Eu acredito no Ganso - Por Tostão (Folha de SP - 06.08.14)
Assim como exaltamos o talento de Ganso, quando ele atuava no Santos, e demoramos a perceber que ele não era um craque como parecia, pois era lento, participava pouco do jogo e atuava em pequenos espaços, temos hoje uma enorme dificuldade, para não errar novamente, de reconhecer que Ganso tem feito um grande esforço para evoluir, que passou a se movimentar mais e que tem tido ótimas atuações, mesmo quando não realiza uma jogada excepcional ou o São Paulo perde.
Contra o Criciúma, Ganso, além de atuar bem durante toda a partida, teve dois lances primorosos, que têm sido frequentes. No gol, amaciou a bola, para ela não correr tanto e chegar, no momento exato, nem um centímetro a mais ou a menos, para Alan Kardec fazer o gol. Em outro lance, do meio-campo, colocou a bola nos pés de Pato, livre na marca do pênalti, a poucos metros do adversário, que perdeu o gol. Ninguém bateu palmas. Parece que não acreditam mais no Ganso. Eu acredito!
Ganso continua entrando pouco na área, apesar dos pedidos de Muricy. Repito, ele é um armador. Não é um meia ofensivo. Os grandes armadores do futebol mundial também entram pouco na área. Não dá para fazer tudo. Não são perfeitos.
As pessoas estão tão viciadas com a divisão no meio-campo, entre volantes e meias ofensivos, que não conseguem visualizar nem desenhar na prancheta a posição desses armadores. Será que é necessário dar um novo nome a eles para existirem? São meio-campistas. Nada mais que isso. Só não gosto quando são chamados de segundos volantes.
Um grande número de jogadores brilha em times inferiores e se apaga quando vai para equipes melhores. Tenho a impressão que Ganso, por seu estilo, se for para um dos grandes da Europa, jogar ao lado de grandes craques, vai atuar melhor e será um deles.
Ganso, Souza e Maicon formam um excelente trio no meio-campo, para o nível de futebol que se joga no Brasil. Mas, sempre que o São Paulo perde, por inúmeros motivos, falam que o meio-campo é lento, troca passes demais e marca pouco. Muricy aproveita para colocar mais um zagueiro ou mais um volante marcador. Nosso futebol caminha para trás.
Ganso descobriu seu lugar em campo. Um dos chavões do futebol é dizer que jogador moderno tem de atuar em várias posições. Isso é bom. O técnico Van Gaal e o holandês Kuijt foram muito elogiados na Copa porque o jogador atuou em várias posições, às vezes, em uma mesma partida. Ele sempre fez isso. Fez porque nunca foi excepcional em nenhuma posição. Se fosse, teria de achar um lugar para brilhar.
O que o craque precisa ter é talento coletivo, enxergar as mudanças que ocorrem durante a partida para tentar algo diferente. E também saber que não é ele que faz o time atuar bem. É o bom conjunto do qual ele faz parte que vai fazer o craque se destacar.
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
BOA NOTÍCIA! Sabino avança na recuperação e volta ao gramado no São Paulo
DEFINIDO! São Paulo encaminha amistoso internacional para a intertemporada
PEDIDO DE DORIVAL! São Paulo reintegra dois jogadores para reforçar elenco na sequência da temporada
CLIMA DE PRESSÃO! São Paulo reúne lideranças no CT para reduzir desgaste político
BASTIDORES AGITADOS! São Paulo vive semana intensa com mudanças, reintegrações e reforços
COMEMORAÇÃO! Estreia de Rogério Ceni no São Paulo completa 33 anos hoje
VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
DEFENDEU! Ex-meia do São Paulo, hoje agente, defende jogador criticado na Seleção
SONDOU! São Paulo faz consulta por zagueiro ex-Fortaleza; negociação seria por empréstimo
Como a camisa do São Paulo foi parar com Ferris Bueller? Diego Fernandes explica
DÍVIDA! Ex-São Paulo é preso por atraso em pagamento de pensão alimentícia
Justiça nega pedido de Julio Casares e mantém investigação sobre sua gestão no São Paulo
MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
DE RUI COSTA A ARBOLEDA: São Paulo vive semana de reviravoltas e inicia nova fase na temporada
REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
São Paulo: Atualizações sobre as Negociações de Domingos, Newton e Arthur no Mercado da Bola
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda