Três volantes: análise tática, problemas e soluções.

Três volantes: análise tática, problemas e soluções.

SlenderSPFC

Que a zaga do São Paulo é horrível todo mundo sabe.

O único zagueiro ali que ainda se salva é o Tolói, que mesmo assim vive uma fase PÉSSIMA.

Pensando nisso, o Milton Cruz escalou o time com três volantes. Dessa forma, a zaga fica mais protegida, dando mais liberdade ao articulador do time, que atualmente é o Ganso, e ao lateral esquerdo, já que nenhum dos nossos laterais esquerdos marcam bem.

Mas para que esse esquema tático funcione é FUNDAMENTAL a participação dos volantes nas ações ofensivas, seja atuando como terceiros homens de meio campo .

__________x___X___x___________

O PROBLEMA:

Esse esquema tático tem gerado uma lentidão generalizada no nosso meio de campo.

Se usamos um jogador defensivo à mais para suprir a carência na zaga, obviamente chegaremos ao ataque com menos homens. Um time que vai ao ataque com poucos homens e fica dando toquinho de lado, invariavelmente vai perder profundidade, não vai conseguir furar bloqueios e não conseguir encaixar tabelas. Esses são nossos maiores problemas.

O Wesley faz uma função parecida com a do Kaká, sendo terceiro homem de meio campo. Mas a falta de qualidade técnica comparada à do Kaká é visível, além disso, ele também tem uma responsabilidade defensiva que o Kaká não tinha.

O resultado é o que estamos vendo: um time lento, previsível e extremamente fácil de marcar. Nosso tricolor é uma "seleção espanhola de 2010 falsificada". A posse de bola, a troca de passes e o brilho individual dos espanhóis pelo menos rendia resultados, o nosso não.

__________x___X___x__________
SOLUÇÕES:

1- Variar o posicionamento dos volantes.
Hudson, Souza, Wesley e Thiago Mendes são volantes com boa chegada no ataque, mas praticamente só o Wesley tem como função principal atuar mais à frente e isso deixa nosso time muito previsível e fácil de marcar. Alternando o posicionamento dos volantes poderíamos dar mais "nós táticos" nos adversários.
Por exemplo: poderíamos deixar o Wesley como terceiro homem de meio campo e o Souza de elemento surpresa nas jogadas de linha de fundo. Quando o técnico do adversário percebesse isso e fizesse os devidos ajustes, colocaríamos o Wesley na ponta direita, o Michel pela ponta esquerda e o Ganso centralizado, alterando totalmente nosso posicionamento e destruindo os ajustes do adversário. obviamente, nossas mudanças deveriam ser treinadas e dependeriam da situação do jogo.

2- Tirar o Denílson do time.
O Denílson é um jogador que não se encaixa mais no futebol moderno. Ele é um volante com muita pegada e muita força na marcação, mas que mata absolutamente TODAS as nossas jogadas de ataque, tanto que só fez um gol em toda a sua trajetória pelo São Paulo. Eu já fui um grande defensor dele, mas hoje em dia ele não se encaixa mais, não cabe mais no time.

3- A questão do Ganso.
O Ganso é um puta jogador, isso é incontestável. Poucos jogadores no Brasil tem a sua visão de jogo e a sua qualidade de passe. O grande problema é a sua lentidão e sua falta de movimentação. Para ele só há duas soluções:
a) atuar como volante, como já fez com Muricy Ramalho. Nesse esquema que eu proponho por meio desse texto, ele seria UM PUTA UPGRADE NA NOSSA TRINCA DE VOLANTES. (releiam o tópico "1- Variar o posicionamento dos volantes").
b) tomar um chá de banco e dar chance pro Broschilia, que tava jogando muito e com certeza daria velocidade pro nosso time.



O que acharam?? Comentem :)

Avalie esta notícia: 3 0
VEJA TAMBÉM
- VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando
- ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
- MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
- DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo


Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net