Juvenal x Leco e a decadência (Longo)
Todos nós são paulinos lembramos bem quando se trata dos polêmicos três mandatos de Juvenal Juvêncio, folclórico, arrogante, algumas vezes conservador, outras ousado, Juvenal mandou no clube durante anos de títulos e bom futebol em seus dois primeiros mandatos, foi no terceiro (desnecessário, conquistado burlando o estatuto) que começou a decadência em campo e fora dele.
Incrivelmente em anos que gastava muito pouco, o SP conseguia ainda contratar boas promessas que se tornavam realidade e mantinha seus principais nomes em geral, tirando no ano que o Muricy salvou o SP, o time geralmente sempre brigava na parte de cima isso quando não ganhava algum título importante. Manter o Hernanes por anos, longe do assédio Europeu, foi de fato um ponto muito positivo ao meu ver na gestão do Juju, com o Profeta no auge nosso time tinha sempre condições de estar na briga por algum título.
Analisando agora o mandato do nosso “querido” presidente Leco, principalmente o time desse ano, vem a pergunta, por que o SP é tão mole em campo? Por que, apesar dos altíssimos gastos, continuamos na fila por mais um ano? Gastamos mais de 100 milhões com vários jogadores, será que acabamos priorizando as vontades da torcida ao invés de decisões mais corajosas, as vezes trazendo um nome por 30-40 milhões mas que esse nome chegue para comer a bola?
A torcida agora fala que o Leco vai atrás do que os torcedores pedem, galera, acho que demorou para vocês notarem qual o perfil do Leco..
O Leco não é um líder, não é temido por alguns jogadores como era por exemplo Juvenal, jogador voltava fora de forma, jogava mal e o Juvenal mandava pro “purgatório”, o bicho era pago no vestiário com dinheiro vivo e ele tinha realmente muito respeito dos jogadores, mesmo daqueles que não são dos mais fáceis de lidar como o Fabuloso.
O grande defeito do Leco é temer as críticas e ser tao suscetível a elas, então ele se esconde atrás do Rai, do Lugano e do Pássaro. Podem perceber que ele so aparece quando o time está muito bem ou em uma contratação eufórica como foi o caso do Dani. Mas nota-se que falta um pulso firme, algo que freie os jogadores de pensar que o SPFC é um resort, isso é liderança e não adianta, algumas pessoas tem e outras não.
Podem perceber, a torcida pede X, o Leco trás, a torcida pede Y e o Leco trás, no fundo ele só quer ser idolatrado pelo torcedor mas infelizmente ele adota o pior caminho, pois a torcida não é nenhum profissional gabaritado na área e sempre agiu e agirá seguindo a emoção, então enquanto alguns times vão la e contratam os Gabigols e os Bruno Henriques da vida, a gente pega o mesmo dinheiro (mais até) e trás Pato (que parece que não quer mais jogar bola), Tche Tche, Raniel e o Hernanes em fim de carreira, claro declínio.
O Juvenal e o Marcelo Portugal, por exemplo, tomaram várias decisões que agradavam e várias que não, mas tinham a forma deles de agir e pensar e a faziam de acordo com um departamento de análise competente, quando o time ia mal eles davam a cara a tapa e quando precisava davam puxão de orelha nos jogadores, desde o anônimo ao LF9. Juvenal pode não ter sido o melhor dos presidentes, mas não da pra negar que o perfil do Leco não contribui na função que ele exerce.
Quando dizemos que o SPFC parou no tempo, é a mais pura verdade, o SP parou de tomar iniciativa, de se planejar, de manter uma filosofia clara, no lugar da liderança temos a omissão e no lugar da filosofia clara temos incertezas.
No ano que o Leco resolve gastar, trouxe um time extremamente ofensivo mas resolveu esperar meses pelo Sr. Retranca, famoso Cuca e seu Cucabol. Ai manteve ele por tempo demais em nome da continuidade, continuidade de um trabalho ruim não existe em nenhum clube serio no mundo. Viram a falta de filosofia? Time ofensivo com técnico retranqueiro é uma prova disso. Não adianta gastar mais de 100 milhões em vários jogadores se você não tem a base definida de como quer jogar. É incrível que a gente acertou a zaga mas aparentemente a torcida e o clube estão realmente querendo ir atrás do Thiago Silva, o cara é bom mas ganha um caminhão de dinheiro e manter o Arboleda é muito mais fácil e barato. Mais uma prova de que falta filosofia, vai mexer no setor que mais dá certo por que?
Gosto do Diniz, acho que a filosofia que ele tem casa com a do clube, mas vamos ser sinceros, um time que treinou o ano inteiro a jogar com as linhas baixas e a marcação individual, sem triangulações não vai conseguir mudar da agua para o vinho, mas uma prova da falta de planejamento. É torcer pra chegar no G4 e trabalhar pro ano que vem, sem medo de tomar decisões polêmicas, que comecem a analisar melhor o mercado e parem de agir como se nós tivéssemos alguma ideia de qual o melhor nome para se trazer, a única coisa que eu imploro é: contratem um bom departamento de scout, melhorem o preparo físico e botem alguém que tenha um perfil de liderança para lidar com os jogadores. Sr. Leco, coragem é agir apesar do medo, você é o presidente, bote sua cara a tapa e pelo menos faça um bom final de mandato, visando o melhor para o clube e não para eleger seu sucessor. Aliás, modernizem as opções dos presidentes e abram essa votação ai por que a ultima coisa que precisamos é de um outro presidente ultrapassado querendo “inovar” o clube.
Nossa camisa é historicamente a mais pesada do País, temos a terceira maior torcida, precisamos usar isso ao nosso favor e agir contra o monopólio da Globo, somos um dos poucos times que podem dar um basta nisso. As decisões que tomarmos agora e o presidente que for eleito decidirá se voltaremos a ser o velho e multicampeão SPFC ou viraremos um Vasco, Botafogo da vida. Sensatez e inteligência são vitais nesse momento.
Saudações Tricolores.
- Provável Escalação!! Crespo prepara mudanças e decide escalação para clássico contra o Santos!
- Nova Era em Cotia? Presidente do São Paulo prepara mudanças estruturais nas categorias de base
- ANUNCIADO!! São Paulo anunciou a contratação de novo reforço para a lateral
- Exclusivo: 2 equipes estão de olho em atacante do São Paulo!
Notícias
Santos x São Paulo: onde assistir
São Paulo encerra preparação e projeta duelo decisivo; Confira a provável escalação!
Tapia vira arma do São Paulo em clássicos paulistas
Marcos Antõnio lidera o São Paulo e vira peça-chave do meio-campo
São Paulo pode assumir a liderança do Brasileirão no clássico; Entenda!
BIDOU! Lucas Ramon é regularizado e reforça o São Paulo
São Paulo fecha preparação para clássico contra o Santos
O que são as probabilidades das casas de apostas e como os iniciantes podem interpretá-las?
Provável Escalação!! Crespo prepara mudanças e decide escalação para clássico contra o Santos!
Mais reforços chegando? São Paulo não termina busca por reforços e tenta contratações gratuitas!
São Paulo oficializa compra definitiva de joia que se destacou na Copinha!
Reformulação na base? Harry Massis anunciou mudanças na gestão de Cotia
Nova Era em Cotia? Presidente do São Paulo prepara mudanças estruturais nas categorias de base
Ele chegou! São Paulo oficializa contratação de lateral direito!
Lembra dele? Ex meia do São Paulo e craque mundial assina com time da MLS
Ídolo vai renovar? São Paulo inicia conversas para renovar com artilheiro!
ANUNCIADO!! São Paulo anunciou a contratação de novo reforço para a lateral
Mudanças para clássico? Crespo prepara elenco do São Paulo para enfrentar o Santos e deve contar com novidades!
É DO TRICOLOR! São Paulo confirma contratação de volante
Vai sair? Zagueiro de 19 anos do São Paulo chama a atenção de clubes europeus
MELOU: São Paulo desiste de Allan e trava negócio com o Flamengo
São Paulo negocia a renovação de Luciano, ídolo da equipe
Alvos definidos: São Paulo aposta em reforços sem custos na janela
Depois do Santos, São Paulo quer repetir festa no MorumBIS contra o Primavera
Exclusivo: 2 equipes estão de olho em atacante do São Paulo!
São Paulo tenta quebrar tabu na Vila contra o Santos
André Silva avança na recuperação e anima o São Paulo
É DO TRICOLOR! São Paulo acerta com lateral e reforça a equipe
Rafinha muda ambiente e embala São Paulo no Brasileirão
Conflito no conselho dificulta avanço da SAF no São Paulo, afirma empresário