEEDV
    20 16 5 5 6 16 19 -3 DDVDV
    19 16 5 4 7 13 17 -4 DEDVV
    19 17 5 4 8 20 27 -7 DDVED
    18 16 5 3 8 12 18 -6 EDDVD
    17 16 4 5 7 17 22 -5 DVEDD
    12 16 2 6 8 15 28 -13 DDEDE
    11 16 2 5 9 13 21 -8 DVDDE
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
10/08/2022 11:00:21