Comercial, Catanduvense e Guaratinguetá já se despediram da elite e vão disputar a Série A2 em 2013. Resta uma vaga e três times farão o que podem para fugir dela neste domingo. O Botafogo, com 16 pontos, é o que mais corre riscos. Enfrenta o Guarani em Ribeirão Preto e, além de vencer, precisa torcer contra o XV (17 pontos), que encara o Mogi Mirim fora de casa, e a Portuguesa (19), que vai a Mirassol enfrentar o time da casa.
Na parte de cima da tabela, a disputa é apenas para melhorar a posição. São Paulo, o líder, e Corinthians, o vice-líder, duelam pela vantagem de decidir em casa até o final. Ambos somam 43 pontos e a diferença a favor do time do Morumbi está no saldo de gols (22 a 16).

Nesta quinta-feira, o São Paulo vai a Lins enfrentar o Linense, que ainda sonha com vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Já o Corinthians vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, que está classificada e apenas briga com o Bragantino para subir uma posição e terminar em 7.º.
Um pouco mais para baixo, Santos (36 pontos), Guarani (36), Palmeiras (35) e Mogi Mirim (34) tentam melhorar a colocação para ter a vantagem de decidir em casa na próxima fase. O Santos tem a missão mais fácil, já que recebe o já rebaixado Catanduvense na Vila Belmiro.
O Guarani defende a 4ª posição em jogo complicado contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. O time da casa tenta desesperadamente escapar do rebaixamento. O Palmeiras tem vida fácil em casa contra o já rebaixado Comercial e o Mogi Mirim tem pedreira diante do XV de Piracicaba, que não pode bobear para seguir na 1.ª Divisão. Após a rodada de hoje, só 8 seguem na disputa.