Perda da copa do Brasil Paulista e placar histórico ainda não são suficientes para Demissão d CARPA?
O São Paulo levou uma surra do Corinthians, neste domingo, no clássico do Pacaembu. É verdade que o time teve vários desfalques que, queira ou não, pesam num jogo assim, marcado sempre pelo equilíbrio. Mas o técnico Paulo Cesar Carpegiani tem culpa no cartório, sim... Não se pode negar.
Carpa, como é chamado no popular, comete equívocos e cai em contradições ao comentar seus próprios tropeços. Depois da partida, o treinador evitou citar nomes, mas admitiu que faltou experiência ao time para administrar, sobretudo a falta de um homem em campo, após a justa expulsão de Carlinhos Paraíba.
Mas e Rivaldo, que estava no banco de reservas? O treinador não tem o direito de clamar por experiência ao ignorar a presença de um pentacampeão do mundo em seu banco de reservas.
Fica evidente que a relação de ambos não é boa. Quando um jogador compõe o banco de reservas de um time, seja ele de um grande ou pequeno clube, tem condições de jogar. Se Carpegiani não escala Rivaldo é por má vontade, não se tem outra explicação.
Seguindo... O treinador jogou com uma formação até que ofensiva diante de um Corinthians que todos sabem se agiganta jogando no Pacaembu, ao lado da Fiel torcida. Até aí tudo bem, Carpa optou por três jogadores de velocidade à frente, formando uma linha composta por Fernadinho, Dagoberto e Marlos. A ordem era explorar os contra-ataques...
No entanto o esquema tático não pode ser “engessado”. Pelo contrário, precisa mudar de acordo com o desenho tático do jogo. E Carpegiani está lá para ver isso e, como comandante, mudar quando necessário. E o treinador pecou aí, mais uma vez.
Diante da expulsão de Paraíba, o treinador precisava mudar o esquema. O panorama da partida exigia isso. O Corinthians, apesar de desordenado no primeiro tempo, mandava no jogo. Sendo assim seria mais sensato que o treinador fechasse a equipe a correr riscos de perder e por um placar elástico como aconteceu.
Era evidente a perda da qualidade técnica do São Paulo diante dos desfalques, então Carpegiani não tinha o direito de correr riscos. Aí o erro crasso do treinador, que precisa ser cobrado.
Analisando os últimos acontecimentos, Carpa não merece continuar no São Paulo. A diretoria sabe disso. Quando da eliminação do time da Copa do Brasil, o treinador só não caiu porque alguns fatores pesaram, sobretudo a multa contratual, além das poucas opções no mercado para assumir a equipe. No entanto a realidade agora é outra.
Não acredito que a diretoria tricolor tomará uma atitude de demissão do treinador agora até para não passar recibo de que o Corinthians foi quem derrubou um treinador no Morumbi. Parece piada, mas é verdade. Dirigente é igual a torcedor e pensa e age de forma passional, com raríssimas exceções.
Reitero: passou da hora de Carpegiani deixar o São Paulo. Os equívocos são muitos. Os erros do clássico expuseram o time a um vexame histórico. E isso não pode passar em branco... Acorda, Juvenal!
- Mercado da bola: São Paulo recebe proposta de 17 milhões de euros por joia da base
- É NOSSO! Victor Sá é o novo reforço do São Paulo e se apresenta nesta quarta no CT
- EX-JUVENTUS NO TRICOLOR? Vídeo: Meia estrangeiro e dois zagueiro do futebol europeu na mira do SPFC
- FAXINA NA BASE?! São Paulo inicia reestruturação e corta funcionários no CFA
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
Lucas Moura intensifica reabilitação e se aproxima de retorno ao São Paulo
Juventude supera São Paulo em duelo decisivo do Brasileiro Sub-20 e renova esperanças na competição
São Paulo fecha acordo com atacante e aguarda liberação para reforço definitivo
NEGÓCIO FECHADO! Exclusivo: SPFC fecha com 1º reforço e vai buscar mais dois!
DETALHES FINAIS! SPFC avança por Victor Sá e aguarda detalhe final para liberação do Krasnodar
PEDIU MAIS GRANA? Time europeu quer compensação financeira para liberar jogador importante ao SPFC
OFERTA RESPONDIDA! Em negociações, Hoffenheim da Alemanhã dá retorno ao São Paulo sobre zagueiro
Cédric reconhece desafio no São Paulo e defende: "Emoção é parte do jogo no Brasil"
DE SAÍDA? Lateral entra em lista de negociáveis do São Paulo para a janela de julho
Galoppo entra na lista de negociáveis do River e São Paulo pode lucrar com nova transferência
São Paulo recebe resposta do Hoffenheim e negociação por Arthur Chaves enfrenta obstáculo
Lucas Moura surpreende médicos, tira bota antes do prazo e acelera retorno no São Paulo
MORUMBIS LOTADO! Confira os maiores públicos do Tricolor em casa no primeiro semestre
É NOSSO! Victor Sá é o novo reforço do São Paulo e se apresenta nesta quarta no CT
São Paulo recebe resposta após tentar empréstimo de Arthur Chaves
DE VOLTA! Elenco se reapresenta no CT da Barra Funda com amistosos no radar
PROPOSTA QUENTE! SPFC recebe proposta de 17 milhões de euros por joia da base
EM BUSCA DA REAÇÃO! São Paulo encara o Juventude fora de casa pelo Brasileiro Sub-20
EX-JUVENTUS NO TRICOLOR? Vídeo: Meia estrangeiro e dois zagueiro do futebol europeu na mira do SPFC
BRECHA NO REGULAMENTO? Flamengo pode contratar Marcos Antonio do SPFC e usá-lo no Brasileirão
CONFRONTO DECISIVO! Juventude e São Paulo almejam vitória em duelo no sub-20
TRICOLOR EM CAMPO!! São Paulo em negociações para amistosos com rivais da Série A
NEGÓCIO FRUSTRADO! São Paulo intensifica busca por defensor após recusa: veja os novos alvos
FAXINA NA BASE?! São Paulo inicia reestruturação e corta funcionários no CFA
DE SAÍDA? Lateral entra em lista de negociáveis do São Paulo para a janela de julho
PARADA PRA COPA! São Paulo planeja amistosos contra dois times da Série A durante a pausa
Presidente do São Paulo marca presença em encontro da CBF durante a Copa do Mundo
Lucas Moura surpreende em recuperação e pode reforçar o São Paulo em data prevista
Arboleda manifesta desejo de ficar no São Paulo e recusa investida do Santos
Mercados de previsão e futebol: uma tendência crescente antes da Copa do Mundo de 2026