[SPFC.net] Parabéns São Paulo Futebol Clube!!

Fonte SPFC.NET/Layla Reis
Hoje é um grande dia para o São Paulo e toda a nação tricolor, é o septuagésimo sexto aniversário do time do Morumbi! Sim, há 76 anos nascia o São Paulo Futebol Clube, um time vindo de uma fusão que passou por momentos conturbados e renascia esperançosamente atrás de títulos. Vamos rever essa história?
O São Paulo da Floresta foi fundado em 25 de Janeiro de 1930, era o resultado de uma fusão entre o Athleticano Paulistano – que trouxe seus jogadores - e a Associação Atlética das Palmeiras – que trouxe o estádio da Floresta, daí o nome. Os atletas do Athleticano foram campeões de 1929 com um elenco que ostentava nomes como Friedenreich e Araken.

Notaram? Sim, as cores do Tricolor vieram dessa união também, sendo o vermelho e branco do Atlheticano e o preto e branco do Palmeiras, ou seja, vermelho, preto e branco.

Tenham orgulho dos nomes acima! O elenco em questão suou a primeira camisa e levantou a primeira taça. São responsáveis pelo troféu do Campeonato Paulista de 1931 e conquistaram um feito histórico: Final contra o Corinthians, o São Paulo goleia com um placar de 4x1, e a atuação é tão bela que até os torcedores do Coringão levantam e aplaudem o Tricolor.
Isso mesmo, o São Paulo deixa o campo aplaudido pelo seu maior rival.

Tudo caminhava bem para o São Paulo da Floresta, foi vice do Paulistão, vice da Copa Rio-SP, e aos poucos conquistava o seu espaço, mas começou em 1935 a confusão entre os dirigentes com a compra do Palácio Trocadero, no centro de São Paulo. Alguns diretores não estavam contentes com as dívidas do clube e queriam se fundir com o Tietê, largando o São Paulo da Floresta. Os jogadores e a outra parte da diretoria foram contra e permanceram firmes em suas posições. Ainda no mesmo ano, nasce o Tietê – São Paulo... e o Sâo Paulo da Floresta ?
Finalmente, 16 de Dezembro de 1935, 76 anos atrás, 235 sócios se reúnem com a esperança de criar um time colossal. Nasce o São Paulo Futebol Clube, um pequeno clube sem campo, sem sede e sem time. Mas, todos esses sócios tinham no coração a vontade de crescer e ser grande!
De 1935 à 1940, o Tricolor Paulista passa pela fase mais difícil de toda a sua história, o começo de tudo. A diretoria tenta montar o elenco, aparecem nomes como o do goleiro King, um dos maiores defensores que o São Paulo já teve. Em 1938, o time ainda se ajustando goleia o Palmeiras por 6x1 e começa a amedrontar. Nos anos 40 arranca título atrás de título e se consolida como um grande e respeitável time.
Em 1943, o São Paulo faz a moeda cair em pé, quando diziam que para saber qual time venceria o Paulistão bastava jogar uma moeda para o alto: se desse cara, era Palmeiras, se caísse coroa, era Corinthians. Mas, o Tricolor muda toda essa história fincando a moeda em pé durante os anos, 43, 45, 46, 48, 49 – Duas vezes Bicampeão Paulista! O São Paulo vira rival, grandioso, soberano e respeitado.

O São Paulo, até então, treinava e jogava no Canindé que foi comprador pelo clube em 1944. Mas o estádio na Ilha da Madeira não era o suficiente para o gigantesco tricolor e surge daí a ideia de procurar um local maior para o time. Tempos de procura, a diretoria se interessou primeiramente pelo terreno onde hoje é o Parque do Ibirapuera, mas não pôde comprá-lo. Enfim, aparece o terreno no Morumbi, bairro conhecido como Jardim Leonor, não tinha rua, nem casas e era afastado, parecia uma furadas mas a diretoria apostou.

Os anos seguintes foram anos sem dinheiro, a diretoria rebolava entre a construção do estádio e o investimento no time. Em outubro de 1960 acontece o primeiro jogo no Morumbi ainda em obra e o São Paulo faz o primeiro gol que foi de peixinho do jogador Peixinho.
Anos 70, as obras terminam, a diretoria respira e o São Paulo arrebenta com 3 Paulista e o Brasileirão de 1977, após uma verdadeira guerra no Mineirão. Em 1978, durante o Campeonato Paulista, acontece uma das histórias mais tocantes para a nação tricolor: Semifinal contra o Palmeiras, o placar fica em 0x0 e vai para as prorrogações, a torcida do verdão com a vantagem começa a cantar “Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora”, mas eles não esperavam pela falta que viria com a bola alta e toca no ombro de Serginho Chulapa, caindo diretamente no ângulo direito do goleiro Gilmar. A torcida do São Paulo explode em alegria e comemoração, pessoas choravam e gritava e alguns torcedores desmaiaram: Chulapa 1 x 0 Palmeiras.

Década de 1980, entram na história nomes como Dario Pereyra, Oscar, Careca, Muller, etc. Nomes que fazem a diferença e entram para a história sendo 5 vezes campeão Paulista e conquistando o Brasileiro de 1986. Nos anos 80 o São Paulo inaugura o Centro de Treinamento da Barra-Funda e em 1989 entra Raí, ainda reserva e tímido.
Inicia-se a “Era Telê” que tira do banco Raí e aprimora todos os jogadores do elenco com seu conceito de repetição e forte treinamento. O profissionalismo e a competência do Mestre Telê trouxerem ao São Paulo a oportunidade de ir ao Mundial e à Libertadores de 1992. Pois bem, vencemos a Copa Libertadores da América, no dia 17 de Julho de 1992, no Morumbi, de 3x2 nos pênaltis, contra o Newells Old Boys, da Argentina.

Rumo ao Japão! Mundial de Interclubes, final contra o time do Barcelona, jogo difícil. A torcida de pijama acompanha pela TV o São Paulo sofrer um gol no começo do jogo, mas logo Raí empata de barriga. De falta, numa jogada ensaiada com Cafú e Raí, o Tricolor vira o jogo no dia 13 de Dezembro de 1992, em Tokyo e conquista o mundo por 2x1.

Maio no Morumbi, 1993, segunda Libertadores. O São Paulo goleou o Univerdad Católica do Chile por 5x1, surpreendendo até o técnico chileno que em entrevista após a derrota afirmou “São Paulo é um time de mestres, uma equipe iluminada!”. Foi a melhor atuação da “Era Telê” e a primeira vez em 30 anos que um time brasileiro foi bicampeão.

Avalie esta notícia: 32 14
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net