Muricy Ramalho vai cuidar da saúde - que volte melhor, atualizado...e menos blindado
Segue matéria do site ESPN. Para mim abordagem correta e definitiva.
E chega de derramar lágrimas. Muricy irá cuidar da saúde, e o SPFC seguirá seu caminho, em busca de novas glórias
"Muricy Ramalho deixa o São Paulo para cuidar da saúde.
Enfim, acabou o impasse. Muricy Ramalho vai para casa tratar a diverticulite e o São Paulo procurar um novo treinador para cuidar do seu time.
O técnico que parecia cansado e sem ânimo está certo. Sem saúde perfeita não há como cuidar da tarefa multidisciplinar que é a gestão de um elenco. Muito menos no ambiente político conturbado do clube.
Mas a responsabilidade pelo mau futebol da equipe também era do comandante. Setores descoordenados, jogadores subaproveitados, muitas vezes mal escalados - como na derrota para o Corinthians na estreia da Libertadores.
O corpo debilitado era lembrado nos reveses. Nas vitórias, até as velhas tiradas de seu humor ranzinza apareciam, assim como os elogios.
Muricy merece respeito e até admiração como profissional vencedor e vivido. Mas não precisa de blindagem.
Em mais de trinta anos acompanhando futebol obsessivamente, como ofício ou não, este que escreve nunca viu um técnico tão protegido e isento de criticas. Nem Telê Santana, mitificado hoje com alguma justiça, porém execrado em 1986 pela derrota da seleção brasileira de Júnior, Sócrates e Careca. Mas também do inexplicável Elzo, volante que não errava passes - porque só tocava de lado.
Detonado e mantido por um fio na decisão de 1990 no próprio São Paulo, depois da derrota na final do Brasileiro para o Corinthians. Numa equipe mais qualificada que a rival, mas que, a rigor, só tinha uma jogada ofensiva: lançamentos para o veloz, e pouco mais que isto, Mário Tilico.
Apanhou, cresceu, aprendeu e acrescentou novos conceitos à sua filosofia, como meio-campo marcador liberando as jogadas pelos flancos. Com ataque investindo na técnica, sem centroavantes toscos como Nei e Eliel, ganhou tudo e fez história no tricolor paulista.
Muricy não teve essa chance até aqui, em clube algum nos últimos anos. Porque quando vence os méritos são do treinador. Como após a conquista da Libertadores no Santos em 2011, na entrevista logo depois da vitória na final, ainda no campo, quando disse que ele merecia aquele título porque "melhora os caras" e contou com a cumplicidade costumeira.
Nas derrotas, a culpa é de todo o resto. Elenco fraco, jovens da base com "defeito de fábrica", falta de sorte, apatia do time ou superioridade absoluta do adversário - como nos 4 a 0 para o Barcelona de Guardiola na final do Mundial Interclubes, quando "ajudou" armando o time santista num 5-3-2 nunca utilizado antes e escancarou o meio-campo para Busquets, Xavi, Iniesta, Fábregas e Messi.
Em 2015, perdeu Kaká, referência de experiência e liderança, mas ganhou os reforços pedidos. Inclusive a velocidade e o drible de Centurión. Faltou futebol, trabalho coletivo.
Porque Muricy é da escola de treinadores brasileiros que acreditam que basta arrumar o sistema defensivo e deixar o talento e o instinto resolverem na frente. Ainda que Guardiola, Mourinho, Ancelotti, Klopp, Simeone e outros técnicos que comandam verdadeiras seleções internacionais ensaiem situações de jogo no ataque.
No São Paulo tricampeão brasileiro, faltou o craque e sobrou pragmatismo - bola parada, jogada aérea, contragolpe.
Agora é hora de tratamento, descanso, reflexão. Se possível, uma reciclagem. Com humildade para aprender e se atualizar, como quando inseriu a posse de bola em seu repertório depois da surra em Yokohama há pouco mais de três anos. Sem o discurso "quero ver ganhar o Brasileiro com jogo quarta e domingo, sem milhões pra contratar".
Principalmente sem a blindagem que em nada ajuda e acrescenta. Não conheço Muricy Ramalho. Quem convive exalta o homem íntegro, reto, sério e trabalhador. Não duvido. Mas a crítica construtiva acrescenta, mesmo que o técnico responda inicialmente com uma invertida ou um "sabe nada, nunca chutou uma bola".
É hora de deixar o homem repousar com a família. Que o profissional volte melhor em corpo e mente para contribuir com o crescimento do futebol brasileiro. Quem venceu tanto sempre pode ajudar."
Blog André Rocha/ESPN
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
PEDIDO DE DORIVAL! São Paulo reintegra dois jogadores para reforçar elenco na sequência da temporada
CLIMA DE PRESSÃO! São Paulo reúne lideranças no CT para reduzir desgaste político
BASTIDORES AGITADOS! São Paulo vive semana intensa com mudanças, reintegrações e reforços
COMEMORAÇÃO! Estreia de Rogério Ceni no São Paulo completa 33 anos hoje
VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
DEFENDEU! Ex-meia do São Paulo, hoje agente, defende jogador criticado na Seleção
SONDOU! São Paulo faz consulta por zagueiro ex-Fortaleza; negociação seria por empréstimo
Como a camisa do São Paulo foi parar com Ferris Bueller? Diego Fernandes explica
DÍVIDA! Ex-São Paulo é preso por atraso em pagamento de pensão alimentícia
Justiça nega pedido de Julio Casares e mantém investigação sobre sua gestão no São Paulo
MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
DE RUI COSTA A ARBOLEDA: São Paulo vive semana de reviravoltas e inicia nova fase na temporada
REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
São Paulo: Atualizações sobre as Negociações de Domingos, Newton e Arthur no Mercado da Bola
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda
ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando