publicidade

Sem Hernanes, vai quem? Profetinha, Júnior e Gomez 'mostram' credenciais

No domingo, contra o Botafogo, no Pacaembu, o capitão e artilheiro do São Paulo no Campeonato Brasileiro será desfalque pela primeira vez neste seu retorno ao clube

Hernanes será desfalque pela primeira vez nesta volta ao clube (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O São Paulo completou um turno inteiro com Hernanes, mas, neste domingo, após 19 jogos seguidos, Dorival Júnior não poderá contar com seu principal jogador. O Profeta, artilheiro e capitão do time, recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão, diante do Botafogo, no Pacaembu. Lucas Fernandes, Júnior Tavares e Jonatan Gomez são os principais candidatos a substituir um dos destaques do Campeonato Brasileiro.



O camisa 15 é determinante à equipe, e não só pelos nove gols e três assistências que deu nesta sua volta ao clube. Para livrar o time do rebaixamento no Brasileiro, o meio-campista arrisca bastante, tanto que só o centroavante Pratto tem mais finalizações do que ele: são 90 do argentino, contra 52 de Hernanes, sendo 23 certas (44,2%) e 29 erradas.

Veja abaixo os números do Footstats dos concorrentes à vaga do Profeta em comparação às estatísticas do incontestável titular de Dorival Júnior:

Profetinha, o mais parecido

Lucas Fernandes é o favorito para assumir a vaga de Hernanes, exatamente por ser parecido com o titular e não forçar mudanças na estrutura do time, saindo de trás para ajudar na armação na frente. O jogador de 20 anos sempre foi comparado ao camisa 15 na base, principalmente por também ser ambidestro, e é chamado de Profetinha. No Brasileiro deste ano, tem números similares ou até superiores aos do capitão em seus 18 jogos - um a menos em relação a Hernanes. Tem aproveitamento de 39,1% em finalizações (nove corretas e 14 erradas), próximo dos 44,2% do titular. Em relação a passes, Lucas Fernandes acerta 93,5% dos que tenta (377 certos e 26 errados), acima do índice de 88,2% de Hernanes (778 certos e 104 errados). As semelhanças ainda aparecem em mais dois quesitos: Lucas teve sucesso em 23% dos cruzamentos que deu (14 certos, contra 47 errados), enquanto Hernanes teve 22,4% (13 certos e 45 errados); em desarmes, o Profetinha acumula acerto de 90,9% (dez corretos, e um errado), e o Profeta, 96,3% (26 desarmes certos e um errado).

A novidade improvisada

O lateral-esquerdo Júnior Tavares, de 21 anos, entrou no lugar de Petros no segundo tempo da derrota para o Grêmio, na quarta-feira, e teve bom rendimento, atuando mais livre para atacar e voltando para compor o meio-campo. Em 21 jogos no Brasileiro, dois a mais do que Hernanes, tem números superiores aos do capitão em quesitos importantes, como passes (90,3% de acerto, com 850 corretos e 91 errados, contra o aproveitamento de 88,2% do Profeta) e desarmes (tem sucesso em 90% das tentativas, com 27 acertos e três erros). Tem índice similar em lançamentos (37,2%, com 16 certos e 27 errados, contra 44,7% de Hernanes, que acertou 21 e errou 26) e cruzamentos (22%, com 27 acertos e 96 equívocos, contra 22,4% do Profeta, com 13 correções e 45 falhas). Além disso, há equilíbrio na comparação de assistências para gol (quatro de Júnior, três de Hernanes) e passes para finalizações (25 do lateral-esquerdo, 26 do Profeta).

O antigo dono da vaga

Jonatan Gomez era titular até a chegada de Hernanes, há 19 rodadas. Desde então, alternou-se como substituto de Jucilei e Cueva, sem agradar, e corre por fora para ocupar a vaga do Profeta no domingo por ter sido vetado dos dois últimos jogos devido a dores no joelho direito. Caso se recupere, não tem as estatísticas como trunfo. O argentino atuou em 12 partidas, sete a menos do que Hernanes, e possui índice similar só nos passes: 85,8% de aproveitamento (224 certos e 37 errados), contra 88,2% do camisa 15, com 778 correções e 104 equívocos. Nos números em que supera Hernanes, Gomez arrisca bem menos, como em dribles (o argentino só aplicou e acertou um, contra 12 do Profeta, que teve sucesso em 11), lançamentos (66,7% de acerto em seis tentativas, contra 44,7% em 47 de Hernanes), cruzamentos (30% de acerto em 20 tentativas, contra 22,4% em 58 do camisa 15) e desarmes (Gomez acertou os dez que tentou, enquanto Hernanes só errou um dos 27 que arriscou).

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 1

Comentários (22)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.