publicidade

Cobertura do Morumbi será feita com material de primeira qualidade. Obra começará ainda em 2011

Alheio às polêmicas entre a Fifa, a CBF e o governo do Estado de São Paulo, o Tricolor vai fazendo seu espetáculo, independentemente de receber ou não jogos da Copa do Mundo de 2014. Privilegiando seus artistas da bola e pensando em sua plateia nos jogos do time, o clube está em vias de iniciar um projeto audacioso no Brasil. Mais do que nunca, o São Paulo abre suas cortinas para o futuro.

Assim, o MARCA BRASIL conversou com a diretoria são-paulina para saber todos os detalhes da obra que deixará o Morumbi totalmente coberto e que, de quebra, terá uma arena de eventos para 25 mil pessoas.

A obra, que será iniciada ainda neste ano (não há previsão de data), custará R$ 120 milhões, mas o Tricolor não gastará nenhum centavo. Afinal, empresas de grande porte lutam nos bastidores para pagar o alto valor. “Já trocamos minutas de contrato com o nosso parceiro e estamos muito perto de iniciar a obra. Contudo, não podemos ainda dizer o nome da empresa, pois temos um contrato de confidencialidade”, ressaltou José Francisco Manssur, assessor da presidência.

Assim, toda a logística para as obras está feita. O torcedor, por exemplo, não precisa se preocupar, pois no período de 18 meses em que a estrutura será erguida, os jogos do time continuarão acontecendo.

Cobertura do estádio Green Point, da Copa 2010, utilizava o material PTFE

“A obra será feita interditando setores específicos, nunca o estádio inteiro. Vai ter um momento da obra que precisaremos interditar tudo, mas já está definido que serão nas férias do futebol, entre dezembro e janeiro”, explicou.

O projeto, que deixará todos os mais de 70 mil assentos cobertos, visa o conforto e, num futuro próximo, a plateia não se preocupará mais com o sol ou a chuva.

“Será um estádio onde o público vai ter um padrão excelente de conforto”, ressaltou, antes de explicar os materiais que serão usados. “PTFE é um material que tem melhor aproveitamento. É auto-limpante e o barulho da chuva faz menos impacto, é bastante moderno”, salientou o assessor.

fonte: Marca Brasil

COMENTÁRIO:

A matéria do Marca Brasil menciona algumas informações já conhecidas pela torcida: a construção levará 18 meses, e não impedirá o time de jogar no Morumbi. Também já se sabe que várias empresas estão na disputa (Telefonica, Sony, Samsung e Siemens). A novidade está por conta de duas informações: que a obra será iniciada ainda em 2011 e que a cobertura será feita com PTFE.

Com a obra iniciando-se neste ano, até junho de 2013 a cobertura do estádio estará concluída, para satisfação da torcida tricolor. É de se lamentar apenas que não há qualquer possibilidade do Morumbi ser utilizado na Copa das Confederações, como pretendia Juvenal, de olho nas vantagens financeiras que isso proporcionaria.

Quanto ao material a ser utilizado, é um indicativo de que a Diretoria vai fazer uma cobertura de alto nível. Pelo que pesquisei, o material mais comumente utilizado é o PVC/PES, que é mais barato e tem menor durabilidade (cerca de 10 anos). Mas o clube optou pelo PTFE, também conhecido como Teflon (na verdade tem-se uma cobertura de tecidos translúcidos de fibra de vidro revestidos pelo PTFE), que foi utilizado em alguns estádios da última Copa, como o Soccer City e o Greenpoint.

O PTFE é mais caro e sua instalação é bem mais trabalhosa. Suas vantagens em relação ao PVC/PES são consideráveis: dura até 30 anos, é menos vulnerável á intempéries, são mais resistentes e dispensa os custosos procedimentos de limpeza.

A única desvantagem desse tipo de revestimento é que não oferece resistência aos sons, questão essencial para que se diminua o incômodo dos shows nos moradores do bairro. Mas é possível resolver este problema mediante o uso de camadas duplas ou triplas de tecido ao invés de apenas uma camada de PTFE. A medida provavelmente encareceria a obra, mas creio que vale a pena o custo, até mesmo para reduzir as reclamações e ações judiciais de moradores. Com uma dupla camada também seria possével diminuir a conductividade térmica da cobertura, impedindo que ela torne o ambiente muito quente.

Enfim, ao que parece o Morumbi terá uma cobertura de primeira qualidade.

Informações obtidas em www.technica.com.br

FONTE E CRÉDITO:http://blogdonavarro.com/


A E PRA NÃO PERDE O COSTUME›››› CHUPAAAAA CURINTHIAAAA
Avalie: 2 0

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias