Aidar pode cair! Com fonte!
O Superior Tribunal de Justiça decidiu dar ganho de causa a ação proposta pelos ex-presidentes oposicionistas do São Paulo e garantiu que o Código Civil deve ser respeitado, e qualquer mudança estatutária em clubes deve passar, obrigatoriamente, pela aprovação dos associados. Isso quer dizer, na prática, que todos os atos praticados pós 2004 se tornam sem efeito no São Paulo.
A ação foi assinada por José Douglas Dalora, Eduardo Mesquita Pimenta e outros ex-presidentes e conduzida pelo Desembargador Francisco de Assis, que é conselheiro vitalício do São Paulo e assumiu a questão.
O STJ já havia julgado procedente a ação, mas Juvenal Juvêncio, à época, entrou com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal. Foi concedida uma liminar, depois derrubada no dia 14 de novembro de 2011 pelo ministro Luiz Fux. Ele cassou decisão judicial que permitiu a decidiu o caso nesta terça-feira.
Com a decisão, todos os atos praticados a partir de 2004, e que tenham influência futura, perdem efeito. Nesse caso todos os conselheiros que se tornaram vitalícios por indicação de Juvenal Juvêncio, ou mesmo de Carlos Miguel Aidar, deixam de ser. Os conselheiros que foram eleitos em 2014 perdem o cargo e o presidente Carlos Miguel Aidar tem o seu mandato interrompido. O STJ precisa indicar um interventor que ajustaria as questões estatutárias, recuando para 2004 e convocaria novas eleições gerais no clube. Não há prazo previsto para isso.
Nesta noite estão reunidos os presidentes Carlos Miguel Aidar, Carlos Augusto Barros e Silva (presidente do Conselho Deliberativo) e Eduardo Mesquita Pimenta (presidente do Conselho Consultivo). Eles estão tentando encontrar uma saída para essa enorme crise que acaba de aportar no Morumbi. Sabe-se que ainda cabe um recurso no próprio Superior Tribunal de Justiça, mas apenas para ganhar tempo, porque a decisão já é conhecida. Os ministros, dificilmente, mudarão seus votos.
Oposição negocia
A oposição são-paulina também está reunida. A maioria dos conselheiros vitalícios que perderiam seus cargos, é de oposição, pois está ligada a Juvenal Juvêncio. Pode surgir uma proposta de manutenção das indicações e dos atuais cargos eleitos, permitindo a Carlos Miguel Aidar seguir na presidência do clube até o final do ano. Para isso o São Paulo deveria recorrer para manter o atual quadro. Aidar precisaria se comprometer a convocar eleição para o ano que vem, encurtando, portanto, seu mandato e o estatuto de 2004 seria reimplantado, com mandatos de dois anos para presidente – hoje são três, com possibilidade de uma reeleição, e de quatro anos para conselheiros – hoje são seis.
De imediato o Tricolornaweb se coloca contra qualquer tipo de acordo que venha privilegiar quem quer que seja, pois pode soar como mais uma falcatrua. A lei tem que ser cumprida. Por mais que seja uma vergonha para o São Paulo, depois de tantas que estamos passando com estes escândalos, que venha um interventor, que arrume a casa e convoque novas eleições. Assim Aidar sairia do cargo e os conselheiros ficariam apenas para dar sustentação ao clube, mas também passariam por novas eleições. Essa é a nossa posição firmada e não arredamos pé, sendo, portanto, contrários a qualquer acordo.
Paulo Pontes
- DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
- RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
- QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
- Rafinha assume interinamente futebol do São Paulo após saída de Rui Costa
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
São Paulo prefere nova abordagem e deve substituir amistosos com outros planos na intertemporada
REVIRAVOLTA? A novela continua: Arboleda retorna ao CT e São Paulo avalia reintegração
MEIA OFERECIDO! São Paulo recebe sondagem para fechar com volante América do México e avalia
MELOU? São Paulo vê negociação por zagueiro esfriar e trata chegada com pessimismo
REVIRAVOLTA! ARBOLEDA ESTÁ NO CT E TEM REUNIÃO NO SÃO PAULO: ELE VAI VOLTAR?
"UM CRETINO A MENOS"! Líder de torcida organizada detona dirigente de saída do Tricolor
Dorival abre espaço e Cotia pode voltar a ser protagonista no São Paulo
Arboleda pode ser reintegrado ao São Paulo após saída de Rui Costa
BOLADA! São Paulo terá gasto milionário após saída de dirigente
Novo executivo do São Paulo terá desafios com reforços, renovações e finanças
REFORÇO NA ÁREA! Saiba como joga e as estatísticas de Victor Sá, novo reforço do São Paulo
Reviravolta! Arboleda pode ser reintegrado ao São Paulo após conversa com Dorival
DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
NEGÓCIO FECHADO! São Paulo compra atacante em definitivo após acordo com o River Plate
JOGARÁ COM MESSI! Casemiro acerta com Inter Miami e vai jogar ao lado de astros
CHANCE PARA OS JOVENS! São Paulo abre espaço para joias após liberar cinco jogadores
DESPEDIDA! Rui Costa reage à demissão do cargo de executivo de futebol no São Paulo
VOLTOU À MIRA?! Zagueiro do futebol europeu pode voltar ao radar após saída de Rui Costa
Rafinha ou Edmílson? São Paulo define próximos passos após saída de Rui Costa
QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
Victor Sá faz exames e aguarda liberação para ser anunciado pelo São Paulo
RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
Ex-auxiliar de Crespo chama Rui Costa de ‘Judas’ após demissão no São Paulo
Dória, Arboleda e Cédric lideram lista de jogadores mais criticados do São Paulo
NOVO CHEFE! Rafinha assume interinamente cargo de futebol do São Paulo após saída de Rui Costa
Após saída do São Paulo, Rui Costa publica mensagem enigmática nas redes
São Paulo rejeita pedida do Botafogo e busca alternativa por contratação de volante
São Paulo se reapresenta para segunda metade da temporada e Dorival comanda treinos
São Paulo perde Morumbi por conta de shows e procura nova casa para mandar jogos! Confira
O drama histórico que desafia a narrativa dos épicos modernos nas telas