Muricy x Tite, e porque estaremos bem mais fortes para o jogo de volta

Muricy x Tite, e porque estaremos bem mais fortes para o jogo de volta

airnani

A imprensa adora perguntar: Quem é melhor? Tite ou Muricy?
Eu particularmente gosto dos dois técnicos. Mas, os dois tem características e filosofia de jogo completamente diferentes.
Essa não é apenas uma opinião, mas vou me basear em fatos.
TITE
Tite tem um esquema definido, e os jogadores tem que se adaptar a ele para jogar. As peças mudam, mas o esquema é o mesmo.
O esquema não muda, mas há um rodízio de jogadores, nas posições da frente. Emerson, ora joga pela esquerda, ora pela direita, ora pelo meio.
Jadson, que um dia disse que não gostava de jogar aberto, logo que Ganso foi contratado e o São Paulo buscava um substituto para Lucas.
Hoje no Corinthians, às vezes joga por lá. Se quiser jogar só de um jeito, não tem espaço.
Foi isso que impediu Pato de evoluir. No esquema de Tite, Emerson, Jadson, Danilo, enfim, quem cair pelo lado, tem que acompanhar o lateral.
Ralf planta à frente da zaga, uma vez que seus laterais raramente sobem juntos. Assim, ele permanece sempre centralizado.
Isso dá libertada para Elias, sair para jogar, pois ele tem mais liberdade que os laterais para avançar, afinal tem a cobertura de Ralf. Antes era Paulinho.
Detalhe, Tite era volante, então explica-se porque Cristian, Guilherme, Paulinho e Elias, são os jogadores que brilham.
MURICY
Muricy era meia criativo. Ele e Cuca, são os poucos técnicos que foram meias ofensivos.
Luxemburgo foi lateral, Felipão e Mano, zagueiros gáuchos, Dunga volante, Abel Braga, zagueiro.
Tá certo que vão falar: Mas, Guardiola era volante. Enfim, no Brasil, as coisas são diferentes.
Os laterais de Luxemburgo sempre têm papeis importantes. E depois de Mano e Feipão, a seleção tem como astros, Thiago Silva, David Luiz e Miranda. Ok. Tem o Neymar, mas esse é fora de série.
Muricy demora mais para construir um time, pois ele não tem um esquema definido. Ele adequa o time de acordo com o elenco que tem. Afinal um time não pode jogar com dois pontas abertos, se no elenco só tem dois jogadores para jogar assim. Se um machuca, como fica?
Por ter sido meia, Muricy banca Ganso e com razão. Ele sabe que a posição do meia é muito mais cerebral que físico. E portanto, esses jogadores demoram mais para amadurecer, que atacantes de volantes que jogam com físico, explosão e arrancada.
E também por ter sido meia, Muricy gosta de possa de bola. Ele sabe que a pior coisa para um time que gosta de jogar, é não ter a bola, ou ter que correr atrás da bola.
A grande diferença agora, e que veremos no futuro próximo se deu certo, é que Muricy, gosta de ter variações táticas durante o jogo. E por isso, aposta em elenco.
COMO VENCER O CORINTHIANS
O Corinthians, é um time que sem a bola joga em um 4-1-4-1.
Ou seja, ele forma duas linhas de 4 bem próximas e longe de sua área (linha de impedimento muito bem feita), e Ralf entre elas. Ou seja, um jogador que conseguir passar pela primeira linha, ainda tem que passar por Ralf. E com isso, normalmente os zagueiros do Corinthians, independente de quem seja, só pega bola mascada, e nunca jogadores com a bola dominada. Chicão, Paulo André, Wallace, Cleber, Castan, nunca foram brilhantes em outros times.

Em um esquema assim, o pior esquema para jogar contra é ter 2 centroavantes fixos e lentos. Pois se o time de Tite faz uma linha de impedimento alta, o centroavante joga muito longe da área, e como não tem velocidade, praticamente não pega a bola de frente.

Infelizmente, Muricy não podia contar com Centurion e Pato no primeiro jogo da Libertadores.
Muricy tentou congestionar o meio, para que Elias não tivesse liberdade. Era jogo para empatar, ou ganhar em bola parada, cavada pelos seus pivôs LF09 e Kardec.
Mas, por um desentrosamento da zaga, o linha de defesa do São Paulo, jogou muito recuada, dando muito espaço para o meio do Corinthians. E assim, um passe rasteiro de Fagner na lateral lá de sua intermediária, cruzou a linha de meio campo, e achou um meia lá na outra intermediária.
Para quem já jogou futebol, sabe que jamais um time pode deixar uma bola rasteira cruzar sua linha de meio de campo sem ser interceptada.
Para o próximo jogo, o ideal seria jogar com Pato e Centurion, mas como Pato não pode jogar, o São Paulo tem que abrir Michel Bastos de um lado e o argentino do outro.
Centurion no mano a mano com Fagner, fará com que um zagueiro ou Ralf tenham que sair do miolo, e cobrir o lateral.
Com isso, Ganso terá mais liberdade e descongestionará a entrada da área.
Michel Bastos tem que fazer o mesmo pela direita, e com a vantagem de cortar para o meio e cruzar de pé trocado, para que Luis Fabiano ou Kardec venham de frente, trazendo a marcação e tentando cabecear, ou então deixando passar para Centurion com sua força física, ótima impulsão e corrida diagonal cabecear na segunda trave.
Os laterais, tem que se revezar na subida para que não deixa Denilson como barata tonta, tendo que cobrir os dois lados, e sempre que possível fazer a passagem lá na frente, para fazer os jogadores de ponta do Corinthians cansarem, voltando para marcar.
Mesmo que não recebam a bola, eles precisam de vez em quando disparar para trazer a marcação de Emerson ou Jadson.
Ou seja, temos que fazer o mesmo que Corinthians, abrir jogadores pelas pontas, para descongestionar o meio.

Avalie esta notícia: 142 11
VEJA TAMBÉM
- Scarpa ou Igor Gomes? São Paulo avalia dois nomes que podem mudar o time de Dorival
- MELHORA! São Paulo vê zagueiro evoluir em recuperação durante intertemporada
- NOVA ROTA! Reunião com lideranças é feita para traçar novos rumos no SPFC após saída de Rui Costa
- VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo


Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net