São Paulo é o segundo melhor time sul-americano da década
Time paulista foi superado apenas pelo Boca Juniors no período de 2001 a 2010, de acordo com a IFFHS
Entre os times sul-americanos, apenas o Boca Juniors superou o São Paulo na atual década. É isso que diz a IFFHS (Federação Internacional de História do Futebol e Estatísicas), que divulgou um ranking do desempenho dos clubes do continente entre 2001 e 2010.
Apenas outros três times aparecem entre os dez melhores na lista da IFFHS. Cruzeiro (4º), Santos (5º) e Internacional (7º) são os outros destaques. Já a Argentina tem a metade dos clubes colocados no top dez: além do já citado Boca Juniors, River Plate (3º), San Lorenzo (8º), Estudiantes (9º) e Vélez Sarzfield (10º) conseguiram bom desempenho.
O atual campeão brasileiro, Flamengo, aparece apenas na 12ª posição, acompanhado de perto por Flumiense (17º) e Corinthians (43º), que ainda podem conquistar o título nacional desse ano e superar o time carioca. O ranking da IFFHS tem 200 clubes e o pior brasileiro listado nele é o Grêmio Prudente, na 196ª posição.
A entidade explicou que o título de melhor clube sul-americano da década com certeza vai para o Boca Juniors, mesmo com os meses que ainda restam e os títulos que ainda estão sendo disputados. As quatro posições seguintes também devem ser mantidas pelos times que lá estão posicionados. Já o resto da lista só será definido e divulgado em 2011, em evento que fará uma homenagem ao Boca.