O último resultado positivo da Ponte em cima do São Paulo em casa havia sido em outubro de 2005, quando os campineiros fizeram 2 a 0, com Izaías e Elson. De lá para cá, as equipes se enfrentaram outras cinco vezes no Moisés Lucarelli, com ampla vantagem para o São Paulo. Foram quatro vitórias do time do Morumbi e um empate.

A quebra da marca acontece em um momento importante para a Ponte. Eliminada do Paulistão domingo para o rival Guarani, a Macaca evitou que a pressão aumentasse no clube. Por outro lado, a situação no São Paulo complicou. Após cair para o Santos também nas semifinais do estadual, o Tricolor viu a vaga na Copa do Brasil ficar distante.
Com a vitória nesta quinta, a Macaca joga pelo empate na partida da volta, quinta-feira que vem, às 21h50, no Morumbi. Quem passar, terá pela frente nas quartas de final o Atlético-MG ou o Goiás.
- Fizemos um resultado importante e temos uma vantagem para o jogo da volta. Agora é usar esse regulamento na hora certa – comentou o técnico da Ponte, Gilson Kleina.