Vereador: Isenção do Itaquerão é cheque pré-datado sem saber se tem fundo
SEXTA, 24 DE JUNHO DE 2011, 15H32
Vereador: Isenção do Itaquerão é cheque pré-datado sem saber se tem fundo
Dayanne Sousa e Eliano Jorge
Contrário à isenção fiscal de R$ 420 milhões da Prefeitura de São Paulo para a construção do estádio do Corinthians em Itaquera, o vereador Marco Aurélio Cunha, do DEM, não tem dúvidas de que perderá esta batalha na Câmara.
- Vai ser aprovado o projeto, a maioria dos vereadores é a favor, tem bancada forte ligada ao clube - mostrou-se resignado, em conversa com Terra Magazine.
Ele não compareceu à audiência pública desta sexta-feira (24), marcada para discutir o assunto. "Já sei da argumentação, já cansei de ouvir as mesmas coisas", justificou. "A audiência pública, no meio do feriado, é mais para cumprir tabela", afirmou, se referindo a uma das etapas do processo.
O ponto principal de sua discordância é a indefinição de que a futura arena receberá a partida inaugural da Copa do Mundo de 2014. "Porque (a concessão de benefícios) está baseada nisso", ressaltou Cunha.
- É um absurdo dar o incentivo se você não sabe se a abertura da Copa será lá. Perguntei ao presidente (corintiano) Andres Sanchez, e ele disse que não existe esta garantia - contou o ex-superintendente de futebol do São Paulo Futebol Clube.
Ele comparou a milionária ajuda ao Corinthians a "um cheque pré-datado sem saber se tem fundo".
- Querem emitir papéis para incentivos que serão concedidos para o desenvolvimento de um polo econômico se a Copa for lá, e não tem garantia. É uma quebra de compromisso com a responsabiidade fiscal - insistiu.
O parlamentar acredita que estão sendo superestimadas as consequências da intervenção em Itaquera, na carente Zona Leste.
- Não adianta o secretário (municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho) Marcos Cintra mostrar (um arquivo de) Power Point e dizer que (a obra) vai gerar um bilhão de reais. Fala no sentido figurado. É meu amigo, competente, professor da Fundação Getúvilo Vargas, mas de onde ele tirou esse projeto? Baseado em quê? - repisou seu ceticismo.
Duvidando das previsões de impacto do Itaquerão na região, Marco Aurélio Cunha ironizou: "Vão acontecer essas mágicas todas por causa do estádio...". E criticou o comportamento na Câmara: "Fico impressionado de ver pessoas do PT, de esquerda, serem a favor, não combina com os dicursos anteriores deles".
Única alternativa
Os vereadores vêm sendo pressionados a aprovarem o projeto de isenção antes do recesso de julho. Assim, teriam apenas mais uma semana para fazer valer a proposta, de interesse do Corinthians, da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do próprio prefeito Gilberto Kassab, que confirmou a inexistência de um "plano B" para 2014 caso o estádio não seja concluído.
Existe a exigência regimental, porém, de que o projeto passe por duas audiências públicas e duas votações em plenário antes que seja aprovado. Por isso apressou-se o agendamento de uma audiência em pleno feriadão, com presença baixíssima. Vereadores ausentes justificam que o objetivo de ouvir a população não estava sendo cumprido e que o evento foi só para seguir as regras.
Encaminhada pelo prefeito, a proposta de isenção chegou à Câmara na terça-feira (21) e já tinha o apoio da bancada do PSDB e da maioria do PT. A votação foi marcada para quarta e terminou suspensa diante do pedido de vista do vereador Aurélio Miguel (PR), que discorda do projeto.
Agora, volta à pauta na terça (28), e a pressa será ainda maior. Cogita-se que o recesso tenha que ser adiado.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5204494-EI6578,00-Vereador+Isencao+do+Itaquerao+e+cheque+predatado+sem+saber+se+tem+fundo.html
- BOLA CHEIA E BOLA MURCHA e notas: veja quem brilhou e quem decepcionou em Flamengo 1 x 1 São Paulo
- VÍDEO: A verdade sobre Enzo Díaz e sua saída do São Paulo ficando quente!
- OLHO NA TABELA! Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
- Flamengo x São Paulo: melhores momentos
Notícias
Lucas Moura dá boas notícias sobre sua recuperação: "Estou no meio do caminho
Lucas Moura revela progresso na recuperação e visa retorno ao São Paulo em breve
Enzo Díaz se afasta do São Paulo: Atrasos e queda de desempenho levam à ausência
São Paulo aguarda redução salarial de Calleri para fechar renovação contratual
GRANA A CAMINHO! São Paulo pode lucrar com nova venda de atacante revelado em Cotia
Empate Valioso: Rafael Destaca Desempenho do São Paulo Contra o Flamengo em Confronto Difícil
BLINDANDO O ELENCO! Dorival faz apelo a torcida após empate contra o Flamengo
Dorival Júnior lamenta exílio do Morumbis após empate com o Flamengo
Memes e curiosidades de Flamengo x São Paulo destacam gol de Calleri e Arboleda colocando Pedro “no bolso”
BOLA CHEIA E BOLA MURCHA e notas: veja quem brilhou e quem decepcionou em Flamengo 1 x 1 São Paulo
OLHO NELE! Osório se destaca no São Paulo após subir da base
Dorival reconhece desafios no comando do São Paulo, mas promete melhoria nos resultados futuros
VÍDEO: A verdade sobre Enzo Díaz e sua saída do São Paulo ficando quente!
FIM DO JEJUM! Calleri volta a marcar após meses sem gol
Calleri se destaca como "carrasco" do Flamengo e eleva seu legado no São Paulo
São Paulo considera negociar Bobadilla e Enzo Díaz para reequilibrar finanças do clube
DE SAÍDA! Maior joia da base anuncia ida para arquirrival
Calleri brilha contra o Flamengo e se destaca no São Pailo
SALÁRIO ALTO: Entenda o porque de Tapia ainda está no São Paulo
Dorival Jr. analisa confronto entre São Paulo e Flamengo
Dorival pede reforço defensivo e destaca plano estratégico do São Paulo: "Estamos no caminho certo"
Rafael reconhece desafios e convoca a força coletiva para reverter crise no São Paulo
Os jogos de futebol que marcaram gerações de torcedores são-paulinos
OLHO NA TABELA! Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
Flamengo x São Paulo: melhores momentos
FIM DE JOGO! São Paulo luta, mas fica no empate com o Flamengo
GOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! CALLERI EMPATA O JOGO!! 1 A 1 NO PLACAR!
ESCALADOS! Confira a escalação do Tricolor para o jogo de hoje
Situação complicada: Dívida por Marcos Antônio trava inscrição de Domingos Duarte e reforços
JOGO IMPORTANTE! São Paulo abre o returno no Maracanã buscando repetir feito da estreia