Na atual temporada, o São Paulo enfrenta um desafio considerável em relação a pênaltis, contabilizando até agora 16 penalidades cometidas. A equipe sofreu uma derrota significativa para o Corinthians, por 3 a 1, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este episódio marca a terceira partida consecutiva em que o Tricolor comete pênaltis, após incidentes similares nos jogos contra Flamengo e Red Bull Bragantino.
O goleiro Rafael abordou a situação, destacando a importância de controlar os erros defensivos: “Não temos falado sobre isso, mas acho que vendo os três últimos jogos, tem feito a diferença. A penalidade dá uma vantagem muito grande para o nosso adversário. Corrigir isso vai fazer com que nos aproximemos das vitórias. Contra o Red Bull também foi a mesma coisa, em um lance de pênalti foi definido o resultado.”
Em um momento em que a arbitragem está sob intensa pressão, Rafael salientou que todos os lances estão sujeitos a revisão e críticas mais rigorosas do que em outras épocas. “Entender o cenário que estamos vivendo no futebol e tentar minimizar, porque o pênalti dá uma vantagem muito grande para o adversário,” completou o goleiro. Dentro desse contexto, Enzo Díaz, defensor do São Paulo, se tornou o jogador que mais cometeu pênaltis na equipe, contabilizando cinco das 16 penalidades. No entanto, ele foi desfalque na última partida devido a uma cirurgia de hérnia inguinal do lado esquerdo.
O próximo desafio do São Paulo será no domingo, contra o Juventude, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este confronto representará o penúltimo jogo da equipe como mandante nesta temporada, e é crucial para que busquem recuperar-se das últimas atuações e, principalmente, minimizar os erros defensivos que têm custado preciosos pontos na tabela.