Birner: Quem é o líder da indispensável alegria no brasileirão?

Fonte Blog do Vitor Birner
Há quem defenda que o torcedor do time mais bem posicionado do campeonato deve ser o também o líder em felicidade.
A teoria é furadíssima. Ela desumaniza as pessoas. As experiências vividas ao longo dos anos e as do próprio campeonato em disputa são determinantes para entedermos o comportamento das massas.
Este brasileirão tem ótimos exemplos. Veja a torcida do Fluminense. Cada jogo em casa é um espetáculo na arquibancada! Dentro de campo, a espetacular arrancada, o milagre da sobrevivência na primeira divisão, mais a chance de ganhar a Copa Sul-Americana, retribuem o carinho do torcedor Tricolor.
Será que o palmeirense, líder na maior parte do campeonato, está mais feliz que o Tricolor , na zona do rebaixamento, neste momento? Certamente não. Aliás, quem está realmente mais empolgado que o torcedor do Flu?
Talvez o flamenguista, pois também vê sua equipe se agigantar, jogar bem, e transformar a antes improvável chance de ser campeão em chance mais que real levantar a Taça. Mas vale lembrar que o vice-campeonato, para o Rubro-Negro, apesar de garantir a vaga na Libertadores, por causa das circunstãncias não dará o mesmo prazer do décimo sexto lugar para o Tricolor. Falamos de expectativa e frustração, não de matématica.
O Palmeiras também pode ser estimulado por seus erros. O título, depois da abrupta queda de rendimento, seria mais especial do que se o Alviverde tivesse mantido a liderança sem sofrer ameaças da concorrência.
E o Galo? O sonho de ver o Atlético no primeiro lugar cresceu ao longo do brasileirão. Em dado momento, nada diferente bastaria. Agora, acho, o raciocínio mudou. Em quinto lugar e com o Cruzeiro na cola, a vaga na Libertadores mais a perda da mesma pelo grande rival são suficientes para o atleticano passar o natal e o reveillon felizes com o futebol.
O seguidor do Internacional é outro que não ficaria satisfeito, no início do ano, com nada diferente do título. Hoje, garanto, a vaga na Libertadores deixará o último brasileiro campeão da Libertadores e do mundo contente, apesar de não ter, para ele, o mesmo valor emocional do primeiro lugar.
O são-paulino, mal acostumado nas últimas temporadas, também vê este campeonato de forma especial. A mudança no comando técnico deixou alguns torcedores da equipe inseguros. Durante o campeonato, vários rivais falaram que o São Paulo seria rebaixado. Depois, quando o time cresceu, disseram que não chegaria na Libertadores. A liderança do Palmeiras na maior parte da competição, mais a disputa contra adversários gigantes e de muita tradição como Flamengo, Internacional e Atlético temperaram, caso consiga, o título de 2009.
Por isso agora é o momento dos interessados viverem o brasileirão intensamente. Cada vitória deve ser festejada como se valesse o campeonato. Ainda é possível ser feliz sem o troféu de campeão. No primeiro domingo de dezembro, um comemorará a conquista, outro vibrará com a fuga do rebaixamento, alguém se alegrará pela vaga na Libertadores, e muita gente ficará frustrada.
As deliciosas emoções ao longo deste belo brasileirão serão “esquecidas†.
Mas, lembro, foram vividas.
E isso é o mais importante de tudo!
Avalie esta notícia: 10 3
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net