[OFF] - Fifa proíbe investidores no futebol

[OFF] - Fifa proíbe investidores no futebol

Ruts

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta sexta-feira na sede da entidade, em Zurique, que será proibida a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol.

- Tomamos uma decisão muito firme, no sentido de proibir a participação de terceiros. Mas vamos criar uma comissão e dar um prazo para o mercado se adaptar - declarou Blatter.

Instado a dar mais detalhes sobre o assunto, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o período de transição deve ser "de seis a oito janelas de transferência" - ou seja, de três a quatro anos.

- O que é certo é que vamos banir a presença de terceiros, de investidores. Até março vamos definir o período de transição - declarou Valcke.

Na prática, a Fifa quer que apenas clubes sejam donos de direitos econômicos de jogadores. Há ainda muitos pontos a serem discutidos pela comissão da Fifa que cuida do caso.

A forma mais comum de burlar a proibição é por meio de "clubes hospedeiros", os "times de empresário" - aqueles que na prática inexistem, mas servem para que um jogador seja registrado e então emprestado a um time maior, uma vitrine.

Os "hospedeiros" já estão na mira da entidade. Por meio do TMS (Transfer Market System), a Fifa já identificou um clube uruguaio e dois argentinos que registraram a compra de atletas por um valor e a venda em curto período por valores muito superiores.

A entidade que manda no futebol mundial aplicou multa de 50 mil francos e a proibição de atuarem em duas janelas de transferência. Os próximos alvos são os "hospedeiros" brasileiros.

O período de três a quatro anos serve para que o mercado se adapte. Os clubes brasileiros hoje são dependentes desse tipo de financiamento - um estudo da KPMG mostra que 80% dos jogadores brasileiros são fatiados entre clubes e "terceiros".

Como este blog mostrou mais cedo, sete clubes da Série A procuraram recentemente o mesmo investidor para pedir dinheiro emprestado. Em troca, oferecem pedaços de seus jogadores, principalmente das categorias de base.

O fim da presença de investidores nos direitos econômicos de jogadores é uma vitória da Uefa sobre o terceiro mundo. Na véspera do anúncio, o presidente da Uefa, Michel Platini, disse a este blog que a única solução possível era "banir, banir".

Por outro lado, seus colegas sul-americanos eram bem mais cautelosos. O presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, disse que o ideal era "regular". O mesmo discurso foi adotado pelo presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero.

Minutos depois de a decisão ter sido anunciada por Blatter, Michel Platini voltou a criticar a presença de terceiros (chamadas assim porque não são nem clubes nem jogadores) no mercado do futebol.

- Isso era necessário para mantermos a transparência e a integridade do jogo - declarou o francês, por meio do Twitter da Uefa.

No Brasil, a decisão foi recebida com cuidado.

- A fragilidade financeira dos clubes de futebol no país é que faz com que as negociações de direitos econômicos sejam tão relevantes. Caso os clubes estivessem em boa situação, não haveria temor quanto a proibição - analisou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito esportivo internacional.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/fifa-proibe-investidores-no-futebol.html


Como vocês acham que isso vai afetar o SPFC e o mercado brasileiro em geral?

editado por Ruts

Avalie esta notícia: 3 2
VEJA TAMBÉM
- Brasil x Marrocos na estreia da Copa do Mundo!!! Confira onde assistir!
- São Paulo recebe propostas por Maik após afastamento e avalia saída do lateral
- Suíça chama Nicolas Bosshardt, e joia do São Paulo ganha experiência internacional na Copa
- NEGÓCIO FECHADO! Com redução salarial, São Paulo fecha primeiro reforço a pedido de Dorival
- VÍDEO: São Paulo fecha com seu primeiro reforço para a janela de transferências


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo


Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net