Em futuro próximo, Carpegiani vai ter problemas no São Paulo
O Brasileiro só está no começo, mas Carpegiani, em um futuro próximo, pode ganhar problemas para escalar o São Paulo. O treinador, que hoje conta com 29 jogadores no elenco, já que ontem perdeu oficialmente Junior Cesar, que foi para o Flamengo, em breve não vai poder escalar alguns atletas durante a competição. Fim de contrato, Seleção e Seleção sub-20 vão jogar contra o comandante.
Na semana que vem, Lucas será o primeiro ausente. Convocado por Mano Menezes, ele vai defender o Brasil em dois amistosos. Depois, pode ir para Copa América. Na mesma época, desta vez pela sub-20, outros também podem ser lembrados (veja lista completa abaixo).
Se não bastassem essas dificuldades, Carpegiani já sabe que não vai contar com Miranda, negociado. Além do zagueiro, Fernandão e Cleber Santana já deixaram o clube. Algo que também pode acontecer com Ilsinho, Rodrigo Souto e Alex Silva. Do trio, apenas o primeiro tem conversas avançadas por renovação.
– Todas as saídas serão repostas com o mesmo nível de jogadores. Estamos analisando o mercado – garantiu o diretor de futebol Adalberto Baptista, à reportagem do LANCENET!.
Coates, zagueiro uruguaio, é quem está mais perto de ser reforço. As negociações estão adiantadas. Para outras posições, não existe nada avançado, ao menos para os próximos dias.
Certo é que, após a saída de três jogadores, todos rodados, o grupo enxugou, mas ainda restam muitas opções. O próprio Carpegiani afirmou que não precisa de um grupo composto por mais do que 30 atletas. O problema é que, em um determinado período, que pode representar cerca de oito jogos, serão muitos ausentes.
A política continua sendo a de apostar na base. Prova é que, no último duelo, foram sete titulares revelados pelo clube. Por conta disso, quando se tem competição para garotos, como será o Mundial sub-20, os olhos se voltam para Barra Funda.
Com jogadores podendo sair e outros em vista de se ausentar por um tempo, a diretoria precisa se preparar. Em disputa por pontos corridos, não é permitido vacilar. Caso contrário, pode ficar difícil recuperar.
Já saíram
Fernandão
Pouco utilizado, pediu para sair. Este ano, passou a maior parte do tempo no departamento médico.
Cleber Santana
Com salário alto e pouco aproveitado, foi emprestado até o fim do ano para o Atlético-PR.
Junior Cesar
Com a chegada de Carpa, perdeu espaço. Pediu para sair a foi negociado com o Flamengo.
Vai sair
Miranda
Negociado com o Atlético de Madrid (ESP), vai sair após o fim do contrato, em junho. Chegou em 2006 e, do atual elenco, só jogou menos do que Rogério Ceni.
Podem sair
Alex Silva
Tem contrato até fim de julho e a tendência é que não fique.
Rodrigo Souto
Com vínculo até agosto, quer ir para Europa. Sampa negocia.
Bosco
Chegou em 2005. Sairá em julho.
Ilsinho
É quem tem mais chance de ficar. Vínculo vai até fim de agosto.
Seleção Brasileira
Lucas
Convocado por Mano em duas ocasiões, Lucas tem grandes chances de estar na lista da Copa América. Semana que vem vai se apresentar para dois amistosos.
Seleção sub-20
Bruno Uvini, Casemiro, Willian e Henrique
Presentes no Sul-Americano, têm boas chances de serem chamados para o Mundial.
Wellington
Lesionado, não foi ao Sul-Americano. Antes, era capitão do time. Tem chances de voltar.
Luiz Eduardo
Mesmo sem passagem por Seleção, pode ser chamado.
Vão ficar
Rogério
Denis
Leonardo
Jean
Xandão
Rhodolfo
Edson Ramos
Juan
Henrique Miranda
Rodrigo Caio
Zé Vitor
Carlinhos
Rivaldo
Marlos
Fernandinho
Dagoberto
Luis Fabiano
Opinão
Bruno Quaresma - repórter do núcleo São Paulo
"Desfalques podem comprometer o BR
á virou clichê dizer que para conquistar o Brasileirão é necessário um elenco qualificado. Mas a frase segue verdadeira e os dirigentes do recente tricampeão São Paulo sabem bem disso.
Como devem saber que o atual grupo de atletas não é suficiente para uma grande campanha e que contratações precisam ser feitas, já que o elenco sofrerá muitos desfalques ao longo do ano.
A lateral direita ainda precisa de um especialista. Do outro lado, Juan ainda não convenceu. Será que o garoto Henrique Miranda já está pronto para a pressão?
A zaga também ficará comprometida com as saídas de Alex Silva e Miranda. Bruno Uvini deve ir para a Seleção e sobram só três defensores no elenco. Coates terá de chegar, vestir a camisa e se adaptar o mais rapidamente possível.
Se Lucas não estiver na Copa América, estará com a Seleção sub-20. Sem ele, o São Paulo perde muito. Mas, no momento, não há quem substitua o camisa 7."