Análise do Corinthians, e humilde opinião de como montar o time – Por Airnani
Tenho visto alguns posts de torcedores querendo o 3-5-2 contra o time do Corinthians no 4-1-4-1.
Se nosso time precisa ir para cima, não podemos ter 3 zagueiros para marcar um centroavante (que seja Love ou até Danilo, como foi da outra vez).
Nossos alas marcariam quem? Os laterais, ou os meias abertos? Se for os laterais, Emerson Sheik faria um zagueiro se deslocar para direita para marca-lo no mano a mano, e Jadson, ou Renato Augusto ou Danilo, fariam o outro zagueiro abrir no outro lado. E o zagueiro da sobra ficaria também no mano a mano.
Se os volantes é que sairão para pegar os meias abertos, deixaremos Elias vindo de trás com a bola dominada, fazendo um zagueiro, tendo que sair para marca-lo. Todos sabem que zagueiro quando pega um jogador de frente e com a bola dominada é fatal.
Enfim, então como o São Paulo deveria jogar?
O ponto forte do Corinthians é a marcação, e a compactação do time. O time joga no 4-1-4-1, quando não tem a posse de bola. Quando tem a posse de bola, o time se torna um 4-3-3.
A zaga faz uma linha de impedimento alta (quando tem a bola, a zaga avança para frente da linha intermediária).
Quando perde a bola, a zaga não recua, e a segunda linha joga muito próxima da primeira, deixando Ralf entre essas duas linhas.
Assim eles induzem o time adversário a sempre procurar o volante centralizado (Denilson) para começar a jogada. Ele e os zagueiros são os únicos que recebem a bola de frente para o gol adversário. Os meias vão sempre receber a bola de costas para o gol, impossibilitando-os de fazer um lançamento nas costas da zaga avançada.
E com um volante (Ralf) no meio das duas linhas, é praticamente impossível passar por ali, e conseguir tabelar ou enfiar uma bola.
O ponto fraco do Corinthians são seus laterais. Tanto Fagner quanto Uendel, não são bons defensivamente, e gostam de apoiar. São bem diferentes de Fabio Santos e Alessandro, que raramente subiam.
Desta forma, em minha humilde opinião, temos que jogar com 3 volantes dinâmicos: Souza, Hudson e Thiago Mendes.
Com 3 volantes, podemos liberar mais os laterais para avançarem, e desta forma, Carlinhos e Bruno são ótimas alternativas. Se perdemos a bola na ponta, ainda temos volantes e zagueiros para recuperar. Se perdemos a bola pelo meio.......aí....vem o time deles com a bola dominada e tabelando pelo meio, como sempre fazem conosco.
Racionalmente, é fato que é mais fácil driblarmos ou tabelarmos em cima de Sheik e Jadson, do que em cima de Elias, Renato Augusto e Ralf.
Na frente temos que ter dois atacantes de movimentação. Pato não pode jogar, então eu iria de Ganso e Centurion. Esses dois jogando mais centralizados, para dar espaço para que Bruno e Carlinhos possam tentar tabelas com os volantes ou jogadas individuais.
Centurion tem que jogar centralizado, pois é o atacante mais rápido que temos e que é muito mais veloz que Felipe e Gil. O problema é como a bola chega.
Doria e Toloi, são zagueiros que batem bem na bola. Como o Corinthians marca atrás da linha da bola, e possuem apenas um atacante, eles terão liberdade para arriscar lançamentos na diagonal nas costas da linha alta de impedimento. E Centurion, pode levar vantagem na corrida.
O ideal seria Pato na frente, pois ele sabe jogar contra times com a linha de zaga alta, como podemos relembrar do gol dele contra o Barcelona (no auge):
https://www.youtube.com/watch?v=vEq4-F-SLH4
Quando não tivemos a posse de bola, temos que induzir o Corinthians a fazer o mesmo que eles fazem conosco.
Marcar pressão Elias, Renato Augusto, Emerson e Jadson (para que recebem a bola de costas), e deixar Ralf livre. Ralf é que tem que começar a jogada deles.
E de repente um Centurion, pode roubar a bola de Ralf, ou interceptar um passe (que não é o forte dele), e partir de frente para o gol, como fez Pato no vídeo acima.
- Bobadilla marca golaço, supera Artur e alcança marca surpreendente no São Paulo
- Artur quer permanecer no São Paulo e pode ajudar em negociação com o Botafogo
- Wendell pode deixar o São Paulo e voltar ao Grêmio em meio a reestruturação financeira do Tricolor
- Vasco pode envolver Brenner e Hinestroza para tentar tirar Luciano do São Paulo

Notícias
Dorival pode perder peça fundamental do São Paulo para o clássico contra o Corinthians
Rogério Ceni mantém recorde histórico no Brasileirão após 19 anos
São Paulo decide vaga contra o Palmeiras hoje, às 11h; veja o que precisa para avançar
São Paulo vence apenas 1 de 9 clássicos em 2026 e encara Corinthians sob pressão
Vinicius de Medeiros é confirmado como candidato da situação e agita eleição no São Paulo FC
Luta contra a depressão: saindo do SPFC, meia revela problemas com alcool e depressão
Gabriel Sara brilha com duas assistências em goleada e alcança marca histórica na Europa
Danilo revela por que o São Paulo não o contratou e acabou indo para o Corinthians
Dorival Jr. vê potencial em ataque com trio que não jogava junto há sete meses, mas alerta sobre defesa
Futuro incerto: Lucas pode dar adeus ao São Paulo com chegada das eleições
Cria de Cotia, Juan Santos surpreende na Europa, marca 6 gols em 9 jogos e chama atenção do mercado
Luciano no Vasco? Ferreirinha por Artur? São Paulo tem novidades surpreendentes!
Djhordney e Pedro Ferreira iluminam caminho do São Paulo na Seleção Sub-20
São Paulo mira recuperação em clássico contra o Corinthians com retornos decisivos
Definição sobre futuro de Lucas no São Paulo depende da nova presidência