J. E. Pimenta Mesquista. Alguém se lembra? Sucessor de JJ. E a história se repete!!!

J. E. Pimenta Mesquista. Alguém se lembra? Sucessor de JJ. E a história se repete!!!

airnani

José Eduardo Mesquita Pimenta (1938) é um advogado e dirigente esportivo brasileiro. Foi presidente do São Paulo Futebol Clube, assumindo o cargo em 1990 das mãos do atual presidente Juvenal Juvêncio (J J fez oposição à gestão Mesquita Pimenta). Ao lado dos diretores de futebol Fernando Casal Del Rey (seu sucessor na presidência do São Paulo) e Khalef João Francisco, renegociou os contratos de patrocínio do clube e fez grandes investimentos na contratação de jogadores. Sua diretoria foi também a responsável pela contratação de Telê Santana (então um profissional vindo de insucessos em outros clubes) para o cargo de treinador de futebol e por reestruturar os departamento esportivo e de marketing do São Paulo. Como resultado, o São Paulo sagrou-se bicampeão mundial de futebol, bicampeão da Copa Libertadores da América, bicampeão paulista e campeão brasileiro, se transformando em um dos clubes brasileiros de maior renome no exterior e em uma das grandes potências do futebol sul-americano. A fase de sucesso, da mesma forma, proporcionou um significativo aumento em sua torcida.

Mesquita Pimenta sairia da presidência em 1994, um mês antes de findo o mandato, para assumir, por um curto período, o cargo de Secretário Municipal de Esportes de São Paulo, durante governo do prefeito Paulo Maluf. Poucos meses depois surgiram denúncias de que havia recebido propina durante a negociação de Mário Tilico para o Logroñes (que acabou não se concretizando), e de Leonardo para o Valencia, ambos os clubes da Espanha, em 1991. Igualmente foi acusado de má-gestão em reformas de estruturas físicas do clube. As suspeitas levantadas de seu período presidencial fizeram com que saísse da Secretaria Municipal e culminaram no seu afastamento dos quadros do São Paulo. Posteriormente foi readmitido no clube. Apesar de não ter sofrido uma condenação jurídica pelo episódio, seu grupo político (também ligado ao ex-presidente Antônio Leme Nunes Galvão, que abdicou da vitória conquistada nas eleições de 1990 em seu favor, em uma controvertida mas permitida manobra) acabou enfraquecido na administração interna do São Paulo Futebol Clube (principalmente após a malograda administração de Casal Del Rey como presidente).

Avalie esta notícia: 4 1
VEJA TAMBÉM
- DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
- NOVO REFORÇO? Volante ex-capitão do Inter é oferecido ao São Paulo em saída do México
- VÍDEO: OFICIAL! ARBOLEDA ESTÁ DE VOLTA E SÃO PAULO TAMBÉM DECIDE FUTURO DE RAFINHA!
- Reviravolta no São Paulo: Arboleda será reintegrado e volta aos planos de Dorival


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo


Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net