Um poço sem fim. Leiam! - Por Luiz H.
Onde foi parar a soberania do São Paulo Futebol Clube? Estamos em um poço sem fim?
Desde 2008, não conquistamos, não impomos respeito, não somos clube grande mais. Aquela impressão que passávamos de gestão de time europeu, simplesmente não existe mais! Vou discutir alguns pontos.
1º - DIRETORIA
Tirando o primeiro mandato do Juvenal, de 88 a 90, e começando pelo de 06 á 14, se da a conclusão de que nada ele fez de importante para o time. A base vitoriosa do São Paulo se formou em 04 com Cuca, este que trabalhou em conjunto com nada mais nada menos Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, este, um dos MAIORES PRESIDENTE QUE JÁ COMANDOU ESSE CLUBE, SE NÃO O MAIOR! Alguns dos seus feitos:
Em 03 inaugurou o REFFIS, referência mundial na medicina esportiva de reabilitação e fisioterapia. Inaugurou também o CFA, Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. E o maior feito de todos, quando ele estava prestes a deixar o cargo, pois não sabia se ganharia a próxima eleição:
No final de fevereiro, pouco antes da derrota por 3×0 para a LDU, na primeira fase da Libertadores, em Quito, por 3×0, o presidente chamou Rogério Ceni para renovar o contrato.
O goleiro leu o documento e se assustou. Meio sem jeito, falou: “presidente, acho que tem algo errado ma multa”. E Marcelo Portugal Gouveia respondeu:
“Não, filho. Vou te explicar. Não sei se ganho a próxima eleição. Se o pessoal do Paulo Amaral voltar, é capaz de mandar você embora, de não renovar seu contrato. Com essa multa fica inviável que alguém te contrate e que eles te mandem embora”
Rogério ficou emocionado. Assinou o contrato chorando.
A rescisão contratual, estipulada em dólares norte-americanos, se FONTE: http://spfcpedia.blogspot.com.br/2008/12/adeus-marcelo-portugal-gouvea.html)
Agora, vocês que pedem a volta de Juvenal, simplesmente não são torcedores dignos de ser São Paulino! Devemos a alma tricolor ao Gouvêa! Que garantiu a nossa conquista ao mundo no ano seguinte.
Vejamos o Aidar, que está começando o seu mandato, e da pior maneira. Um time que disputa sempre os melhores lugares, posições e campeonatos, não pode vender seus jogadores no meio da temporada! O maior erro que estamos cometendo é esse! Cai entre nós, nosso elenco é fraco em diversos aspectos, começando pela defesa, e foram embora Doria, Souza, Tolói, entre outros.
Porém por um lado é cabível, pois o clube está afundado em dividas.
Mas o peso da camisa, também pesa na diretoria, que acha que deve se resolver os problemas de uma hora para a outra. O Palmeiras, esse ano está disputando o topo da tabela, ano passado quase caiu, Nobre foi apedrejado ano passado, esse ano está sendo louvado. O Corinthians, em 2007 caiu para a série B, em 2008, ganhou a Série B. Em 2009, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Em 2011, o Campeonato Brasileiro. Em 2012, enfim, faturou a Copa Libertadores e o Mundial.
Entenderam? Um time campeão se forma a longo prazo. Critiquem, mas com razão.
2º TECNICO
De 2008 pra cá, tivemos 17 técnicos incluindo as vezes que o Milton Cruz assumiu. 17 técnicos. Você trabalha em uma empresa, e durante esse período 17 chefes assumem, cada hora uma filosofia de trabalho... O Corinthians nesse mesmo período teve 5, Tite o maior deles. A culpa de um trabalho é do técnico? Você que idolatra Paulo Autuori, não sabe que ele só deu continuidade ao trabalho de Cuca. Você que acha que o Muricy com o chuveirinho ainda serve, não entende de técnico. Respeito Maximo ao Muricy, mas precisamos renovar.
Logo existem algumas perolas que jamais deviar ter comandado, como Carpegiani, Adilson.
Osório é estudioso, faz jus ao nome de técnico, treina o time, jogadas, posicionamento. Não entrega colete e não faz rachão. Agora se o time é fraco tecnicamente para impor o que ele pede, se peças saem e não são repostas, a culpa é dele?! SEJAM TORCEDORES DE VERDADE!
Claro, se assusta como a filosofia dele é implantada, rodízio, improvisações aqui no futebol brasileiro, mas depois do 7x1, temos mais é que sentar e aprender.
3º TIME
Sendo breve, entrando em novo assunto, e continuando o anterior, Osório tem que tentar classificar o time para a Libertadores, que é a meta máxima que se enquadra nesse time, sendo otimista. Não vou citar jogador mercenário, nem chinelinho, nem nada. Mas o único cara que honra esse manto é o Rogério, parece que a cada jogo, a vontade de vencer dele aumenta mais. Renan Ribeiro ta aprendendo o mesmo. Mas não podemos exigir muito de um time que ao menos tem a vontade de vencer. Um time em que peças novas não chegam. Que não tem defesa, muito menos um camisa 10...
Eu queria que a Copa do Brasil fosse nossa esse ano, assim como os torcedores de verdade, assim como Rogério.
4º TORCEDORES
Começando pela organizada. Nenhuma me representa, NENHUMA! Chutar carro de jogador, jogar garrafa de água, coisa de torcedor que não trabalha, devia ser extinto do estádio esse tipo de torcedor.
Alias essas organizadas de nada inovam, só inventam musica pra criticar o outro time, sendo que o nosso momento é delicado. Musica pra apoiar não fazem! Bando de merda! Sendo baixo mesmo, bando de merda!
Quer criticar, vá ao estádio, apoie os 90 minutos, e no final se nada der certo, você mete a boca, pois ai você tem razão.
Aprendam quando perdemos o jogo, perdemos coletivamente, o mesmo quando ganhamos. Acontece muito de xingarem meia dúzia de jogadores que nada poderiam fazer por conta de um erro de outro companheiro. Tolói mesmo é alvo de muitos torcedores, e foi embora. Triste.
É tanta coisa, praticamente um poço sem fim. Espero que a gente saia dessa, que o Osório tenha tempo pra trabalhar esse time, que torcedores de verdade voltem a aparecer, que o Aidar reformule essa equipe. Pois eu odeio pensar em que o precisamos cair para série b para se reerguer.
Saudações de um são paulino fanático!
- Corinthians x São Paulo: melhores momentos
- ESCALADOS! Confira a escalação do São Paulo para o clássico de hoje!
- Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
- Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações do Majestoso pelo Paulistão
Notícias
Majestoso tem gol no fim, confusão e empate na Neo Química Arena
Crespo comenta impeachment de Casares e pede fim da política no São Paulo
São Paulo sofre empate no fim, mas Danielzinho minimiza resultado em Itaquera
São Paulo enfrenta o Botafogo na Copinha; Saiba onde assistir e as prováveis escalações
Crespo descarta troca com Corinthians e libera Alisson se quiser sair
OLHO NA TABELA! São Paulo se complica na tabela após empate; Confira!
Corinthians x São Paulo: melhores momentos
FIM DE JOGO! São Paulo começa bem, mas empata o jogo contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! TAPIA ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TRICOLOR!
Harry Massis acompanha Majestoso e assume São Paulo em meio a crise
De saída? Fora do clássico, Alisson se aproxima do Corinthians e gera tensão no Morumbi
ESCALADOS! Confira a escalação do São Paulo para o clássico de hoje!
Após impeachment, Harry Massis fala em cooperação do São Paulo com a polícia
Milton Neves crava vitória do São Paulo sobre o Corinthians no Majestoso
Primeiro dia no cargo : o que Massis foi fazer no CT do São Paulo?
Números chamam atenção antes do Majestoso: São Paulo marcou em todos os últimos duelos
Luiz Gustavo acerta contrato de uma temporada com Athlético-PR e mantém foco no Brasil
Marcos Antônio vira trunfo do São Paulo para o Majestoso contra o Corinthians
Clássico pegando fogo: Corinthians aparece como favorito contra o São Paulo
Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
Novo presidente do São Paulo se reúne com elenco e diretores, traçando novos rumos no clube
Dorival e Crespo em campo: clássico traz a disputa entre os últimos campeões do São Paulo
Copinha 2026: FPF divulga tabela das quartas e São Paulo já tem data e local definidos
São Paulo supera Bragantino nos pênaltis e avança às quartas da Copinha em emocionante duelo
Tricolor classificado!! Em classificação dramática São Paulo avança nos penaltis na Copinha em cima do Bragantino
Após a queda de Casares, organizada do São Paulo cobra união para enfrentar crise no clube
Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações do Majestoso pelo Paulistão
Ele ainda pode voltar? Manobra pode garantir a permanência e a volta de Casares após impeachment aprovado
Bragantino e São Paulo se enfrentam pela Copinha 2026; quem leva a melhor neste duelo decisivo?
Harry Massis Júnior assume comando do São Paulo e cobra foco absoluto antes do clássico decisivo