Às vésperas de um novo confronto entre São Paulo e Corinthians, o clássico conhecido como Majestoso, o clima já está tenso no Campeonato Brasileiro. Recentemente, o Tricolor foi denunciado no STJD devido a cantos homofóbicos direcionados ao rival, que foram registrados em vídeos durante a partida. O julgamento está agendado para a próxima quarta-feira, mas o clube busca alternativas para evitar sanções.
Neste sentido, o São Paulo visa seguir a estratégia do Palmeiras em um caso similar que envolveu o atacante Vitor Roque. O jogador fez uma publicação em suas redes sociais com teor homofóbico após uma vitória contra o próprio São Paulo. Em resposta, o Verdão conseguiu evitar punições severas ao divulgar uma mensagem de conscientização contra discriminação. O São Paulo, conforme noticiado pelo ge, está considerando adotar a mesma abordagem para evitar problemas semelhantes.
Entretanto, é importante ressaltar que, apesar da conscientização feita pelo Palmeiras, Vitor Roque ainda foi penalizado, tendo que pagar uma multa. O Tricolor quer evitar um desfecho semelhante. Com relação ao caso atual, os cânticos homofóbicos colocam o clube sob a alçada dos artigos 243-G do CBJD, que trata de atos discriminatórios, e 135 do RGC, que aborda infrações de cunho discriminatório cometidas por torcedores em competições da CBF. Caso seja punido, o clube pode enfrentar multas que variam de R$ 100 a R$ 100 mil, além da possibilidade de punições aos torcedores identificados, que poderão ter um período de até 720 dias sem poder frequentar o estádio.