A Triste Realidade em 2015
O mau início de ano do São Paulo surpreende. Esperava-se muito mais da equipe vice-campeã brasileira com a comissão técnica e a estrutura mantidas, e o grupo reforçado. Mas, de uma análise um pouco mais profunda, conclui-se um clube desconectado da realidade, nas mais importantes e diferentes esferas. Dentro e fora do campo, o Tricolor rema contra a maré e parece distanciar-se cada vez mais da terra firme.
Depois de nova derrota para o Corinthians e de completar 270 minutos sem gols contra equipes da Série A (dois Majestosos e uma partida diante do Santos), nos quais a maior chance de marcar foi um pênalti desperdiçado por Rogério Ceni, ouviu-se um festival de abobrinhas. A começar por críticas aos torcedores que foram e os que não foram ao Morumbi.
Ora, realmente são uma bobagem os gritos de "raça" que vêm da organizada e já são famosos. Não é isso que falta ao time. Mas como um clube que não conseguiu executar a simples tarefa de vender ingressos para a partida mais importante realizada neste ano, no Morumbi, contra o Danúbio, pela Taça Libertadores, pode cobrar algo da torcida?
O São Paulo tem forçado seus admiradores a virarem sócios-torcedores, criando um abismo entre preços de ingressos para eles e os que não se associam. O crescimento espantoso do Palmeiras nesse aspecto deve ter feito a cartolagem tricolor enxergar boa fonte de receitas. Mas a realidade, essa que o clube parece desconhecer, é que o rival alviverde tem, hoje, mais a oferecer como contrapartida aos torcedores.
Em primeiro lugar, sua nova arena. É bonita, moderna, tem acesso por meio do transporte público, oferece mais vagas de estacionamento. É uma motivação e tanto. Ir ao Morumbi ainda é um fardo. Enquanto o jurássico conselho do São Paulo acha lindo ter seu "estádio tradicional", que realmente é belíssimo e até mesmo atualizado, se levarmos em conta que foi inaugurado há quase 55 anos, a realidade aponta para a necessidade urgente de modernização.
O programa de sócio-torcedor do São Paulo também não mudou. Promete uma série de melhorias há meses, mas nada sai do papel. Então, que história é essa? O cidadão se associa sem saber que benefícios terá? Quem não tem a carteirinha, para ver um jogo da Libertadores, precisa pagar 120 reais, fora o agrado aos flanelinhas, a comida, etc, etc. Ignoram a realidade econômica atual do brasileiro e o fato de que, desde 2006, o Morumbi se acostumou a receber públicos de 40, 50, 60 mil pessoas em jogos com as mais variadas promoções de ingressos.
Antes do Majestoso de fevereiro, Carlos Miguel Aidar disse que o São Paulo era favorito, pois, entre outros fatores, não devia nada a ninguém. Nenhum problema no presidente acreditar em sua equipe, pelo contrário. Só que, agora, revelou-se um atraso de dois meses de direitos de imagens. Ou seja, não estava "tudo certo" na época. A pavorosa atuação do time naquela noite tem a ver com isso? Tenho certeza que não. Mas se não está tudo certo, não diga que está.
O trabalho de montagem do elenco melhorou bastante depois que Gustavo Vieira de Oliveira assumiu sua função. Agora é a hora de Muricy Ramalho tomar decisões duras, mas necessárias. No ano passado, ele já sabia que Ganso, Pato e Luis Fabiano dificilmente conseguiriam atuar juntos
Tudo isso converge para os problemas de dentro do campo. O São Paulo, tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008, só tinha um craque no gol. Vencia por sua força coletiva, que se sobrepôs aos individualismos dos adversários. Em 2015, o futebol se desenvolveu a ponto de tornar o conjunto ainda mais fundamental, até para quem tem um Messi ou um Cristiano Ronaldo. E o Tricolor andou para trás. Monta times de videogame, baseados em nomes, não numa construção sólida.
O trabalho de montagem do elenco melhorou bastante depois que Gustavo Vieira de Oliveira assumiu sua função. Agora é a hora de Muricy Ramalho tomar decisões duras, mas necessárias. No ano passado, ele já sabia que Ganso, Pato e Luis Fabiano dificilmente conseguiriam atuar juntos. Voltou atrás e tentou em 2015. O trio não apresenta consistência. Se a comissão técnica não consegue armar um time confiável com eles, é preciso sacrificar nomes em prol do coletivo.
Da mesma maneira que falta criatividade a quem pede "raça", falta à equipe, estática, na contramão da evolução do jogo. Muricy disse que o São Paulo não está 100% emocionalmente. É preciso haver outro choque de realidade. Taticamente, o cenário é bem pior do que o emocional. O que mina aos poucos a confiança do jogador é a desorientação e a percepção de trilhar um caminho que não vai levar a lugar nenhum.
O São Paulo tem material e estrutura suficientes para corrigir seus rumos rapidamente, mas precisa, dentro e fora de campo, aceitar e encarar a realidade. Sem soberania e nariz em pé.
alexandre lozetti fooster (Foto: Globoesporte.com)
#A Triste Realidade: Mais como a mesma torcida que apoiou e ajudou o time a não cair no Campeonato Nacional de 2013 é a que pode ajudar o time novamente... Parem de Cri cri cri.. Ajudem o Elenco, Comissão técnica.. e briguem com os dirigentes e não elenco... o Apoio e Incentivo da torcida faz uma diferença enorme a todo departamento de Futebol.. e lembre-se #Juntos Somos Mais Fortes...
#Saudações TRicolores
- LENDA INGLESA NO TRICOLOR? Informação quente: SPFC faz proposta por artilheiro inglês, Jamie Vardy
- POR QUE O SÃO PAULO NÃO MATA OS JOGOS? IA analisa Calleri, Luciano e duas alternativas de Cotia
- A POLÍTICA ESTÁ AFETANDO O TIME? Quanto a crise do São Paulo pesa dentro de campo
- 16% na Série A! Dorival iguala pior início da história do São Paulo e sai vaiado de campo.
Notícias
Jamie Vardy no São Paulo: Velho demais? Números do inglês aos 39 anos surpreendem
Veja a programação do São Paulo na semana; próximo jogo, datas e horários
São Paulo e New Balance lançam 3º uniforme inédito e exclusivo para o time feminino
ASSINADO! São Paulo receberá aporte astronômico após assinar com empresa de ingressos; Saiba tudo!
DE VOLTA! Tolói retoma atividades no São Paulo e se aproxima do retorno aos gramados
CRITICOU! Dagoberto detona elenco atual do São Paulo
VÍDEO: Vardy no São Paulo por R$1 milhão por mês! A verdade da negociação bombástica
BOMBA: São Paulo estuda a contratação de lenda do futebol inglês
São Paulo avalia a possível aquisição do experiente atacante Jamie Vardy
São Paulo visa reforço de peso com a contratação de campeão da Premier League
LENDA INGLESA NO TRICOLOR? Informação quente: SPFC faz proposta por artilheiro inglês, Jamie Vardy
REVOLTA DA TORCIDA! São Paulo apatico? Jogo ruim provoca reações da torrcida em nova derrota
Apagão no 2º tempo! São Paulo sofre 80% dos gols na etapa final durante seca no Brasileirão.
A POLÍTICA ESTÁ AFETANDO O TIME? Quanto a crise do São Paulo pesa dentro de campo
SINCERÃO! Com jejum de 9 jogos sem vencer Pablo Maia fala sobre atual fase do São Paulo
Após nova derrota, Dorival reconhece responsabilidade e dívida com a torcida do São Paulo
POR QUE O SÃO PAULO NÃO MATA OS JOGOS? IA analisa Calleri, Luciano e duas alternativas de Cotia
16% na Série A! Dorival iguala pior início da história do São Paulo e sai vaiado de campo.
Quem foi bem e quem foi mal! Saiba os destaques do empate de ontem do São Paulo!
NOVO PERFIL! São Paulo supera rivais e lidera ranking de europeus no Brasileirão
PRESSÃO EM DORIVAL! Técnico chega a 12 jogos sem vencer no Brasileirão e São Paulo vive jejum preocupante
DORIVAL PEDE AJUDA! Técnico faz apelo à torcida do São Paulo após novo tropeço no MorumBIS
ATÉ QUANDO? São Paulo tropeça novamente, torcida vaia e jejum chega a nove jogos
O QUE ACONTECE COM O SÃO PAULO? Time volta apático após intervalo e Dorival cobra reação
Calleri admite atuação ruim do São Paulo e reclama de pênalti do VAR.
Pablo Maia reflete sobre a luta contra o rebaixamento do São Paulo: "É um momento difícil"
“PÊNALTI CLARÍSSIMO!” Calleri detona arbitragem após lance polêmico em São Paulo x Coritiba; veja vídeos
TABELA ATUALIZADA! São Paulo cede empate e vê situação apertar no Brasileirão
VACILO! São Paulo cede empate ao Coritiba e amplia jejum no Brasileirão
GOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! PABLO MAIA ABRE O PLACAR NO MORUMBIS