Coordenador médico do São Paulo reconhece alta taxa de lesões em partidas

O recente jogo entre São Paulo e Grêmio, que resultou em uma derrota de 2 a 0 para os paulistas, trouxe à tona preocupações sobre a saúde dos jogadores e a quantidade de lesões durante as partidas. Um dos principais incidentes foi a lesão do lateral-esquerdo Wendell, que precisou ser substituído apenas aos 11 minutos do primeiro tempo. Essa situação destaca uma estatística preocupante revelada pelo coordenador do departamento de Saúde e Performance do clube, Felipe Marques, durante o painel "Sport Integrity & Innovation Summit" em 10 de outubro.

Segundo Felipe, o São Paulo está enfrentando um número de lesões em partidas que supera a média estabelecida pela UEFA, que é de 23,8 lesões a cada mil horas jogadas. No caso do São Paulo, a incidência está em 32, o que é considerado alarmante. Em contraste, os números de lesões durante os treinos mostram uma média muito mais baixa, com apenas 0,9 em 2025 e variando entre 2,1 e 4,0 nos anos anteriores.

Felipe Marques enfatizou que os números absolutos de lesões não devem ser a única métrica utilizada, uma vez que o tamanho dos elencos e a quantidade de treinos e jogos variam. Ao dividir o número de lesões pela exposição, que é o total de horas de treino ou jogo, é possível obter uma visão mais clara sobre a situação. Essa abordagem ajuda a evitar distorções na interpretação dos dados e permite comparações mais justas com outras equipes.

Além disso, Marques deixou claro que não se deve responsabilizar o departamento médico pelas lesões dos jogadores. O foco deve ser na eficiência do tempo de recuperação e na taxa de reincidência das lesões. As cobranças devem ser construtivas, visando melhorar os processos e entender o que pode estar contribuindo para o aumento das lesões, tanto em treinos quanto em partidas.

Recentemente, durante o período da Data FIFA, o São Paulo também enfrentou problemas clínicos com cinco jogadores apresentando diferentes lesões, como Oscar, que sofreu com uma lesão na panturrilha esquerda e Cédric Soares, que sofreu uma fratura no dedão do pé direito. Situações como essa reforçam a importância da análise contínua e da intervenção adequada para mitigar o número de lesões na equipe.

Aos 11 minutos do 1º tempo - Wendell precisa ser substituído após pisão
Wendell foi substituído após uma lesão nos primeiros minutos do jogo contra o Grêmio.
Avalie esta notícia: 1 1
VEJA TAMBÉM
- Vitória x São Paulo: onde assistir ao jogo decisivo no Brasileirão
- Pressão explode! São Paulo afasta fisiologista e preparador físico após onda de lesões!
- Funcionarios demitidos? São Paulo faz reformulação no CT e demite segurança de mais de 30 anos de clube
- Tensão máxima! Muricy exige reforços e expõe bastidores preocupantes do São Paulo para 2026!
- Veja a provável escalação do São Paulo para decisão contra o Vitória — duas baixas e uma surpresa no ataque!



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net