Como vc mesmo disse, Flamengo e Palmeiras já se declararam rivais. E de forma bem convicta.
A rivalidade se cria e se acirra de acordo com o momento do futebol. E nesse momento, devido à desvalorização do estadual, não faz mais sentido discutir quem é o maior do estado, por exemplo.
Numa época em que se fala tanto em internacionalização da marca e ajuste de contas, os clubes de maior receita e investimento naturalmente irão rivalizar.
Os derbys regionais nunca vão se perder, mas não da pra dizer que é emocionante assistir um Barcelona x Espanyol ou um Juventus x Torino, pq não é. Já não tem o mesmo peso de outrora.
O próprio FlaxFlu já perdeu um pouco do encanto devido à disparidade do Flamengo em relação ao Fluminense.
Pode vir acontecer mesmo, mas ainda sim pra mim nossos rivais ainda são : Corinthians e Palmeiras, "Santos é café com leite"...Então acredito que o Flamengo vai tomar esse lugar do Santos(por incômodar mais)
A maioria dos torcedores adversários tem rivalidade com o Flamengo , até mesmo os torcedores de clubes de fora do RJ por causa da torcida deles (maior do país) e da mídia esportiva que fala deles direto , aí cria meio que uma antipatia dos torcedores de outros clubes com o Flamengo por causa do exagero da mídia que sempre exalta exageradamente demais o Flamengo (não só os torcedores de Vasco , Fluminense e Botafogo , rivais estaduais do Flamengo) . Para mim o Flamengo é um time normal de outro estado , para mim nem fede , nem cheira , é apenas um time com uma história muito grande com uma torcida muito gigantesca sendo talvez a maior do país , só isso . Os maiores rivais do São Paulo sempre vão ser Corinthians e Palmeiras , isso jamais vai mudar , para alguns (principalmente os mais velhos) o maior rival do São Paulo é o Palmeiras , para outros (principalmente os torcedores da geração mais jovem) o maior rival do São Paulo é o Corinthians . O São Paulo por exemplo tem mais rivalidade interestadual com o Cruzeiro e com o Internacional (o primeiro pelos mata-mata de Libertadores e Copa do Brasil e o segundo pelas duas decisões de final e semifinal Libertadores na última década) do que com o Flamengo