Fazendo as contas. Vale a pena contratar Ganso!?
Fazendo as contas. Vale a pena contratar Ganso!?
Muito se comenta acerca da transação e sobre o jogador estar ou não no auge da forma física, gerando dúvidas e dividindo opiniões acerca da contratação do meia, notadamente, em função dos valores envolvidos.
Assim, convido vocês a julgar os prós e contras comigo (e fazer algumas contas...).
Vamos aos números e a algumas considerações...
IMPORTANTE: trabalharei apenas com a hipótese de o tricolor pagar R$ 24 milhões ao Santos por 45% dos seus direitos econômicos, conforme previsto em contrato, como cláusula penal - todos os valores serão arredondados para evitar confusões - Euro = 2,54 (cotação: globo.com)
Paulo Henrique Ganso tem multa estipulada em 53 milhões de reais, o que torna seu valor total, em Euros, igual a 20,86 mi. (isso para o mercado interno - valores atuais).
A conversão em euro se justifica, pois facilita a assimilação de seu valor em termos de mercado mundial e para comparação com uma eventual venda futura.
Comprando a parte do Santos, o São Paulo pagaria ao peixe algo em torno de 9,44 mi de euros (R$24 mi), adquirindo com isso o direito federativo do jogador (ou seja: adquirirá não só fatia econômica do jogador, mas também o direito de colocá-lo para jogar).
Essa diferença é basilar para compreensão de que o "valor real" dos 45% do Santos são até mesmo maiores que os 55% da DIS, haja vista que, qualquer um que comprar a parte da DIS, não terá direito de ter Ganso jogando pela sua equipe. Para isso, tem de pagar ao Santos, pois esse sim detém os direitos federativos.
Isso é, sem dúvidas, o grande trunfo do peixe. O tricolor quer o meia no time, e não fazer investimento puramente falando.
O salário do jogador, pelo que se comenta, custará R$ 300 mil mensais aos cofres do São Paulo, gerando, pois, custo anual de R$ 3,6 mi.
Partimos para a suposição, a fim de analisar os números.
Supondo que Ganso jogue por 2 anos no tricolor (é o que se comenta acerca da intenção do staff do jogador), os gastos totais com Ganso serão da ordem de R$ 31,200 mi (podemos arredondar a conta para R$ 35 mi tendo em vista luvas e outros valores indiretos)
Esse valor (R$35mi) em euros será de E$ 13,8 mi (na cotação do euro de hoje)
Para cobrir os gastos que terá no período, o São Paulo (junto com a DIS) teria de apurar E$ 30,7 mi de euros, ou seja, R$ 78 mi de reais, em uma venda futura do atleta, sendo E$ 13,8 (35 mi) do tricolor e 16,9 (R$43 mi) da DIS.
Situando no tempo: isso ocorreria, hipoteticamente, logo após a Copa do mundo no Brasil em 2014 (copa = julho - venda = agosto).
Com essa matemática, o São Paulo teria zerado o investimento, ficando com o lucro financeiro real igual a zero, mas com o "lucro" de ter o meia na equipe por 2 anos, dando passes, fazendo gols e assistências, bem como colaborando para futuros títulos (além de frequentar o REFFIS, claro ...).
Nessa suposição, Ganso sairia para Europa, com 22 anos, logo após a Copa, por E$31 mi de euros. Qualquer valor acima disso traz lucro real, financeiro, ao clube.
Uma venda que acredito ser razoável dada as condições hipotéticas expostas e os padrões atuais do mercado mundial. (considerando que Ganso esteja na Copa em 14)
(Breve comparação a ultima venda do Brasil: Lucas recebeu proposta de E$30 mi da Internazionale -ITA - fonte: MAC- R$ 38 mi do Manchester-ING e R$ 43 mi do PSG - que o levou, por isso acredito que E$ 31 mi, pelo Ganso, embora seja muito, ainda é um valor palpável - são E$ 12 mi a menos que Lucas)
Claro, os valores serão diferentes, as cotações mudam, o mercado muda, tudo em torno do futebol será diferente.
Pode ser até que o São Paulo perca parte do valor gasto (vamos considerar R$35 mi!?), se o jogador não render o esperado, ou se o mercado retrair-se ainda mais, dada a crise financeira na Europa.
Suposições à parte, trata-se de um grande jogador, um meia clássico, tido como promessa por uns e como realidade por outros. Trato-o como uma realidade. Em forma, é mesmo 10.
Além disso, é um negócio de ocasião, não é todo dia que se tem um jogador desse nível no mercado, menos ainda por esse preço.
Com apenas 20 anos, há pouco tempo, titular indiscutível da seleção (e com a 10) e querendo voltar a vestir a mística camisa amarelinha, Ganso tem a faca e o queijo na mão para voltar a brilhar no futebol. E poderá fazê-lo, no templo sagrado do Morumbi.
De tudo, sou entusiasta da idéia, acho que vale o investimento, mesmo arriscando-se perder uma parte do valor, seria o custo de ter um craque no time.
Outros dirão que é muito dinheiro, não vale o que pedem e que o São Paulo terá só desgostos com o jogador "bichado".
E você, fez suas contas também? Acha que vale?
Dê sua opinião.
Saudações em branco, preto e vermelho.
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
BOA NOTÍCIA! Sabino avança na recuperação e volta ao gramado no São Paulo
DEFINIDO! São Paulo encaminha amistoso internacional para a intertemporada
PEDIDO DE DORIVAL! São Paulo reintegra dois jogadores para reforçar elenco na sequência da temporada
CLIMA DE PRESSÃO! São Paulo reúne lideranças no CT para reduzir desgaste político
BASTIDORES AGITADOS! São Paulo vive semana intensa com mudanças, reintegrações e reforços
COMEMORAÇÃO! Estreia de Rogério Ceni no São Paulo completa 33 anos hoje
VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
DEFENDEU! Ex-meia do São Paulo, hoje agente, defende jogador criticado na Seleção
SONDOU! São Paulo faz consulta por zagueiro ex-Fortaleza; negociação seria por empréstimo
Como a camisa do São Paulo foi parar com Ferris Bueller? Diego Fernandes explica
DÍVIDA! Ex-São Paulo é preso por atraso em pagamento de pensão alimentícia
Justiça nega pedido de Julio Casares e mantém investigação sobre sua gestão no São Paulo
MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
DE RUI COSTA A ARBOLEDA: São Paulo vive semana de reviravoltas e inicia nova fase na temporada
REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
São Paulo: Atualizações sobre as Negociações de Domingos, Newton e Arthur no Mercado da Bola
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda