Por calendário, São Paulo estuda jogar Paulistão de 2014 com time B
A diretoria do São Paulo estuda a possibilidade de jogar a maior parte do Paulistão de 2014 com um time reserva, sem as principais estrelas. A medida é cogitada pelo clube e será estudada ao término da atual temporada. A iniciativa foi sugerida por conta dos problemas de calendário no ano que vem e pelo desgaste físico excessivo que prejudica o elenco na atual temporada.
A análise do São Paulo é que jogar o Paulistão sem os principais jogadores daria mais tempo de preparação aos titulares, no início de ano. Caso o São Paulo não chegue à final da Copa Sul-Americana, o elenco poderá sair em férias a partir do dia 9 de dezembro, para voltar em 9 de janeiro. O clube entende que a partir de então os titulares poderiam fazer uma pré-temporada de pelo menos um mês ou até 40 dias, como no futebol europeu. Nesta segunda-feira, a FPF adiou o início do Paulistão para 19 de janeiro.
A medida faria com que o clube utilizasse pelo menos na primeira fase do Paulistão uma equipe sem os principais jogadores. Sem disputar a Copa Libertadores, a equipe teria a tranquilidade e o cenário ideal para colocar os titulares para jogar apenas a partir do fim de fevereiro, em partidas amistosas. Depois, teria a possibilidade de fazer os titulares chegarem sem desgaste e em plenas condições físicas na fase final do Estadual.
O clube, no entanto, sabe das indisposições que poderá causar caso decida avançar na ideia de jogar a maior parte do Paulistão sem os principais atletas. A diretoria sabe que poderá ser cobrada pela Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do campeonato.
Outro atrito que poderá acontecer é com o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo Del Nero, potencial candidato à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em eleição a ser realizada no fim do primeiro semestre de 2014. O cartola, que briga pelo apoio do clube, veria o São Paulo deixar de lado o campeonato que sua federação comanda.
Del Nero tem mantido contato com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e com outros membros da diretoria. Ele faz lobby pelo apoio nas eleições presidenciais da CBF. Nas últimas semanas, Del Nero saiu em defesa do São Paulo e pediu que o Palmeiras retirasse o reforço ao boicote ao rival do Morumbi na Copa São Paulo do próximo ano. O mandatário da FPF falou com o presidente palmeirense Paulo Nobre e solicitou que o clube não fizesse parte do movimento contra o São Paulo, por conta de denúncias de supostos aliciamentos a jogadores de 16 anos ou menos. O Palmeiras atendeu.
Do outro lado, está o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez. Este também tem boa relação com Juvenal Juvêncio, apesar da troca de farpas quando ainda ocupava a principal cadeira do clube rival. Andrés partilha dos mesmos ideais políticos de Juvenal e tem elogiado o presidente do São Paulo sempre que é questionado desde sua saída do Corinthians.
Recentemente, o Bom Senso FC - movimento liderado pela zagueiro Paulo André, do Corinthians, e pelo meia Alex, do Coritiba - se levantou contra o calendário do futebol brasileiro. Os integrantes não falam publicamente sobre a disputa dos Estaduais do ano que vem com times reservas, mas reivindicam apoiaram a iniciativa.
Caso o São Paulo coloque a medida em prática e dispute o Paulistão sem os principais atletas, fará parecido com o que o Atlético-PR praticou nesta temporada. O clube paranaense disputou o Estadual no início do ano com uma equipe sub-23, enquanto o elenco principal se dedicou a uma longa pré-temporada. Mesmo com os jovens, chegou à final do torneio e foi derrotado pelo rival Coritiba. Hoje, com o elenco principal, colhe os frutos da boa preparação. Mesmo com um orçamento muito inferior ao dos grandes clubes do país, briga no topo da tabela do Brasileirão e tem vaga encaminhada para a Copa Libertadores de 2014, um ano após ser promovido da Série B.
- São Paulo chega à 152 cruzamentos em 5 jogos no comando de Roger
- O que a diretoria do São Paulo tem para falar após o empate contra o Internacional?
- Renovação próxima: São Paulo se aproxima de estender contrato com a New Balance
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem se destacou na partida de ontem pelo São Paulo!

Notícias
Ex-jogador do São Paulo é hospitalizado a dois meses do Mundial
São Paulo x Oscar: rescisão de contrato marca novo capítulo na carreira do craque
Vídeo da filha do presidente Harry Massis festejando gol do Corinthians gera turbulência política
Carlos Vinícius e Calleri travam batalha gol a gol pela artilharia do Brasileirão
São Paulo busca encerrar jejum contra o Cruzeiro após empate no Sul
São Paulo aposta na base para suportar maratona de 8 jogos em abril
São Paulo chega a 3° jogo sem vitória e vive grande pressão interna!
São Paulo enfrenta pior sequencia do ano antes de maratona decisiva!
São Paulo empata com o Inter e Roger Machado aposta em novidade tática com Cauly para retomar boa fase
Estreia Promissora: Artur brilha no São Paulo contra o Internacional com desempenho sólido no Brasileirão
Pinotti pode ser SUSPENSO no São Paulo após vazamento de áudios e decisão cai como bomba!
São Paulo fecha nova extensão contratual com Negrucci até 2029, garantindo cláusula automática
NOVO PATROCÍNIO! São Paulo acerta parceria com universidade para estampar o uniforme
Pressionado no cargo? Entenda a situação de Roger Machado após sequência ruim
São Paulo chega a 152 cruzamentos em 5 jogos no comando de Roger
O que a diretoria do São Paulo tem para falar após o empate contra o Internacional?
São Paulo sob pressão: Roger Machado e Rui Costa em xeque por falta de evolução
INACREDITÁVEL: São Paulo enfrenta crise e atinge a pior sequência do ano na temporada
Calleri atinge marca de 10 gols em 2026 e supera suas estatísticas de 2025
Artur brilha em sua estreia pelo São Paulo e apresenta números promissores em campo
Roger Machado critica a excessiva utilização de cruzamentos no São Paulo
Desempenho oscilante do São Paulo gera alerta para o restante da temporada
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem se destacou na partida de ontem pelo São Paulo!
Renovação próxima: São Paulo se aproxima de estender contrato com a New Balance
Roger Machado analisa decisões tomadas em empate tricolor
Calleri defende Roger Machado após empate com o Internacional
A Melhor Forma de Apostar no Seu Time de Futebol Favorito: Estratégias Inteligentes para Transformar Paixão em Lucro
São Paulo empata no último minuto com Internacional em emocionante duelo na Série A
Calleri elogia postura do São Paulo em empate e defende valorização de Roger
TABELA ATUALIZADA! São Paulo empata e segue na cola do rival na liderança