publicidade

Planejamento

O termo planejamento, e a falta dele, vem sendo repetido como um mantra pela torcida. Mas, o que seria isso no futebol?
Planeje e jogue todas as suas batalhas mentalmente bem antes de acontecer, verifique todos os resultados possíveis, assim voce jamais será surpreendido.
Avaliação do elenco, fraquezas e forças, titulares e substitutos, possíveis perdas para o mercado, lesões e baixas técnicas, táticas e formas de jogo pré estabelecidos. O planejamento passa por esses itens, ou ao menos deveria.
O Rogério, inexperiente, não teve esse cuidado, pecou por isso e pagou caro, mas, de quem era essa responsabilidade? Era exclusiva dele?
Ja partindo para opinião, não.
Se voce pega um ídolo, que mal começou a estudar pra nova carreira e o põe no cargo mais ingrato de um clube, há de se ter um cuidado, uma preparação, cerca-lo de pessoas especializadas, tirar parte dos fardos e o deixar pegar o jeito do novo cargo.
Pergunta simples, por que antes mesmo de se vender o Neres e/ou Luiz Araújo, o setor de planejamento não tinha uma lista de nomes de nível semelhante as baixas, ja feita com antecedência? Com custos de compra e etc.
Por que se repõe a venda de um ponta com um centroavante?
Por que ao saber que o Rogério só considerava o Tavares como bom o bastante pra posição, entre os que se tinha no elenco e emprestados, não se tinha uma lista ja pronta com candidatos a vaga?
Minha visão é de que o clube é reativo, só age depois do golpe, não planeja, não antevê, nem ao menos parece conhecer o conceito de se precaver e amortecer as pancadas do acaso, acaso do mercado que nos golpeia, das lesões que sempre acontecem, da queda de rendimento que hora ou outra afetara até um craque.
Foi-se replicado como um mantra desde a entrada do Ceni, que não se coloca-se expectativas normais da função nele, que calma era preciso. Por que não o cercaram de especialistas da área para que erros de planejamento não fossem cometidos?
A diretoria de futebol só serve pra vender, renovar contratos e comprar jogador?
Só se procura jogadores depois que perde um? Não há nem mesmo um planejamento de scout, uma lista feita muito antes de se perder qualquer jogador, onde parâmetros como posição, estilo de jogo, valores, estatísticas, histórico de lesões, e etc.
O São Paulo não falhou ao se contratar técnicos nos últimos anos, nem mesmo falhou nos jogadores que se contratou, a falha aqui e mais profunda, é na essência, na forma com que se trabalha, no que se pensa como gestão, na falta de visão, na antecipação dos eventos, na proatividade. È um barco a deriva em que cada um rema em uma direção diferente.
Se isso não mudar, serie B será o menor dos problemas, pois ao se subir novamente esta fica pra trás, agora, esse tipo de deficiência em enxergar o futebol, pode rebaixar o time em poucas temporadas financeiramente, em quantidade de torcida, estrutura e etc, de forma que se precisaria de décadas pra se restabelecer, em quanto isso, os rivais só evoluem.
Avalie: 14 1

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias