Palmeiras x São Paulo opõe melhor e pior da bola parada

Fonte Folha.com

Dagoberto bate escanteio. Emerson Leão não gosta e manda repetir a cobrança. O atacante joga mais quatro bolas na área. Só uma chega a um companheiro de equipe.
A cena se repete minutos mais tarde com Lucas. Dessa vez, são nove tentativas, pelos dois lados do campo. O aproveitamento é ainda pior: nenhuma finalização certa.
O São Paulo passou a semana toda tentando imitar e se preparar para a bola parada de Marcos Assunção. Só comprovou que sua maior deficiência técnica é também o ponto forte do Palmeiras.

Não à toa, os rivais desta tarde ocupam posições opostas no ranking de aproveitamento desse fundamento. Nenhum time fez tantos gols de bola parada neste Brasileiro quanto o de Luiz Felipe Scolari: foram cinco de falta, três de pênalti e mais 15 em jogadas que tiveram início em uma dessas cobranças ou depois de escanteios.
Os tentos são-paulinos que tiveram essa origem não chegam à metade dos 23 palmeirenses. Em 36 jogos, converteu duas penalidades e aproveitou outras sete cobranças para marcar. É o pior desempenho ofensivo em jogadas como essas entre todos os 20 clubes da primeira divisão.
Só que o time do Morumbi consegue compensar essa deficiência, em parte, com a bola no chão. Tanto que, mesmo sem aproveitar a jogada tradicional do rival, acumula 11 gols a mais do que ele.
Mostra também de quanto o Palmeiras se tornou dependente da bola parada. Esses gols representam 54,7% do seu total no torneio --no São Paulo, não chegam a 17%.
Com as lesões de Marcos, a saída de Kleber e as frequentes má atuações de Valdivia, o volante Marcos Assunção, responsável pelas cobranças, firmou-se como principal nome do Palmeiras.
"Se anularmos isso [a bola parada], vamos tirar 50% das jogadas. Nosso time está alto e bem postado para conseguir cancelar esta força deles", disse o zagueiro João Filipe, 1,90 m, que volta ao time após sofrer lesão no tornozelo.
A alta dupla de zaga, que conta ainda com Rhodolfo, 3 cm mais alto, e os treinos de posicionamento feitos durante a semana toda são a aposta são-paulina para impedir que o jogo aéreo palmeirense tenha efeito neste domingo.
Contra o jogo rasteiro são-paulino, o time verde também terá mudança atrás. Machucado, Thiago Heleno dará lugar a Henrique.
Avalie esta notícia: 3 3
VEJA TAMBÉM
- Impeachment no Casares? Oposição protocola pedido de destituição de Presidente do São Paulo
- BOMBA ATÔMICA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- Reforço surpresa? São Paulo avança por zagueiro do Ajax em meio à crise política
- AGORA VEM: São Paulo transforma Marlon Freitas em prioridade absoluta e trata negócio como teste de credibilidade
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net