Além de contratar, nós precisamos nos livrar de algumas perebas, principalmente as perebas caras, como: Éder, William Maluco, Pablo, Vitor Bueno e Orejuela.
E meu, de verdade, chega de gringo! Isso é muito ruim pro time. Esse negócio de revezamento é horrível! O Neves que é um cara interessante para o time vive sobrando por causa desse negócio de rodízio. Se for para contratar gringo, que seja para ser titular e pronto.
Fora isso, é legal até tentar se desfazer de alguns medalhões que ainda sobraram no elenco... O negócio é ter um time jovem, leve, compacto, competitivo e com uma folha salarial mais baixa. É um ABSURDO o São Paulo ficar atrás do Fortaleza, Bragantino, Ceará e Cuiabá na tabela, com essa folha que temos hoje.
Eu iria atrás de uns jogadores que estão bem de times menores, como:
Mikael, do Sport
Navarro, do Botafogo
Crispim, do Fortaleza
Além disso, tentaria um empréstimo ou até uma contratação de alguns jogadores do Grêmio, como:
Ferreira (às vezes dá para tentar trocar no Vitor Bueno, não sei... temos um bom histórico de trocas com o Grêmio) e Vanderson (esse é difícil, mas às vezes dá para conseguir pelo menos um empréstimo).
Tentaria trocar o Tchê Tchê, que foi um fortuna, em alguém do Atlético. Nós precisamos de lateral, talvez o Guga seja interessante. Também, tem o Hyoran, que eu gosto do futebol dele e acho que pode ser útil pra gente.
Por fim, é muito importante nós sabermos que vamos perder alguns jogadores que serão vendidos. Se levarmos em consideração, o nosso meio campo é todo Made in Cotia. Isso significa que serão vendidos e, por isso, precisamos de peças de reposição.
Luan (tomara que não, mas acho que vai acontecer);
Nestor (se sair agora vai ser muito barato, precisa de mais 1 ano para valorizar);
Igor Gomes;
Sara;
Liziero.
Daí, podemos perder todos se duvidar. O que vai limitar são as propostas. Se chegar, não adianta, a diretora vende mesmo. A que ponto chegamos!
Contudo, além dos supracitados, não sei quem poderia vir para substituí-los.
Eu acho que o Neves consegue suprir o Luan e o Liziero, mas ainda sim, vai precisar de mais um. Da base, vai subir o Pedrinho e o Talles, mas ainda vai precisar de mais um meia mais experiente. Enfim, a coisa tá feia.
Oportunidades de Mercado:
Alef Manga do Goiás
Evander ex Vasco
Yuri César ex Fla
João Gomes Fla
Jean Pierre grêmio
Léo Gomes grêmio
Willian Wolfsburg
Goleiro: Mailson - Sport
Lateral-direito: Natanael - Coritiba
Volante: Fernando Sobral - Ceará
Meia: Guilherme Castilho - Juventude
Atacante: Pepê - Porto(Empréstimo)
Precisa ser criativo para fazer trocas , empréstimos.
mas o SP é disparado o time que contrata pior no país infelizmente .
No caso do Grêmio na série B , os jogadores mais valiosos que eles tem para vender vão são Ferreira e Vanderson mas jogando série B ficam sem visibilidade em uma vitrine como o SP se tiver destaque em 2022 o Grêmio consegue vender eles em 2023 .
Poderia tbm sugerir a ida dos jogadores por empréstimo ao Grêmio : Diego Costa zagueiro / volante , Lizieiro , Igor Vinícius e se possível Vitor Bueno. Para esses jogadores seria ótimo jogar uma série B
O Ceará quer o Pablo troca no Vina em definitivo ou empréstimo .
Temos quer conseguir algum bom negocio com Tchê Tchê ele custou 22 milhões , o Nathan é excelente jogador não está jogando pq o Atlético tem Zaracho e Nacho
SP poderia tentar fazer negócio com Galo
Tchê Tchê por Nathan meio campista.
A lista ficaria assim
Nathan- troca ou empréstimo
Ronald - volante rápido do fortaleza joga de Primeiro e segundo volante pode jogar de ala direito tbm .
Ferreira- do Grêmio por empréstimo ponta rápido que tem drible
Vanderson - Grêmio empréstimo lateral direto
Vina Ceara Meia
Reforços de 2004/2005:
Bosco (goleiro do Fortaleza)
Rodrigo (zagueiro da Ponte Preta)
Fabão (zagueiro do Goiás)
Mineiro (volante do São Caetano)
Josué (volante do Goiás)
Souza (meia da Portuguesa)
Danilo (meia do Goiás)
Grafite (atacante do Goiás)
Luizão (atacante do Botafogo)
Luizão na época veio com 28 anos, não com 35, como são os veteranos que a atual diretoria vai atrás hoje em dia.
Naquela temporada ainda teve:
Alex Bruno (zagueiro do Santo André)
Júlio Santos (zagueiro do Paysandu)
Lino (lateral-esquerdo do Vitória)
Daniel Rossi (volante do Avaí)
Ramalho (volante do Santo André)
Marco Antônio (meia do Náutico)
Marquinhos (meia do Paraná)
Vélber (meia do Paysandu)
Roger (atacante da Ponte Preta)
NÃO PRECISA CONTRATAR JOGADOR FAMOSO PRA FORMAR UM BOM ELENCO.
Alguns jogadores que poderiam vir sem custos:
Rafael Navarro (atacante, 21 anos, Botafogo): O melhor jogador da Série B. Não é um matador, mas é muito versátil. Ele tem um estilo de movimentação que me lembra o Luís Fabiano (mas, claro, é muito inferior tecnicamente). Sabe se posicionar, tem força física (1,83 m), cabeceia bem, sabe passar a bola. Tem 14 gols e 9 assistências em 36 jogos na Série B. Contrato apenas até 31/12/2021. Dos aqui listados, seria o jogador que eu já estaria em cima desde já.
Morato (atacante, 29 anos, Vasco): Está emprestado até 31/12/2021 ao Vasco pelo Bragantino, onde tem contrato até 31/12/2022. Já passou por aqui e deixou uma boa impressão, mas foi atrapalhado por uma contusão. Ele pode jogar aberto e tem um bom drible, seria um reforço interessante para dar mais opções no elenco.
Alef Manga (atacante, 27 anos, Goiás): Está emprestado até 30/11/2021 ao Goiás pelo Volta Redonda, onde tem contrato até 30/11/2022. É um jogador mais para trombador do que driblador, mas que consegue carregar a bola em velocidade. Consegue jogar enfiado e aberto, lança bem, tem força no pé (mas a finalização é apenas razoável, sem muita técnica). Tem 10 gols e 4 assistências em 33 jogos na Série B. Seria um bom reserva, melhor do que Vitor Bueno improvisado.
Marco Antônio (meia, 24 anos, Botafogo): Está emprestado até 31/12/2021 ao Botafogo pelo Bahia. Formou um ótimo meio-campo nessa Série B junto com o Chay (mas esse já é veterano, então não considerei como possível reforço). Tem 8 gols e 4 assistências em 36 jogos. É uma incógnita, mas simplesmente não temos meio-campistas suficientes no elenco. Considerando ser jovem, valeria a aposta.
Andrey (volante, 23 anos, Vasco): Jogador da base do Vasco, tem contrato apenas até 31/12/2021. É um cara que sabe girar a bola, pode compor elenco. Tem mais de 150 jogos pelo profissional, é um jogador jovem, mas com certa experiência já.
O foda é essa diretoria carimbar esse mercado Brasil a fora e na América do Sul,ai sempre acaba trazendo uns cabeça de bagre como o William Professor de Crossfit,Eder Barril do Chaves, Léo Pereba, Igor Ruiminicius. O Rigone e o Miranda foram as melhores contratações de 2021 disparado.
O setor do meio-campo é especialmente crítico, ainda mais se não for possível renovar o contrato de empréstimo do Benítez.
No ataque, a ausência de pontas também é bem evidente. Só Marquinhos e Rigoni podem fazer essa função, sendo que o Marquinhos é um jogador que ainda tem que aprender muito, não dá para esperar muita coisa dele por enquanto.
Na lateral-direita é briga é pra ver quem será o reserva, não o titular. Os caras andaram perdendo a vaga até para o Shaylon improvisado na posição.
Entre os goleiros, simplesmente não há reserva para o Volpi. O Lucas Perri se mostrou muito despreparado quando jogou, não tem como depender dele na hipótese de contusão do Volpi. O terceiro goleiro é um desconhecido. Precisamos de um goleiro reserva mais experiente do que esses dois.
Na zaga precisamos de mais um reserva (se possível até mesmo titular, porque o Miranda já está dando sinais de que está virando o fio).
Enfim, esse elenco preocupa para a próxima temporada.
Resumo do elenco que temos para 2022:
GOLEIROS:
Tiago Volpi (30 anos)
Lucas Perri (23 anos)
Thiago Couto (22 anos)
ZAGUEIROS
Miranda (37 anos)
Arboleda (30 anos)
Bruno Alves (30 anos)
Léo (25 anos)
Diego Costa (22 anos)
LATERAIS-DIREITO
Orejuela (26 anos)
Igor Vinícius (24 anos)
LATERAIS-ESQUERDO
Reinaldo (32 anos)
Welington (20 anos)
VOLANTES
Gabriel Neves (24 anos)
Liziero (23 anos)
Luan (22 anos)
Rodrigo Nestor (21 anos)
Talles Costa (19 anos)
MEIAS
Vitor Bueno (27 anos)
Igor Gomes (22 anos)
Gabriel Sara (22 anos)
ATACANTES
Pablo (29 anos)
Rigoni (28 anos)
Luciano (28 anos)
Calleri (28 anos)
Marquinhos (18 anos)
Walce não dá pra contar, nem sabemos quando voltará a jogar.
Sinceramente, as deficiências do elenco para a próxima temporada são claras.
Contratos que encerram na próxima temporada:
Arboleda (zagueiro, 30 anos) - 25/06/2022
Thiago Couto (goleiro, 22 anos) - 30/06/2022
Léo (zagueiro, 25 anos) - 30/12/2022
Diego Costa (zagueiro, 22 anos) - 31/12/2022
Walce (zagueiro, 22 anos) - 31/12/2022
Miranda (zagueiro, 37 anos) - 31/12/2022
Igor Vinícius (lateral-direito, 24 anos) - 31/12/2022
Reinaldo (lateral-esquerdo, 32 anos) - 31/12/2022
Luciano (atacante, 28 anos) - 31/12/2022
E ainda tem Gabriel Neves e Calleri emprestados por seus respectivos clubes até 31/12/2022, com opção de compra.
Desses aí, o único que requer urgência na renovação é o Arboleda, por motivos óbvios.
Os demais tem que esperar o decorrer da próxima temporada pra ver o desempenho.
Inclusive o Luciano, que caiu demais de produção se comparado a 2020 e teve diversos problemas físicos. Não dá para ter um jogador no elenco só pelo nome. Acredito que ele se recupere, mas é melhor aguardar.
Vai ter que ser com jogadores em fim de contrato, não tem jeito.
Contratos que encerram agora no final da temporada (31/12/2021):
Rodrigo Freitas (zagueiro, 23 anos)
William (volante, 35 anos)
Benítez (meia, 27 anos)
Galeano (atacante, 21 anos)
Benítez tem contrato com o Independiente apenas até 30/06/2022, então não faz sentido contratá-lo SOB HIPÓTESE ALGUMA. Ou força o Independiente para emprestá-lo novamente e já engatilha um pré-contrato com ele na sequência, ou simplesmente conversa com o jogador e já assina o pré-contrato e espera ele no segundo semestre, deixando ele voltar para a Argentina no primeiro semestre.
Galeano não vale o que querem nele e mesmo de graça seria questionável, já que não mostrou nada de mais. É inferior aos jogadores que temos na base (Juan, Vitinho, João Adriano etc) e que disputarão a mesma posição.
William não deveria nem ter sido contratado, totalmente desnecessário.
Rodrigo Freitas é fraquíssimo, que siga sua carreira em outro lugar.
Shaylon tem contrato até 31/01/2022, ou seja, é outro que o contrato praticamente encerra na atual temporada. Eu não renovaria, deixa ele procurar outro clube.
Rojas já foi, assinou a rescisão.
Éder tem contrato até 31/12/2022, mas tomara que rescinda já como tem sido divulgado na imprensa que é o interesse dele.
Não sei nomes, mas se eu fosse diretor colocaria alguns critérios na hora de contratar:
- Sem histórico de lesão
- Titular de sua equipe e que tenha alguma importância pra equipe titular (Não seja mero coadjuvante), a menos que jogue em alguma liga europeia do primeiro escalão, aí vai caso a caso
- Não está jogando em alguma liga lixosa (vide China)
- Se der pra trazer jogador de time bom, melhor ainda
- Ter uma idade boa pra posição (Ex: Zagueiro com mais de 30 até vai mas atacante com mais de 30 só se for destaque do time e atender os critérios acima)
Seguindo isso acima por si só não é garantia que vamos trazer jogador bom mas vai evitar essas tranqueiras tipo Eder, William etc
Precisa de contratação no DM e DF, pra parar de ret tanto jogador lesionado o tempo todo.
Além disso alguns jogadores precisam ser menos bunda mole!
De resto o elenco não é ruim não, precisa de um atacante e um primeiro volante. E um lateral direito tbm!
Se trabalhar certo ano que vem, pode dar bom, santos com elenco pior que o atual foi até a final da Libertadores.