Irmão de PH Ganso
20/09/2013 07h00 - Atualizado em 20/09/2013 07h00
Jogador amador no Amapá, irmão
de Ganso sonha em ser profissional
Jonnathan Freitas veste a camisa 8 da seleção de Santana, pelo Torneio Intermunicipal e também defende o time da Inglaterra em copa amadora
Por Jonhwene Silva
Macapá-AP
21 comentários
Nascido na cidade de Laranjal do Jari - a cerca de 260 quilômetros de Macapá, no Amapá - Jonnathan Caldeira de Freitas, de 21 anos, seria somente mais um jogador de futebol que tenta a sorte nos campeonatos amadores disputados por lá. Não fosse um detalhe: o jovem é meio irmão do meia Paulo Henrique Ganso, do São Paulo. Ele é filho de Amarildo da Silva Chagas, pai biológico de um dos atletas mais caros do futebol brasileiro.
Jogador amador no Amapá, irmão de Ganso sonha em ser profissional (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Jonnathan sonha em chegar a um grande clube (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Jonnathan já recebeu alguns apelidos em virtude do parentesco com Ganso, como ''Marrequinho'', ''Gansinho'' e ''Patinho'', mas diz não se incomodar. Em relação ao irmão, o jovem afirma que só teve contato pessoalmente com o são-paulino duas vezes, quando ele ainda atuava no Santos e não se importa com a situação.
- Sei que vou levar isso comigo para o resto da minha vida, o laço sanguíneo, mas não tenho nenhum contato com ele. Tive a oportunidade de conversar com o Ganso apenas duas vezes, daí nunca mais voltamos a nos falar. A distância, os compromissos dele, talvez seja um dos grandes problemas - afirma Jonnathan.
Irmão de Paulo Henrique Ganso disputa torneios amadores no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Jogador disputa o Intermunicipal pelo Santana,
time Amapá (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
O garoto amapaense chegou a atuar nas categorias de base de clubes do interior de São Paulo, a exemplo do Independente, de Limeira e em clubes do Pará (Paysandu e São Raimundo), e do Amapá (São José). E o talento para o futebol parece ser genético. Amarildo, pai de Jonnathan e Ganso, é ex-jogador do Clube do Remo, do qual vestiu a camisa nos anos de 1988 e 1989.
Atualmente, Jonnathan, o filho anônimo, disputa o Campeonato Intermunicipal pela seleção de Santana e a Copa do Mundo Marcílio Dias pela Inglaterra, duas competições do futebol amador amapaense. Ele ainda sonha em traçar o mesmo caminho do irmão, mas lamenta as poucas oportunidades que tem e ressalta que pretende seguir os próprios passos.
- Não espero ser igual ao Ganso, mas as cobranças sempre existem, pois é um grande jogador. Nem pretendo me aproveitar disso. Quero fazer por mim e conquistar o meu espaço. Meu pai me influenciou e incentivou muito e espero um dia poder corresponder à aposta dele. Não preciso provar nada ao meu irmão, vou continuar fazendo a minha parte - relata.
Jogador amador no Amapá, irmão de Ganso sonha em ser profissional (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Atleta em campo (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Em campo, o camisa 11 do Santana possui poucas semelhanças com o irmão famoso. Também é um meio-campista ofensivo e tem lançamentos precisos a longas distâncias, mas os estilos de jogo parecidos param por aí. Enquanto Ganso é canhoto, Jonnathan é destro. Em relação à aproximação com Paulo Henrique, o garoto é enfático.
- Vai depender dele. Não tivemos oportunidade de conversar por muito tempo e a gente se tratava sempre como primos, já que ele foi criado pela minha tia. Não sei o que poderia acontecer e prefiro ficar na minha e se houver interesse dele também, não vejo problema em poder conversarmos - diz o jovem.
Por enquanto Jonnathan, o irmão do Ganso, prefere voltar as atenções para as competições que disputa no Amapá, sonhando um dia também vencer como jogador de futebol.
Jogador amador no Amapá, irmão de Ganso sonha em ser profissional (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Jonnathan em jogo pelo Intermunicipal, em Santana, no Amapá (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- Derrota dura! São Paulo não joga bem e leva 3 a 0 em primeira partida pelo Paulistão
- Confira a tabela! São Paulo em sua estreia no Paulistão; Confira como o Tricolor ficou na tabela!
- Fantástico faz reportagem completa sobre escandalos no São Paulo e Clube e presidente emitem esclarecimentos
- São Paulo escalado!! Confira os titulares do Tricolor para a estreia no Paulistão
Notícias
Caos político e falta de peças: São Paulo vive impasse crítico rumo a 2026
Crise nos bastidores: São Paulo admite descontentamento e desempenho abaixo do esperado no início da temporada
Crespo dispara críticas sobre crise no São Paulo e garante: "Nosso time ainda vive"
Ex-diretor do São Paulo é investigado após abrir 15 empresas suspeitas, revela fonte
Torcida do São Paulo reage à derrota para o Mirassol e aponta culpados com ironia: "Parabéns
Empresário de Lucas Moura dispara críticas: "líder limitado" em polêmica nas redes sociais
Luciano admite frustração após derrota do São Paulo e clama por apoio da torcida em 2024
Crespo cobra reforços para o São Paulo e admite dificuldade diante do Mirassol no campeonato
Palmeiras e São Paulo têm datas definidas para confronto decisivo na Copinha 2024
São Paulo decepciona e sofre revés na estreia do Paulista contra o Mirassol, 2 a 0
Mirassol e São Paulo se enfrentam em duelo decisivo pelo Paulista; veja os melhores momentos!
Luciano se antecipa a temporada difícil e clama: "Torcida, não abandone o São Paulo!
Mirassol e São Paulo se enfrentam na estreia do Paulistão 2026; saiba onde acompanhar ao vivo!
Flamengo reage após impeachment e se aproxima de acordo para saída de Marcos Antônio; futuro incerto
São Paulo sofre dura derrota de 3 a 0 para o Mirassol, com gol contra de Alan Franco no Paulistão
São Paulo enfrenta grave crise e tem seis desfalques antes de estrear contra o Mirassol no Paulistão
Luciano desabafa, pede apoio da torcida e prevê desafios ainda maiores para 2026 no São Paulo
Crespo admite que retorno de Calleri, Lucas e Wendell no São Paulo ainda demanda tempo e paciência
Mirassol despacha São Paulo em estreia do Paulistão, deixando torcedores desapontados e sem reação
Crespo reage à crise política no São Paulo e afirma: "O clube não morreu" em meio a desafios
São Paulo enfrenta ameaça no Paulistão: tabela complicada pode complicar a temporada!
Crespo afirma que o São Paulo não está abandonado e tenta blindar elenco após pressão nos bastidores
São Paulo decepciona na estreia do Paulistão, derrota para o Mirassol complica cenário político instável
Após derrota, Luciano reage e desafia: "São Paulo precisa de mudanças urgentes e éticas
Polícia apura denúncias contra ex-diretor do São Paulo por abertura de 15 empresas no cargo
"Não abandonem este clube": Luciano faz apelo à torcida e projeta ano de superação após pessima estreia na temporada
Confira a tabela! São Paulo em sua estreia no Paulistão; Confira como o Tricolor ficou na tabela!
Derrota dura! São Paulo não joga bem e leva 3 a 0 em primeira partida pelo Paulistão
Fantástico faz reportagem completa sobre escandalos no São Paulo e Clube e presidente emitem esclarecimentos
Ex-Flamengo brilha em estreia pelo Mirassol, marca gol e enlouquece torcida contra o São Paulo