Projeção de cobertura do Morumbi passa por testes de impacto de vento

Projeção de cobertura do Morumbi passa por testes de impacto de vento

lorenzetti_11



Para que a futura cobertura do Morumbi seja a melhor, o São Paulo precisa fazer testes. E é isto que o clube está fazendo em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo. Uma maquete do projeto do estádio reformado está sendo submetida a um teste de impacto de vento.
- Esse teste dá confiança para o engenheiro de estrutura para determinar e poder garantir com boa confiabilidade os resultados do carregamento dos ventos - explicou Gilder Nader, pesquisador do IPT.
Na maquete, um túnel de vento simula o impacto deste sobre o estádio, que terá 39 metros de altura. O ar entra pelos pequenos furos e ganha velocidade por meio de um ventilador. As caixinhas, que simulam os prédios nos arredores do estádio, faz os cálculos da carga na cobertura do estádio. Na prática, o Morumbi foi testado para receber rajadas de vento de 162 Km por hora, mas a possibilidade de isto acontecer é de uma em 50 anos.
- O vento tem uma força muito importante. O maior carregamento que uma estrutura recebe é do vento. Quando você tem coberturas de estádio que atualmente tem aumentado muito em dimensão, os engenheiros de estrutura precisam de segurança pra saber o carregamento exato ali, pra evitar que a telha seja arrancada pelo vento ou que ela caia - acrescentou Nader.

Projeto mostra como ficará cobertura do Morumbi (Foto: Divulgação / São Paulo FC)
O estudo ainda está na primeira semana e leva um mês para ser concluído. É em cima do resultado desta pesquisa que o projeto será finalizado e colocado em prática.
- O material da cobertura vai ser definido a partir do resultado do teste, dependendo do nível de confiabilidade do material, de durabilidade, isso tudo vai ser definido com o teste. Mas o que a gente já tem é que o Morumbi vai ser coberto em seus assentos, e desta cobertura vai surgir uma arena de 25 mil lugares pra receber shows na cidade sem ocupar o campo - ressaltou José Francisco Mansur, responsável do São Paulo pelo projeto.
A obra no Morumbi ainda inclui a construção de um estacionamento com capacidade para três mil carros e deve começar até o fim deste ano, com duração de 18 meses. Neste período, o estádio não será interditado.

Fonte:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/09/projecao-de-cobertura-do-morumbi-passa-por-testes-de-impacto-de-vento.html

Avalie esta notícia: 1 3
VEJA TAMBÉM
- Cabe no Tricolor? Mandaca entra no radar do São Paulo, mas negociação não avança
- São Paulo avalia proposta de Mirassol e Lucas Ramon surge como nova opção para o elenco
- Pênaltis ignorados, expulsões não dadas e viradas suspeitas: os erros que marcaram o São Paulo em 2025
- Defesa em alerta: Crespo indica zagueiro argentino e São Paulo avalia cenário
- De saída! São Paulo anuncia empréstimo de lateral ao Fortaleza




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net