[OFF] Superliga européia
Pra quem não viu, resumindo: 12 clubes europeus (big six da Inglaterra, Milan, Inter, juve, real, Barça, atl. Madrid) estão pra criar uma nova competição, apenas com as equipes mais poderosas e alguns convidados anuais, Fifa e UEFA ameaçam proibir as equipes e os jogadores que forem pra essas superliga de participar de suas competições: Champions e Copa do Mundo.
O resto do mundo, em sua maioria, protesta porque isso vai aumentar ainda mais o abismo financeiro desses times em relação aos demais, já que a superliga vai atrair audiência e patrocínio das ligas nacionais
O que acha?
- DECISÃO DEFINIDA: Veja o que aconteceu com Pinotti após votação no São Paulo
- Harry Massis critica hostilidade da torcida e blinda Roger Machado antes de duelo decisivo
- VÍDEO: A verdade sobre o São Paulo e a ligação com Dorival Júnior
- CRISE POLÍTICA! Oposição articula impeachment contra Harry Massis
Não vai sair do papel.
Os clubes já estão se retirando.
Tudo time que hoje em dia não ganha uma Champions tem anos (apenas o Liverpool é campeão recente)
Campeonato sem sentido algum e que não vai pra frente
Alguem da atenção pra margarida Marcelo Verissimo por favor, o post ja ta [OFF> e mesmo assim o cara aparece pra falar *****
É um campeonato sem méritos, mas sim puro modismo. Um torneio que dará mais valor para seguidores no Instagram do que para torcedores nas arquibancadas. Porque nenhum time da Bundesliga fica devendo para o Real Madrid em questão de torcida nos estádios.
Fora isso os clubes de futebol são em sua maioria centenários, com forte ligação com a comunidade em que estão inseridos. Por exemplo, o Manchester City, antes mesmo de ser comprado pelos árabes, já era um dos clubes que mais atraíam torcedores ao estádio. Embora fosse um clube de pouquíssimas conquistas, sempre foi um dos que teve uma torcida local extremamente respeitada.
O mesmo pode ser dito de Everton, Aston Villa, Newcastle, Sunderland etc, que tem muitos torcedores na Inglaterra. Ou Sevilla e Bétis, que juntos tem mais de 80% da torcida na Andaluzia.
Essas pessoas não serão consumidores da tal Superliga, pelo contrário, muito provavelmente serão ferozes críticos, que até mesmo boicotarão os patrocinadores que arriscarem atrelarem suas marcas ao torneio.
Sim, o mercado chinês é muito maior do que o europeu, mas será que valerá vender a alma por esses milhões de dólares a mais?
A tendência é esses clubes perderem torcedores na Europa cada vez mais, quanto mais se distanciarem de suas raízes locais. O nome dos clubes é MANCHESTER, não CHINA United.
Fora que uma liga em que sempre os mesmos disputam tendem a ficar monótona com o passar do tempo. A Champions chama a atenção porque não é todo ano que tem um Real Madrid x Bayern em um mata-mata. Ou porque um Ajax pode chegar longe eliminando um Real Madrid.
Se forem sempre os mesmos, sem rebaixamento, sem necessidade de classificação etc, a tendência é o nível de competitividade só cair.
Qual a razão para a Internazionale, que faz mais de uma década que só passa vergonha na Champions, com fraquíssimos elencos, estar na tal Superliga, enquanto um Sevilla, que ganhou inúmeros títulos nos últimos anos, não?
Eu duvido muito que essa liga saia do papel, mexerá muito com as paixões dos torcedores. Imagine só, o futebol não se resume a uma dúzia de clubes, é muito mais do que isso.
Com certeza o foco desse movimento é o mercado chinês, que é a maior fonte de arrecadação das ligas esportivas americanas desde meados dos anos 2000.
O futebol tem certa dificuldade em penetrar na China, porque são temporadas mais esparsas, "menos consumíveis". Enquanto os play-offs da NBA se resumem em poucas semanas, a Champions League demora meses, e isso afasta um pouco o consumidor aleatório (aquele que não torce para nenhum dos clubes jogando, apenas acompanha por diversão).
Convenhamos que ninguém liga para a temporada regular da NBA, as pessoas só querem saber dos play-offs. Principalmente o último terço da temporada regular, em que as vagas dos play-offs já estão mais ou menos decididas e aí os treinadores começam a escalar os jogadores que nem no banco ficam para ganharem experiência. Vários jogos em que quem mais tem minutos são os reservas, baixíssima audiência para os padrões americanos.
A questão é que o futebol é diferente, não dá para comparar com o mundinho fechado que são as ligas americanas. Lá a "série B" são as ligas universitárias, que são muito organizadas. Aqui o jogador já na base tem contrato com o clube, é uma história completamente diferente a formação de um jogador de futebol da de um jogador de basquete ou futebol americano.
A EUFA e as ligas locais criaram o monstro que agora está tentando engoli-los, o favorecimento aos grandes ao longo das décadas agora cobra seu preço, mas se engana quem pensa que esse movimento é de agora, desde o final dos anos 80 o Berlusconi já tentatava manobrar uma superliga.
Eu particularmente até apoiaria uma liga nesse formato se todos os campeões da champions fossem chamados, ai você acabaria com o argumento da liga não ter um "mérito" esportivo e daria alguma fundamentação, mas nesse modelo atual é o puro e simples interesse econômico, a única chance dos clubes recuarem é se a UEFA abrir as pernas e aumentar consideravelmente a premiação, dúvido que times desse calibre iam entrar nessa sem chance de ganhar algo em troca.
Enfim, isso ainda vai longe...
É mais este monstro foi criado pelas próprias federações de cada país que deixou criar este abismo financeiro, na Espanha Barça e Real Madri e as dura penas o Atl. de Madri, na França o PSG vai se distanciando sem nenhum rival, em Portugal, o Porto e outros times não conseguem mais formar grandes times, na Inglaterra está acontecendo a mesma coisa, com os grandes cada vez mais ricos e mais distantes financeiramente dos outros times, Messi tem um salário de 10,5 milhões de Euros mês, 55 milhões de reais, três salários dele você praticamente paga a folha anual do SPFC ( 156 milhões de reais ano), no Brasil a Globo criou este monstro Flamengo que agora engole ela, o curintia só não foi no mesmo patamar porque é muito mal organizado, fora a corrupção, o próximo passo se a FIFA não der jeito nesta diferença monstruosa, serão os países que criarão sua liga, e não precisa muito, Brasil, Argentina, Colombia, México, EUA (tem muita grana), Japão, China (tem grana), Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, mais duas seleções da África, e tá feito o mundial , e que mundial.
Que horrível esse novo símbolo da Inter de Milão...Foi ficando cada vez mais feio com o passar dos anos,aquele antigo que parecia um disco de vinil era muito melhor q os dois recentes...
Espero q o SPFC nunca entre nessa...
Nao vai virar nada isso
Os comentaristas falando que outros Clubes podem querer copiar, só pra salientar nesse caso eles que estão copiando a antiga Supercopa da América do Sul aquela que tinha só os campeões da Libertadores.
Supercopa era organizada pela conmebol e todos os campeões da liberta participavam, bastava ser campeão. Muito diferente de uma liga que jogam apenas os sócios...
Sim, montar a panelinha dos poderosos para ficarem ainda mais ricos, darem um dane-se para o fair play financeiro.
Pra ficar redondinho basta sediarem os jogos na Coréia do Norte e colocarem Kim Jong-Un como presidente da Liga das Panelas Europeias.
Querem criar uma liga excludente. Uma liga que os clubes fundadores não podem cair e estarão classificados independente de sua qualificação nas ligas locais. Uma vergonha.
Vai dar em nada igual a Liga que tentaram criar aqui no Brasil sem a CBF...
Querem e criar um clubinho fechado onde sempre os mesmos vão embolsar a maior parte do bolo da grana, sem risco de perder o lugar, e alguns pequenos vão lutar até a morte por um par de migalhas.
Aumenta o já grande abismo que tem entre essas equipes e a maioria dos outros clubes europeus - menos PSG e Bayern que foram convidados e não toparam.
Tem que ver quais as cenas dos próximos capítulos. Esses clubes tem suporte jurídico forte e grana por trás não entrariam nessa se fosse algo sem chance de virar. No mínimo, vai haver uma negociação e vão pressionar a UEFA por uma fatia maior do bolo nas competições europeias que já tem para desistir formar a Superliga...
A motivação de tudo isso não é esportiva, e ganância e dinheiro mesmo.
Não vai dar em nada isso aí
Ganância, tinha que ser Real Madrid e Florentino os pioneiros dessa ***** Tomara que sofram severas consequências os times que estão participando desse absurdo.
Sou contra qualquer tipo de segregação para tentar dominar o mercado. Obviamente é uma tatica que não visa o crescimento do futebol, visa apenas interesses econômicos.
Acho que não vai para frente porque a Uefa pode aplicar facilmente sanções. E outra, meia duzia de clube bem organizado conseguiria boicotar enfrentar esses times em outros torneios, deixando eles isolados no proprio mundinho, sucumbindo ao longo do tempo...
Obs: Bayern e PSG iam entrar nessa liga tbm, mas pularam fora
Basicamente, querem criar uma NBA do futebol
Não tem muito a ver. A NBA surgiu como um entidade tentando profissionalizar o basquete dos EUA. Não é esse o interesse dessa Liga, eles querem é criar um mundinho fechado com os supostos melhores clubes e negociarem sozinhos os contratos reconchudos de televisão e patrocínio.
Está mais parecido com a tentativa frustrada do clube dos 13 de fugir da CBF e tentar uma liga própria.
Notícias
São Paulo busca reabilitação em confronto decisivo contra o Mirassol após três derrotas consecutivas
São Paulo ficará quase um mês longe do MorumBIS em momento de pressão
Cria de Cotia, Militão passará por cirurgia e está fora da Copa do Mundo
Júlio Baptista revela plano europeu para mudar a base do São Paulo
Rui Costa defende a torcida e reafirma confiança em Roger Machado à frente do São Paulo
São Paulo x Mirassol: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão
Conselho do São Paulo segura acordo milionário com a Unimed e gera debate
São Paulo volta a Campinas e relembra recorde de público com show de Lucas
São Paulo encara o Mirassol fora de casa sob pressão e mira reação no Brasileirão
Luciano assume protagonismo no São Paulo e vira peça-chave com Roger Machado
Reinaldo projeta reencontro com o São Paulo
São Paulo enfrenta dificuldades no ataque sem Ferreira e busca alternativas
NOVA JOIA! Brenno se prepara para estrear no Paulista Sub-17 com vitória
NÃO SOFREU A PUNIÇÃO? Conselheiros escapam de punição após envolvimento polêmica com camarote
CONFIRA OS MOTIVOS: Grupo “Salve o Tricolor Paulista” critica gestão Massis e aumenta tensão no São Paulo
SERÃO IMPEACHMADOS? Conflito no Tricolor: Massis e presidente do conselho em direção a adeus?
VOLANTE RECUPERADO! São Paulo tem reforço confirmado para o duelo contra Mirassol
DECISÃO DEFINIDA: Veja o que aconteceu com Pinotti após votação no São Paulo
REFORÇOS EM JOGO! São Paulo terá retornos cruciais na defesa para enfrentar o Mirassol
QUEM JOGA! São Paulo finaliza preparação e confirma time para enfrentar o Mirassol; escalação provável
Reinaldo encara o São Paulo e aposta em "lei do ex" para manter Mirassol em alta
LEMBRA DELE? Liziero brilha em Portugal e vive sua temporada mais regular desde o Tricolor
Mais um impeachment? Oposição articula impeachment de Harry Massis e racha no Conselho atinge ponto crítico
Harry Massis critica hostilidade da torcida e blinda Roger Machado antes de duelo decisivo
São Paulo mantém confiança em Roger Machado, porém avalia alternativas
CRISE POLÍTICA! Oposição articula impeachment contra Harry Massis
Massis pede a expulsão do presidente do conselho deliberativo do São Paulo; Saiba tudo!
VÍDEO: A verdade sobre o São Paulo e a ligação com Dorival Júnior
CHAPÉU? Disputa por Barboza ganha força e Palmeiras pode frustrar planos do São Paulo FC
PRESIDENTE CULPA A TORCIDA: Massis sai em defesa de Roger e critica torcida do São Paulo após vaias