[OFF] Pavoroso. No Brasil, só 5% dos homicídios são elucidados. Acorda Brasil.
A meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) — parceria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça — previa concluir até abril de 2012 todos os inquéritos abertos até dezembro de 2007 para investigar casos de homicídio. Mas, do total de 136,8 mil inquéritos, apenas 10.168 viraram denúncias e 39.794 foram arquivados. Outros 85 mil inquéritos ainda estão em aberto.
Segundo Taís Ferraz, conselheira do CNMP e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, o trabalho para concluir essas investigações continua.
— A polícia está fazendo diligências na maioria desses 85 mil inquéritos. Parte deles ainda pode virar denúncia — diz.
Agora, o CNMP também trabalha com inquéritos registrados até 2008. A meta é concluí-los até abril deste ano, mas, até agora, 95% dos inquéritos continuam em aberto. Entre os que avançaram, apenas 246 viraram denúncia.
Para o jurista e ex-promotor de Justiça Luiz Flávio Gomes, o esforço do Ministério Público para resolver os inquéritos inconclusos é louvável, mas os números evidenciam o sentimento de impunidade no país.
—Temos uma média de 5% de resolução de homicídios. No Reino Unido esse número é de 85%, nos Estados Unidos, de 65%. Nosso número é ridículo. Ainda reina uma impunidade muito grande — diz ele.
Para Taís Ferraz, o percentual baixo no Brasil não pode ser visto isoladamente:
—Na maioria dos estados, conseguimos eliminar mais de 50% do passivo. E para dez mil casos que seriam esquecidos, que cairiam na impunidade, conseguimos formalizar uma denúncia.
O balanço do CNMP mostra um bom desempenho de estados como Acre e Piauí, que conseguiram cumprir 100% da meta. Minas Gerais e Goiás, por outro lado, aparecem com os piores indicadores, e resolveram apenas 11,4% e 12% dos inquéritos, respectivamente.
Para a conselheira do CNMP, só o fato de a Enasp estar fazendo um diagnóstico dos inquéritos já é motivo de comemoração:
— Antes, não havia sequer como mensurar o tamanho do problema.
A promotora também diz que o trabalho sobre os inquéritos trouxe à tona a discussão sobre os problemas da investigação criminal no país:
— Nós nos deparamos com um quadro muito complicado, de falta de equipamento e de pessoal. Muitos estados têm aberto concursos para a polícia científica. E mesmo o governo federal abriu os olhos para a importância da perícia e tem ajudado os estados na aquisição de equipamentos. São passos fundamentais para a resolução dos homicídios.
ESTADO DO RIO ARQUIVOU INQUÉRITOS EM MASSA.
Quando a Meta 2 foi fixada, o objetivo era identificar os inquéritos e processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para fazê-los andar, na contramão da morosidade. Os resultados, porém, causaram polêmica. Em 2011, reportagem do GLOBO mostrou que, para cumprir a meta estabelecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Procuradoria de Justiça do Rio de Janeiro, em apenas quatro meses (abril a junho), arquivou 6.447 inquéritos de homicídio.
Os promotores optaram por um arquivamento em massa, em vez de investir mais nas investigações, para concluir os inquéritos e chegar ao fim do ano com prateleiras vazias. Na grande maioria dos casos, eles alegaram que faltavam informações sobre a autoria dos crimes, geralmente cometidos em bairros pobres, e envolvendo famílias sem condição financeira ou social para reclamar por justiça.
Muitas delas, por medo de retaliações, optavam pelo silêncio, agravando ainda mais a má qualidade da investigação produzida pela polícia, com o acompanhamento do MP.
ATROPELAMENTO A PAULADAS.
Para justificar o arquivamento de um dos inquéritos no Estado do Rio, o promotor alegou tratar-se de um atropelamento. Uma rápida examinada no conteúdo, porém, revelou que a vítima, na verdade, fora morta a pauladas.
Mas o problema não se limitou ao Rio. Nos primeiros quatro meses de Meta 2 em 2011, os MPs do país já haviam arquivado 11.282 casos e oferecido denúncia em apenas 2.194.
O Estado do Rio foi o segundo que mais arquivou: 96% dos casos examinados. Só foi superado por Goiás (97%), que teve mais da metade de todos os inquéritos arquivados no país.
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/no-brasil-so-5-dos-homicidios-sao-elucidados-7279090#ixzz2RmHsuEb8
Enquanto as pessoas não forçarem uma mudança de baixo para cima, nada irá mudar. Os deputados e senadores que estão lá são reflexos do acomodamento da população, infelizmente. As coisas não mudam se o cliente não protesta. Somos clientes e pagamos impostos bem caros para receber pouco em troca. Se indignar no sofá em frente à uma televisão, assistindo à um jornal, de nada adianta. As ruas estão nos esperando.
Abs.
Peixoto.
- Confira o que o São Paulo precisa para garantir vaga na Sul-Americana!
- LEMBRA DELE? Jogador revelado na base do São Paulo vive bom momento em Portugal após passagem no Tricolor
- EXCLUSIVO: Apuramos sobre Wesley no São Paulo e busca por primeiro reforço
- EMPATE VALIOSO! São Paulo segura pressão no Chile e segue líder na Sul-Americana Redação: SPFC.net
Notícias
LEMBRA DELE? Jogador revelado na base do São Paulo vive bom momento em Portugal após passagem no Tricolor
TROCA COM RIVAL? São Paulo considera usar Arboleda como moeda de troca em negociação com Vasco
TRIO DE DESFALQUES! Sequência de lesões preocupa comissão técnica e liga alerta no CT
AS JOIAS DE ROGER! Cotia resolve: estreia dos jovens arrancam elogios de Roger Machado
FOLGA ANTES DO CLÁSSICO? São Paulo dá descanso a jogadores antes do Majestoso
ARBOLEDA TITULAR?? Jornalista defende titularidade Arboleda contra o Corinthians como punição
Confira o que o São Paulo precisa para garantir vaga na Sul-Americana!
Craque do Tricolor assume papel de garçom e comanda arrancada do São Paulo no G-4
Foco no Majestoso! Após empate no Chile, São Paulo já mira o clássico contra o Corinthians.
URGENTE: Investigações indicam possível crime na diretoria do São Paulo
CABE NO TRICOLOR? São Paulo avalia a contratação de atacante brasileiro
EXCLUSIVO: Apuramos sobre Wesley no São Paulo e busca por primeiro reforço
São Paulo assume salários de Lucas Moura sem seguro para cobrir lesão
Roger exalta revelações do São Paulo na Sul-Americana e elogia zagueiro estreante
Destaque inesperado: Jovem zagueiro estreia pelo São Paulo e deixa boa impressão
NOVA JOIA: Igor Felisberto brilha em sua estreia e conquista a torcida do São Paulo
TÁ VOANDO! Carlos Coronel surpreende em partida pelo São Paulo
São Paulo amarga empate e perde chance de lucrar quantia absurda na Sul-Americana
OLHO NELES! Jovens da base se destacam em empate do São Paulo
São Paulo conquista empate no Chile em duelo com equipe alternativa
Roger Machado analisa a partida após o empate no Chile
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem se destacou na partida de ontem pelo São Paulo!
Dória elogia atuação de Osório em sua estreia pelo São Paulo
Diniz projeta Majestoso e Corinthians chega pressionado para enfrentar o São Paulo
Roger admite atuação abaixo, mas valoriza empate do São Paulo na Sul-Americana
TABELA ATUALIZADA! Veja a pontuação do SPFC na Sulamericana
PERDEU QUANTO?! São Paulo deixa fortuna escapar após empate na Sul-Americana
EMPATE VALIOSO! São Paulo segura pressão no Chile e segue líder na Sul-Americana
TRICOLOR ESCALADO!!! Confira os titulares do São Paulo com mudanças para a Sul-Americana!
O'Higgins x São Paulo: Saiba onde assistir