Um dos episódios mais lembrados aconteceu em abril deste ano, durante um clássico contra o Santos. Na ocasião, uma possível falta dentro da área que resultaria em pênalti não foi marcada, após o goleiro santista Brazão derrubar Matheus Alves. Embora o São Paulo tenha vencido por 2 a 1, o lance gerou revolta na torcida e foi posteriormente reconhecido pela CBF como erro de arbitragem.
O Comitê Internacional de Arbitragem também analisou o lance e confirmou que houve pênalti. No entanto, admitiu que, sob o ângulo do árbitro, a jogada era difícil de interpretar, já que o goleiro manteve a posse da bola. A irregularidade só ficou evidente nas imagens de uma câmera posicionada atrás do gol.
Em setembro, a atuação de Sampaio voltou a ser questionada em um jogo contra o Botafogo. Mesmo com a vitória por 1 a 0, a torcida criticou a não marcação de uma falta após um pisão na barriga do zagueiro Sabino. O atacante Luciano também se manifestou de forma irônica após uma derrota para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, reclamando das decisões do árbitro.
Vale lembrar que Luciano não poderá enfrentar o Vasco neste fim de semana, já que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos após a partida contra o Bahia.
Arbitragem para Vasco x São Paulo:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Wagner Reway (SC)
Palavras-chave: Wilton Pereira Sampaio, São Paulo, Vasco x São Paulo, arbitragem, Brasileirão