Porque Brenner e Luciano tem me surpreendido
Além do Volpi e o jogo coletivo, Brenner e Luciano se destacaram na goleada do fim de semana. Eles impressionam porque sabem marcar gols, o que é mais importante, claro. O Brenner faz gol de primeira, de voleio, de bate pronto, de cabeça, de esquerda de direita. O gol do Luciano pareceu fácil pq resolveu o lance com simplicidade.
Mas não só pelos gols. Eles tem movimentação intensa e bom trato com a bola. Basicamente, só entram na área na hora de fazer os gols, como foi o gol do Brenner. Buscam a bola no meio e confundem a marcação quando partem com velocidade vindo de trás, sempre com bom controle de bola.
Não só isso, eles prendem e distribuem bem a bola, acertando os passes no meio. Dificilmente perdem a bola naquela região perigosíssima. Mas muito pelo contrário, eles tomam boas decisões.
O Brenner achou pelo menos 2 passes sensacionais para finalização, um pro Sara no 1o tempo, e outro pro Igor Gomes que gerou o escanteio do pênalti, no 2º tempo.
E isso ajudou o São Paulo a ter o domínio do jogo em pleno Maracanã. Apesar de todos os problemas, ninguém pode negar que poucos tratam a bola como o São Paulo. Se viraram muito bem em espaços muito curto, e quebravam a todo momento a marcação alta do Flamengo, e com transições rápidas. Quando o Flamengo tentava marcar mais recuado, o time avançava e os empurrava pra trás pra cria as suas chances. Isso só foi possível porque também os atacantes jogavam com inteligência e precisão quando recebiam a bola.
E não só isso. O Flamengo até tinha a bola, mas aquele volume que amassa seus adversários não foi visto. O Flamengo não teve sossego em nenhuma parte do campo, e a posses não foi produtiva como de costume. Além de pressionar o início das jogadas, o Luciano cortou pelo menos 2 contra ataques, e deu uns 3 carrinhos no jogo. Ele não é só um jogador que brigador como eu pensava, mas também tem muito boa técnica e muita noção tática.
Honestamente, podem me chamar de modinha, mas prefiro o 4-3-3 com 2 pontas de velocidade.
Só que Brenner e Luciano tem apresentado muita eficiência. O volume das chances do São Paulo tem sido até parecido, mas eles tem dado mais poder de fogo. Também concordo que time não deve ser refém de esquema tático, e que treinador não deve jogar a responsabilidade no elenco ou na diretoria por contratações, antes buscar ma.
Interessante que jogadores estavam sumido no ano passado. O Brenner não se destacou tanto do Fluminense e o Luciano não aparecia muito no Grêmio. O que pesa é que eles trabalharam com o Diniz antes. Eu sei que é meio proibido elogiar o Diniz, mas aqui eu falo mais sobre como é importante que o treinador saiba quem pedir do que contratar aleatoriamente. O grêmio estava procurando atacante quando cedeu o Luciano, e o Brenner era pouco lembrado pelo São Paulo no Fluminense.
Aliás, o Diniz é muito criticado pelas “invenções”, mas nesse caso aconteceu o oposto. O Brenner tropeçava na bola jogando de ponta toda vez que jogou no profissional, e só agora teve a oportunidade de jogar onde ele sempre mostrou suas qualidades na base.
Espero que a frase do ataque do São Paulo não só continue assim, mas também melhore. Esses jogadores são jovens 20, e 27 anos, e tem muito a contribuir para o São Paulo ainda nessa e nas próximas temporadas.
- Saída confirmada? Presidente do São Paulo fala sobre saída de Alisson para o Corinthians
- Luta pela libertadores? Presidente do São Paulo, Harry Massis afasta ideia de luta contra o rebaixamento e confirma que a meta é a Libertadores!
- Novo presidente do São Paulo, Harry Massis confirma chegada de Rafinha para o cargo de Coordenador de Futebol
- Presidente do São Paulo critica meta de Crespo no Brasileirão: "Expectativa foi tímida"
Notícias
Rafinha confirma conversas com presidente Harry Massis para integrar o Departamento de Futebol mas nega acerto!!
Allan Barcellos projeta futuro após final da Copinha
Craque quer sair? Presidente do São Paulo confirma desejo de jogador em sair do clube
Risco de cair? Após derrota São Paulo vive situação delicada no Paulistão!!
Saída confirmada? Presidente do São Paulo fala sobre saída de Alisson para o Corinthians
Luta pela libertadores? Presidente do São Paulo, Harry Massis afasta ideia de luta contra o rebaixamento e confirma que a meta é a Libertadores!
Novo presidente do São Paulo, Harry Massis confirma chegada de Rafinha para o cargo de Coordenador de Futebol
Momento complicado! Novo presidente destaca que clube vive momento de restruturação no Paulistão!
São Paulo à Beira do Rebaixamento: Análise dos Cenários no Campeonato Paulista
São Paulo anuncia transição: técnico do Sub-20 é considerado para o comando da equipe principal
Presidente do São Paulo critica meta de Crespo no Brasileirão: "Expectativa foi tímida"
São Paulo luta até o fim e fica com o vice-campeonato da Copinha 2026
São Paulo: 96 anos de história em meio a desafios no cenário esportivo e político
GOOOOOOOOL São Paulo 1 x 1 Cruzeiro, veja o gol
ABSURDO! Corinthiano provoca no clube social do São Paulo após Choque-Rei e gera confusão, VEJA O VÍDEO
Após derrota no Choque-Rei, torcida cobra elenco no CT e reforça pressão por salários em dia
É dia de final! São Paulo entra em campo para fazer história na Copinha, veja a escalação
São Paulo enfrenta o Cruzeiro na final da Copinha: Saiba onde assistir e o valor dos ingressos!
São Paulo encara semana-chave entre risco no Paulistão e início do Brasileirão
É HOJE! Cruzeiro e São Paulo se enfrentam na decisão da Copinha 2026: quem levará o troféu?
Análise das atuações: Notas dos Jogadores do São Paulo na Derrota para o Palmeiras
São Paulo se torna a defesa mais vazada do Paulistão após derrota para o Palmeiras
Crespo liga o alerta no São Paulo após derrota: A situação é delicada
Crespo Expressa Preocupação com Rebaixamento no Paulista, Mas Renova Esperança no São Paulo
Rafael Reflete sobre Clássico: "Resultado não Condiz com o Desempenho do São Paulo"
TORCIDA NA BRONCA? São-paulinos elegem culpado após derrota para o Palmeiras
Palmeiras domina, vence o São Paulo e amplia tabu no Paulistão
Torcida do São Paulo expressa frustração nas redes após derrota para o Palmeiras
Tabela atualizada! São Paulo perde e se complica na tabela do Paulistão
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! SÃO PAULO EMPATA O CLÁSSICO